Como cantar com um microfone?

Tente não mover o suporte do microfone durante uma apresentação vocal
Tente não mover o suporte do microfone durante uma apresentação vocal, pois qualquer ruído estranho será amplificado.

Músicos profissionais frequentemente recebem instruções sobre a técnica adequada do microfone como parte de seu treinamento musical, mas muito poucos cantores de karaokê ou amadores recebem esse tipo de instrução especializada. Como resultado, os vocalistas amadores freqüentemente encontram problemas frustrantes como feedback, distorção e explosivos "estalos" de respiração. Existem várias maneiras de eliminar, ou pelo menos reduzir substancialmente, esses tipos de efeitos desagradáveis ao usar um microfone vocal. O microfone em si pode não ser a fonte de alguns problemas de desempenho, portanto, também vale a pena ter um especialista em áudio disponível para lidar com o sistema de PA e a mesa de mixagem.

  1. Ajuste o suporte do microfone, não apenas o microfone. Muitos sistemas de som têm microfones montados em pedestais de microfone ajustáveis. Existem dois tipos muito comuns de suportes de microfone que um karaokê ou um cantor amador podem encontrar. Um é um tubo vertical telescópico com uma base pesada e uma braçadeira ajustável no meio. Você deve afrouxar esta braçadeira girando-a no sentido anti-horário enquanto segura a seção superior com firmeza. Uma vez que a seção superior se move livremente, aumente ou abaixe-o até que o microfone fique logo abaixo do nível da boca. Aperte a braçadeira central girando-a no sentido horário e, em seguida, faça ajustes menores levantando ou abaixando o colar ao redor do próprio microfone. Você também pode mover o suporte para frente e para trás até que esteja aproximadamente 4 a 15 centímetros de sua boca e inclinado para cima. Se ouvir distorção ou diminuir o volume durante a apresentação, você pode se afastar ou se aproximar do microfone conforme necessário. Tente não mover o suporte do microfone durante uma apresentação vocal, pois qualquer ruído estranho será amplificado.

    O outro tipo de suporte de microfone consiste em dois tubos de metal mantidos juntos em um ângulo por uma braçadeira. Este tipo de suporte de microfone é mais frequentemente usado para amplificar instrumentos musicais, mas também pode ser usado para vocalistas. Para ajustar este tipo de suporte de microfone, pode ser necessário definir a base ligeiramente fora do centro e afrouxar a braçadeira para fazer ajustes verticais e horizontais. Ajuste a distância do microfone de sua boca colocando o colar em torno da base do microfone. Aperte todos os grampos antes de executar, pois esses tipos de pedestal de microfone tendem a escorregar para fora do lugar.

  2. Use monitores vocais sempre que possível. Os microfones são ótimos para amplificar sua voz através dos alto-falantes principais e para o público. O que é mais difícil de avaliar é como a música e os vocais são mixados enquanto você se apresenta. É por isso que você desejará alguma forma de monitoramento vocal. Alguns engenheiros de som instalam um amplificador menor perto do vocalista e fornecem uma mixagem de música e vocal nele, enquanto outros podem fornecer um fone de ouvido com a mesma alimentação de áudio. O que você ouve saindo desse monitor vocal deve ser aproximadamente o que o público está ouvindo através dos alto-falantes principais. Se você não consegue se ouvir ou o som está distorcido, provavelmente você está fora do alcance do microfone. Use o monitor vocal para saber quando você está no melhor lugar para o microfone amplificar sua voz.
  3. Nunca tire o microfone da posição. Feedback e "pops" explosivos são muito desagradáveis para o público ouvir, então você deve sempre fazer um esforço para manter o microfone fora da zona de perigo. Uma dessas zonas é a área diretamente em frente de um alto-falante principal ou monitor vocal. Um pequeno zumbido eletrônico pode entrar no microfone e ser amplificado. Este zumbido amplificado retorna no alto-falante e é amplificado ainda mais. O resultado de todo esse loop e amplificação é chamado de feedback, e pode ficar muito alto muito rapidamente. O feedback também pode ser causado ao segurar um microfone ao vivo em um ângulo extremamente baixo. Se você ouvir o feedback se formando enquanto canta, afaste-se de qualquer alto-falante próximo até que o ruído diminua. Um engenheiro de som pode diminuir o volume dos alto-falantes principais ou a alimentação do microfone até que o feedback cesse.

    Outro problema causado pela distância inadequada entre você e seu microfone são estalos explosivos. Isso pode ser um problema maior durante a gravação, mas também pode afetar as apresentações ao vivo. Certas consoantes soam como "P" e "T" podem soar como estalos altos se o microfone for segurado muito perto da boca do artista. Uma solução é ajustar o microfone de forma que ele se posicione abaixo da linha da mandíbula do cantor, e não diretamente na frente de sua boca. O ar explosivo não atinge o microfone em um ângulo tão direto dessa forma.

    O outro tipo de suporte de microfone consiste em dois tubos de metal mantidos juntos em um ângulo
    O outro tipo de suporte de microfone consiste em dois tubos de metal mantidos juntos em um ângulo por uma braçadeira.
  4. Se você usar um microfone de mão, mantenha distância. Segurar um microfone na mão não altera as regras básicas de uso do microfone. Você ainda precisa manter uma distância aceitável entre sua boca e o microfone, e ainda deve ser cuidadoso com o feedback e ângulos extremos. Se você é um cantor poderoso por natureza ou precisa executar uma passagem muito alta durante a música, convém se afastar do microfone para evitar distorção e oversing. Microfones de nível profissional ainda podem manter notas de poder e vozes altas em equilíbrio adequado se você puxar no ângulo certo. Evite apontar a cabeça do microfone para a extrema esquerda ou direita para evitar a perda total de volume.
  5. Para testar um microfone, simplesmente fale nele até que esteja devidamente ajustado. Não sopre no microfone como um teste de voz, porque os filamentos sensíveis internos podem ser danificados. Tocar em um microfone com os dedos também é uma má ideia, já que tocar apenas prova que o microfone está energizado, não equilibrado na mesa de mixagem. Para testar um microfone, simplesmente fale nele em um nível vocal normal. "Testar um, dois, três" podem ser todas as palavras que um engenheiro de som precisa ouvir. Se você planeja se apresentar em um estilo vocal mais poderoso, convém cantar algumas linhas de sua música no nível que você planeja usar durante a música. Isso ajudará o engenheiro de som a equilibrar a faixa de amplificação do microfone para evitar distorção ou feedback.

Porque diferentes locais têm diferentes configurações para vocalistas, você pode querer se familiarizar com todos os diferentes tipos de microfones e se destacar. Alguns lugares podem permitir que você mesmo faça os ajustes necessários, enquanto outros podem ter uma pessoa designada para esse detalhe. Você pode receber um microfone sem fio, mas isso não significa necessariamente que você saia do centro das atenções. Se você não puder ajustar o microfone ou o suporte, talvez seja necessário ajustar-se de acordo. Certifique-se de saber como ligar ou desligar o microfone e lembre-se sempre de que um microfone ao vivo captará cada palavra que você proferir nele.

Artigos relacionados
  1. Como iniciar um clube de jazz?
  2. Como iniciar um clube de música na escola?
  3. Como sobreviver a uma batalha de rap de estilo livre?
  4. Como esticar cordas de guitarra?
  5. Como ter sucesso na aula de música?
  6. Como se ensinar a tocar piano?
FacebookTwitterInstagramPinterestLinkedInGoogle+YoutubeRedditDribbbleBehanceGithubCodePenWhatsappEmail