Como escolher um gazebo no jardim?

A maneira como você usará seu gazebo pode ajudar a determinar outros fatores
A maneira como você usará seu gazebo pode ajudar a determinar outros fatores, como tamanho e estilo.

Na época vitoriana, um gazebo de jardim era um lugar para as mulheres se retirarem do sol para não estragar sua pele perfeita de porcelana. Hoje, os gazebos podem ser usados de várias maneiras e podem ser projetados para caber em qualquer paisagem. Se você está pensando em adicionar um gazebo ao seu quintal, há algumas questões básicas que você precisa considerar.

  1. Qual a função do seu gazebo? Os gazebos podem ser usados como um lugar tranquilo para ler ou relaxar. Eles também podem ser usados como um local para as crianças brincarem ou para grandes reuniões descontraídas ao ar livre. Uma ideia que está se tornando cada vez mais popular é construir um gazebo sobre sua banheira de hidromassagem para sombra e privacidade. A maneira como você usará seu gazebo pode ajudar a determinar outros fatores, como tamanho e estilo.
  2. Que tipo de material você gostaria de colocar no seu gazebo? Os gazebos de hoje podem ser feitos de uma grande variedade de materiais de construção. A maioria deles se enquadra em três categorias: madeira, metal ou vinil. Historicamente, os gazebos são feitos de madeira, então, se você é um tradicionalista, esse pode ser o caminho a percorrer. A madeira requer um pouco mais de manutenção do que metal ou fibra de vidro; ele precisa ser manchado ou pintado regularmente para evitar danos causados pelo clima. Existem muitos tipos de madeira apropriados para a construção de um gazebo. A teca é uma madeira muito dura e muito durável que envelhece até uma bela cor cinza prateado com o tempo. É a mais cara das madeiras comumente usadas para móveis de exterior, mas também o mais resistente ao empenamento e ao apodrecimento. O cedro também é muito duradouro. Se você quiser manter a cor marrom-avermelhada única pela qual o cedro é conhecido, você precisará aplicar um selante transparente a cada dois ou três anos. Caso contrário, ele também se tornará cinza claro. O cedro tem a vantagem adicional de ser um dissuasor natural de insetos. A desvantagem, claro, é que é muito caro. Se você quiser pintar seu gazebo, a melhor madeira a ser usada é o pinho tratado com pressão, pois ele absorve a tinta com muito mais facilidade do que a teca ou o cedro.

    Os gazebos de metal são geralmente feitos de ferro forjado, embora aço e alumínio também possam ser usados. Os gazebos de ferro forjado geralmente têm acabamento em alumínio com revestimento em pó. Esses acabamentos vêm em uma variedade de cores, então você pode ter um gazebo de ferro forjado em quase qualquer tom imaginável. A maioria dos gazebos de aço e alumínio tem uma estrutura de metal, mas o telhado e possivelmente as laterais são feitos de um tecido resistente às intempéries.

    Os gazebos de vinil são geralmente os mais baratos e também têm a vantagem de quase não precisarem de manutenção. Eles pesam muito menos, então muitos gazebos de vinil são até portáteis. As principais desvantagens são que você pode não gostar da aparência artificial do vinil e não durará tanto quanto a madeira ou o metal.

  3. Qual será o tamanho do seu gazebo? A maneira como você planeja usar seu gazebo será um fator determinante importante aqui. Se você quer apenas um lugar tranquilo para relaxar, um gazebo com cerca de dois metros e meio de diâmetro pode ser grande o suficiente. Se você quiser hospedar festas ao ar livre em seu gazebo, você vai querer um que tenha pelo menos 16 metros de largura. Lembre-se, se você for construir o gazebo para a sua banheira de hidromassagem, certifique-se de obter um que cubra a banheira e deixe espaço suficiente para caminhar ao redor.
  4. Que estilo você quer para seu gazebo? Os gazebos vêm em quase qualquer estilo que você possa imaginar - vitoriano, oriental, missionário - a lista é infinita. Se o gazebo for próximo a sua casa, você deve escolher um estilo que complemente sua casa. Se for no jardim, vale quase tudo! Os gazebos também vêm em uma variedade de formas, como octogonais, quadradas ou redondas, que também podem influenciar o estilo.
    Se você planeja construir um gazebo com eletricidade
    Cuidado: Se você planeja construir um gazebo com eletricidade, verifique os códigos de construção locais.
  5. Que tipo de telhado você gostaria? Você pode ter um telhado de cedro simples, se quiser. Mas, se você quiser algo mais elaborado, pode adicionar uma cúpula no topo, ou um telhado duplo, completo com suportes de acabamento em gengibre.
  6. Você construirá o gazebo sozinho, solicitará um kit ou fará com que seja feito sob medida? A menos que você seja um mestre em madeira, provavelmente desejará seguir um plano simples se estiver construindo o gazebo sozinho. No entanto, há uma infinidade de kits por aí que podem fazer até mesmo um gazebo construído por você mesmo ter a aparência de ter sido feito sob medida. Além disso, você pode adicionar quase qualquer opção imaginável a um kit, como adicionar eletricidade ou bancos.
  7. Você gostaria que seu gazebo fosse aberto ou protegido? Existem gazebos com telas, janelas e portas permanentes que podem ser usados durante todo o ano. Se você só vai usar seu gazebo durante os meses mais quentes, também pode deixá-lo aberto. Se você simplesmente não consegue decidir, você pode até obter um gazebo com telas removíveis.

Com tantas opções lá fora, a decisão de qual gazebo comprar pode ser quase opressora. Mas se você seguir esses passos para decidir o que é realmente importante, será fácil encontrar um mirante que você guardará por muitos anos!

Artigos relacionados
  1. Como escolher um galpão de jardim?
  2. Como escolher uma fonte de água do jardim?
  3. Como escolher flores para complementar o paisagismo?
  4. Como escolher uma lareira ao ar livre?
  5. Como escolher e comprar arte de jardim?
  6. Como escolher a iluminação do jardim?
FacebookTwitterInstagramPinterestLinkedInGoogle+YoutubeRedditDribbbleBehanceGithubCodePenWhatsappEmail