Como escolher uma fonte de água do jardim?

As fontes de água são geralmente classificadas como uma fonte de parede ou uma fonte independente
As fontes de água são geralmente classificadas como uma fonte de parede ou uma fonte independente.

Nada como uma fonte de água para fazer seu jardim parecer tranquilo e idílico, não importa o que esteja fora de seus limites. Há uma variedade estonteante de bebedouros para escolher, mas depois de considerar as perguntas a seguir, você deve estar bem preparado para decidir qual é o certo para você.

  1. Custo. Instalar uma fonte de água em seu jardim pode ser tão barato quanto um pacote de cinquenta dólares de sua loja de jardinagem local que você mesmo pode instalar, até esculturas personalizadas que custam milhares de dólares.
  2. Estilo. As fontes de água são geralmente classificadas como fontes de parede ou fontes independentes. Se você tem um animal de estimação, pode considerar uma fonte de parede ou uma fonte independente em um pedestal - a menos que você não se importe de ter sua fonte usada como uma piscina para cachorros! As fontes de parede geralmente consistem em uma base retangular ou oval, com uma torneira perto do topo. A água escorre suavemente da torneira para uma pequena piscina no fundo da fonte. Esses tipos de fontes são montados em uma parede, geralmente uma das paredes externas de sua casa.

    As fontes independentes podem ser encontradas em uma gama muito mais ampla de estilos. Existe o chafariz clássico, também conhecido como chafariz tigela, onde a água sobe do centro de uma piscina. Esses tipos de fontes às vezes podem ser equipados com lentes claras e coloridas, o que dá um belo efeito durante a noite. Existem também fontes independentes que consistem em um pilar com uma grande esfera no topo. A água flui do topo da esfera e deságua em uma piscina construída no topo do pilar. Existem também muitos outros estilos de fontes independentes, especialmente se você estiver interessado em uma fonte que é tanto uma escultura quanto uma fonte.

    A água escorre suavemente da torneira para uma pequena piscina no fundo da fonte
    A água escorre suavemente da torneira para uma pequena piscina no fundo da fonte.
  3. Material. As fontes podem ser encontradas em diversos materiais. A opção mais barata é a resina, que exige pouca manutenção e é leve. O concreto é outra opção. Avanços recentes no acabamento de concreto significam que agora você pode escolher quase qualquer cor e acabamento imaginável. A pedra fundida é a opção mais cara e também a mais pesada. Se você gosta da aparência da pedra fundida, mas não do preço, pode gostar de uma fonte com acabamento em pedra fundida sobre uma base de fibra de vidro. Existem também fontes de madeira e cobre.
  4. Manutenção. Alguns tipos de fontes requerem mais manutenção durante o tempo congelante do que outros. Fontes de concreto e pedra fundida precisam estar completamente secas se forem deixadas ao ar livre durante o inverno. Qualquer umidade restante se expandirá quando congelada e causará pequenas rachaduras na fonte. As fontes de fibra de vidro também precisam estar totalmente secas. Se a água permanecer no encanamento e um cano estourar, provavelmente quebrará a fonte também. As fontes de fibra de vidro geralmente são leves o suficiente, no entanto, para que possam ser facilmente movidas para dentro de casa durante o inverno.

Com alguns passos simples, você pode estar no caminho para descobrir uma fonte que transformará seu jardim no lugar tranquilo e sossegado que você sempre sonhou.

Artigos relacionados
  1. Como escolher uma lareira ao ar livre?
  2. Como escolher e construir um viveiro de jardim?
  3. Como escolher estátuas de jardim?
  4. Como escolher e comprar arte de jardim?
  5. Como escolher a iluminação do jardim?
  6. Como escolher tratores de jardim?
FacebookTwitterInstagramPinterestLinkedInGoogle+YoutubeRedditDribbbleBehanceGithubCodePenWhatsappEmail