Como negociar um contrato de agência de talentos?

Permite que você assine contratos em outras agências de talentos
O contrato de talento não exclusivo, por outro lado, permite que você assine contratos em outras agências de talentos.

Assinar um contrato de agência de talentos pode abrir muitas portas para você. É como se você tivesse entrado em uma sala cheia de oportunidades. Isso pode ser um sonho para a maioria dos talentos, mas é quase um sonho que se torna realidade para você. Mas antes de ficar muito animado e assinar o contrato, leia este guia primeiro. Sempre existe a possibilidade de que a agência de talentos o engane e o incentive a assinar um contrato que só será benéfico para ela. Pior ainda, esse contrato pode ser prejudicial para você. Saber negociar um acordo justo é necessário, principalmente para iniciantes.

Coloque importância

Aqui estão as coisas que você deve dar importância ao negociar um contrato em uma agência de talentos:

  • Tipo de contrato. Que tipo de contrato você vai assinar, exclusivo ou não exclusivo? Com um contrato de talento exclusivo, você só aceitará trabalhar com a agência de talentos e não poderá fazer outro contrato com outra agência. O contrato de talento não exclusivo, por outro lado, permite que você assine contratos em outras agências de talentos.
  • Comissão. A agência de talentos receberá uma comissão percentual por cada projeto ou trabalho que conseguirem para você. Normalmente, a comissão é de pelo menos 10% a até 15%. Nunca chegue a um acordo sobre um contrato que estabeleça mais de 15% de comissão. Você pode negociar uma comissão menor se já tiver provado que provavelmente obterá mais projetos sob a agência. Mas isso só pode ser possível depois de alguns anos de trabalho com a agência de talentos.
  • Trabalho. Nunca assine e chegue a um acordo que o obrigue a dar à agência uma comissão por obras que ela não encontrou para você. Você deve entender que a função da agência de talentos é procurar trabalhos para você e, se ela não puder fazer a sua parte, não receberá comissão.
  • Duração do contrato. Os contratos exclusivos são mais longos do que os não exclusivos. Normalmente, os contratos exclusivos duram de 12 meses a até 24 meses. Enquanto isso, um contrato não exclusivo geralmente dura mais ou menos de seis a 12 meses. No final da duração deste contrato, você pode assinar outro contrato se você e a agência quiserem continuar trabalhando juntos.
Assinar um contrato de agência de talentos pode abrir muitas portas para você
Assinar um contrato de agência de talentos pode abrir muitas portas para você.

Leia o contrato pelo menos duas vezes antes de assiná-lo. Ao ler o contrato, fique atento a quaisquer acordos injustos, como maior taxa de comissão ou pagamento, antes de ser aceito pela agência de talentos. É uma proibição de gastar até mesmo um único centavo para pagar a agência de talentos. Eles só devem receber qualquer coisa depois de lhe fornecerem empregos.

Nunca tenha medo de perguntar ou esclarecer se há discrepâncias no contrato. Não assine um contrato a menos que tenha 100% de certeza sobre a assinatura.

Você pode consultar um advogado e ter o contrato verificado antes de assiná-lo. Como pessoa comum, não se espera que você entenda as leis que regem esse tipo de contrato, mas um advogado sim. O que é algum dinheiro extra se você pode ter certeza de que fará pelo menos um negócio justo? Melhor ainda, o advogado pode ajudá-lo a fechar um contrato altamente benéfico para você.

Artigos relacionados
  1. Como organizar uma vitrine de cinema clássico?
  2. Como prever os vencedores do Oscar de melhor filme?
  3. Como ler um roteiro para audições de atuação?
  4. Como se preparar para audições de atuação?
  5. Como promover shows de comédia?
  6. Como alugar vídeos de vídeo de grande sucesso?
FacebookTwitterInstagramPinterestLinkedInGoogle+YoutubeRedditDribbbleBehanceGithubCodePenWhatsappEmail