Como criticar um filme dramático?

Muitos bons filmes carecem de força em um ou mais elementos
Muitos bons filmes carecem de força em um ou mais elementos, mas são levados adiante por excelência em outras áreas.

Assim como uma resenha de um livro não é a mesma coisa que um relato de livro, uma crítica de cinema não é o mesmo que uma resenha de filme. Uma crítica analisa as partes de um filme que funcionam e as que não funcionam, e pode discutir brevemente o filme em termos de contexto político ou histórico.

Filmes clássicos de Turner

Eduque-se Um crítico de cinema precisa de uma formação em história do cinema. Faça aulas na faculdade ou aprenda assistindo. Sua biblioteca local deve ter muitos filmes de todas as épocas, junto com livros. Alugue filmes em netflix.com ou veja exemplos de domínio público em archive.org. Familiarize-se com filmes, escritores e diretores - os famosos e os menos conhecidos. Os filmes clássicos de Turner são uma excelente fonte.

Aprenda os elementos-chave de um bom filme. Eles devem se harmonizar para dar aos telespectadores uma experiência total. Muitos bons filmes carecem de força em um ou mais elementos, mas são levados adiante por excelência em outras áreas. Acostume-se a desmontar um filme em seus componentes básicos. Se você já viu o Oscar, sabe que eles dão Oscars não apenas pela atuação, mas por cada um desses componentes ou fatores importantes.

Dê a sua opinião se os seus leitores podem gostar ou não do filme
Dê a sua opinião se os seus leitores podem gostar ou não do filme e diga-lhes o que podem esperar.

Alguns dos elementos:

  • Roteiro - O roteirista cria a premissa básica, a história, o diálogo, os personagens e as imagens visuais. A história é consistente e verossímil? O diálogo é claro e compreensível?
  • Atuação - Os atores personificam os personagens e lhes dão vida. Eles são verossímeis? Os atores acreditam no que estão fazendo? Eles falam claramente? Eles dão a você uma noção das motivações e emoções dos personagens?
  • Cenografia - O cenógrafo cria o cenário no qual os atores se movem e falam. As formas e cores são importantes para o ambiente do filme. Como estão os conjuntos? Eles são visualmente atraentes, além de convincentes?
  • Figurino e penteado - Assim como a cenografia, o figurino e o estilo de cabelo estabelecem uma impressão visual. Os atores parecem confortáveis em suas roupas? Os trajes parecem autênticos? Eles parecem ajudar os atores a "se tornarem" as pessoas que estão interpretando?
  • Edição - Normalmente, cada cena é filmada várias vezes de uma variedade de ângulos e editada em conjunto para transmitir o clima, bem como para mover a história. A edição adequada contribui para a atmosfera emocional da história.
  • Cinematografia - A arte de escolher os tipos de iluminação, câmeras, filmes, lentes e filtros usados. Hoje, a maioria dos filmes é feita digitalmente, o que envolve um conjunto totalmente diferente de habilidades e uma gama diferente de efeitos. No entanto, alguns filmes ainda são feitos em filme. A cinematografia é registrada no espectador da mesma forma que uma fotografia ou uma pintura.
  • Música - A pontuação fundamenta e enriquece a história, mas nunca deve distraí-la. Alguns filmes realmente bons não têm música; para outros, a música é uma espécie de personagem do filme.
  • Produção - O produtor é responsável pelo desenvolvimento, definindo quem e o que será necessário e quanto custará tudo. Ela ou ele deve trabalhar em estreita colaboração com o escritor e o diretor.
  • Direção - O diretor trabalha com toda a equipe. Ela ou ele tem a aprovação final na maioria dos elementos, planeja os ângulos da câmera e decide onde os atores ficarão e como se moverão e falarão suas falas. Alguns diretores dão pouca liberdade a seus atores, outros são tolerantes. Como o diretor influenciou o filme? Você consegue diferenciar o estilo de um diretor do de outro?
  • Mise en scene (francês para colocação em cena) - este é o elemento que inclui todos os outros. É a impressão geral visual, auditiva e emocional. Os elementos se encaixam bem? O que funcionou e não funcionou para você?

Escreva sua crítica Prepare-se aprendendo algo sobre o ano em que o filme foi feito, bem como fatos sobre as pessoas - não apenas o escritor ou diretor - que trabalharam no filme. Assista ao filme várias vezes, se puder, e faça anotações.

A crítica de um filme pode ser breve ou longa. Saiba quem é o seu público. Conte como o filme foi feito, do que se trata, quem está nele, a eficácia dos elementos e as pessoas por trás deles. Dê a sua opinião se os seus leitores podem gostar ou não do filme e diga-lhes o que podem esperar.

Outras pessoas inteligentes e razoáveis podem não compartilhar suas opiniões. Se você receber feedback, aprenda com ele.

Filmes afetam pessoas

Ao escrever críticas, você pode se interessar em como o filme se relaciona com a vida cotidiana e a realidade; por que as pessoas assistem a filmes, o que escolhem assistir e como vários tipos de filmes afetam as pessoas. Você pode querer saber mais sobre as teorias, ideias e filosofias do cinema e escrever mais críticas concentrando-se nesses aspectos.

Artigos relacionados
  1. Como chorar na hora?
  2. Como baixar um trailer de filme?
  3. Como encontrar a fofoca de Bollywood?
  4. Como baixar filmes?
  5. Como encontrar agências atuantes?
  6. Como encontrar ingressos baratos para o teatro?
FacebookTwitterInstagramPinterestLinkedInGoogle+YoutubeRedditDribbbleBehanceGithubCodePenWhatsappEmail