Como projetar e planejar um jardim?

É hora de voltar ao centro de jardinagem
Quando estiver satisfeito com seu esboço, é hora de voltar ao centro de jardinagem e começar a comprar plantas.

Projetar um jardim deve ser fácil, certo? Passeie pela loja de jardinagem, escolha as plantas de que gosta, leve-as para casa e plante-as no chão. Infelizmente, a menos que você tenha um olho realmente excelente para design, seu jardim provavelmente não ficará exatamente como você esperava. Você precisará começar com um conhecimento básico de como funciona o design na paisagem.

  1. Escolha um local para o jardim. É uma boa ideia começar pequeno em seu primeiro projeto, mas se você estiver se sentindo corajoso, escolha algo maior! Depois de escolher um local, desenhe um mapa dele. Você não precisa ser um artista para esta etapa. A ideia é saber sua localização. Papel milimetrado funciona muito bem para desenhar esboços de jardins. Você pode fazer com que cada quadrado seja igual a 30 ou 60 centímetros - o que for lógico para o tamanho do seu jardim.

    Depois de desenhar a forma básica do seu jardim, adicione qualquer paisagem existente. Hardscape são os elementos imutáveis em seu jardim, como pátios, calçadas, fontes, muros de contenção, etc. A próxima coisa a adicionar ao seu esboço são quaisquer elementos no jardim que você não deseja alterar, como o o lindo sunset maple que existe há anos, ou as sebes de buxo que fornecem um pouco de privacidade dos vizinhos. Se houver algum elemento hardscape que você gostaria de adicionar, coloque-o no esboço também. Agora, você deve ter uma estrutura para trabalhar ao planejar seu jardim.

  2. Escolha um estilo de jardim. Os estilos de jardim se enquadram em duas categorias básicas. Os jardins informais têm caminhos curvos e linhas assimétricas. Eles não parecem tão organizados quanto os jardins formais, mas são charmosos e amigáveis. Os jardins formais estão na outra extremidade do espectro. As plantas no jardim formal são limpas, arrumadas e ordenadas em fileiras retas ou diagonais. Jardins formais podem não parecer tão convidativos quanto jardins informais, mas eles parecem impressionantes.

    Dentro dessas duas categorias básicas, há uma série de subcategorias, como chalés, jardins ingleses, japoneses e europeus, bem como jardins especiais, como jardins aquáticos. Ao escolher um estilo para o seu jardim, considere o estilo da sua casa, bem como suas próprias preferências pessoais. Se sua casa for muito formal e simétrica, um jardim de chalé ondulado e solto provavelmente parecerá deslocado. Da mesma forma, se você possui uma casa pequena em estilo rancho, não quer um jardim inglês grande e formal. A melhor maneira de determinar qual estilo você gosta é ler livros e revistas de jardinagem.

  3. Conheça a sua localização. Se você tem um jardim que fica à sombra na maior parte do dia e sonha com um jardim de girassóis, terá que mudar de local ou desistir do sonho. Alguns fatores que ajudarão a determinar quais plantas comprar são o tipo de solo, o pH do solo, a quantidade de sol e as condições do vento.

    O tipo de solo é a classificação do seu solo de acordo com o tamanho da partícula. O solo argiloso tem pequenas partículas que se aglomeram e secam lentamente, mas retêm muito bem os nutrientes. O solo arenoso tem grandes partículas que secam rapidamente, mas os nutrientes são drenados com a mesma rapidez. Loam está em algum lugar no meio. Algumas plantas têm uma preferência definida por um determinado tipo de solo. Saber disso pode economizar tempo e dinheiro a longo prazo. O pH do solo indica se o solo é ácido ou alcalino. Isso é importante porque algumas plantas, como a hortênsia, florescem em cores totalmente diferentes, dependendo do pH do solo. A quantidade de sol que você recebe em um dia deve ser de pelo menos seis horas para classificar seu local como ensolarado e entre quatro e seis horas para ser considerado parcialmente sombreado. Qualquer coisa menos do que isso é considerado um site obscuro.

  4. Que humor você deseja transmitir? É quando um conhecimento básico de design de cores é útil. Uma paleta de cores de verdes e azuis transmitirá uma sensação de paz. Vermelhos, laranjas e amarelos farão com que o jardim seja vivo e estimulante. Se você quiser um contraste forte em seu jardim, plante flores em cores que contrastem diretamente, como amarelo e roxo ou azul e laranja. Se você quer um look monocromático, plante vários tons das mesmas cores, como rosa, fúcsia e vermelho. Muitas pessoas optam por um visual um tanto monocromático plantando todas as cores quentes, como vermelho, laranja e amarelo, ou todas as cores frias, como azul, verde e roxo.
    Você pode fazer com que cada quadrado seja igual a 30 ou 60 centímetros - o que for lógico para o tamanho
    Você pode fazer com que cada quadrado seja igual a 30 ou 60 centímetros - o que for lógico para o tamanho do seu jardim.
  5. Comece a adicionar plantas ao seu esboço. Comece sombreando as áreas por cor. Lembre-se de que as plantas causam mais impacto quando são plantadas em grupos do que quando estão espalhadas aqui e ali. Quando estiver satisfeito com seu desenho colorido, comece a escolher flores que se encaixem no esquema.
  6. Considere a transição. Você não quer plantar um pequeno e bonito cravo-da-índia próximo a grama dos pampas de um metro e meio. Seus olhos devem sempre vagar gradualmente de um ponto a outro em um jardim. Tente imaginar como suas plantas ficarão quando estiverem adultas. Cada transição deve ser gradual e sutil.
  7. Comece a plantar! Quando estiver satisfeito com o seu desenho, agora é hora de voltar ao centro de jardinagem e começar a comprar plantas. Prepare bem o seu solo, siga o seu esboço e comece a plantar. Se precisar de ajuda para transferir seu desenho de papel para o local do jardim, meça com uma fita métrica e coloque uma mangueira de jardim ao longo da linha que deseja seguir.

Alcance o tamanho completo

Seu jardim pode parecer esparso no início, mas dentro de um ou dois anos, todas as plantas devem atingir o tamanho normal. Se o seu jardim não tiver a aparência que você imaginou, não há problema em arrancar algumas plantas e substituí-las por outras que se adaptem melhor ao seu projeto. Na verdade, mexer em um projeto até que fique perfeito é a melhor parte de projetar um jardim!

Artigos relacionados
  1. Como projetar seu jardim?
  2. Como construir facilmente uma cama de jardim levantada temporária?
  3. Como encontrar projetos de jardinagem e paisagismo?
  4. Como estimar os custos de manutenção da paisagem?
  5. Como encontrar casca de parque ou lascas de madeira grátis?
  6. Como encontrar móveis de jardim de plástico reciclado?
FacebookTwitterInstagramPinterestLinkedInGoogle+YoutubeRedditDribbbleBehanceGithubCodePenWhatsappEmail