Como impedir que um fluxo de grandes ideias criativas escorregue por entre seus dedos?

"NUNCA tenho boas ideias criativas!"
Daí a sensação: "NUNCA tenho boas ideias criativas!".

Como artista, onde você estaria sem nenhuma ideia criativa?

Formas curiosas

As ideias são o ponto de partida para todas as criações, a centelha que acende os fogos violentos da criatividade dentro de você, apenas esperando para expressar suas formas bonitas e curiosas para o mundo.

Portanto, segue-se que um artista sem idéias é como um oceano sem água, ou uma refeição sem qualquer alimento.

Um dos maiores problemas que temos como pessoas criativas é sentir que não temos boas ideias o suficiente para desenvolver, ou que não temos nenhuma ideia. Obviamente, isso causa um grande bloqueio no fluxo de nossos projetos criativos e arte que pode durar dias, meses, até anos.

Grande fonte

Não continue caindo na armadilha do "Não preciso escrever
Não continue caindo na armadilha do "Não preciso escrever, vou me lembrar".

Então, aqui está como explorar a enorme fonte de ideias criativas que está ao seu alcance e como impedi-las de escapar:

  1. Aceite que você tem um fluxo constante de ideias. O primeiro passo é perceber que, na verdade, o problema não é você não ter ideias. É que você não se lembra deles. Quantas vezes você já se envolveu em alguma tarefa mundana, como lavar a louça ou fazer compras, e teve uma ideia? Você diz a si mesmo: "Ei, isso tem potencial, eu poderia realmente desenvolver isso em algo. Vou me lembrar disso e voltar a isso mais tarde." Parece um plano sensato.

    Infelizmente, mais tarde vai e vem, junto com qualquer vestígio de memória de sua grande ideia. Sim, você se lembra de ter uma boa ideia, mas não consegue se lembrar qual era. Como isso acontece repetidamente, porque você não tem novas ideias de que se lembra, parece, para todos os efeitos, como se elas nunca tivessem vindo até você. Daí a sensação: "NUNCA tenho boas ideias criativas!"

  2. Capture suas ideias, sem julgamento. Portanto, o antídoto para esse sentimento frustrante de que você nunca tem ideias é capturá-las quando elas vierem até você. Leve com você um pequeno caderno, ou Diário de Idéias, para que possa anotar as novas idéias à medida que surgem. Não continue caindo na armadilha do "Não preciso escrever, vou me lembrar". Isso é o que causa tanta frustração em primeiro lugar.

    O outro elemento crucial aqui é capturar suas ideias sem julgamento. É fácil ter uma ideia e depois descartá-la como não boa o suficiente, ou não totalmente formada, ou não interessante o suficiente, antes de ter a chance de evoluir. É como um gerente de futebol comprando um novo jogador para seu time, olhando-o de cima a baixo e decidindo que ele nunca será bom, antes mesmo de chutar uma bola! Anote TODAS as ideias que vierem a você, você nunca sabe quais irão se desenvolver nos maiores projetos criativos.

  3. Siga o fluxo de suas idéias criativas. Então, você percebeu que tem mais ideias do que pensava e está registrando-as no seu Diário de ideias. Em breve você perceberá que quanto mais ideias tiver, mais isso gerará novas ideias. O próximo passo é como fazer uso dessa abundância de novas idéias. Novamente, há uma armadilha potencial aqui, na qual frequentemente caímos.

    Se você disser dez páginas de novas idéias para um poema e definir a restrição para si mesmo de que não deve desperdiçar uma única idéia, e deve trabalhar com elas na ordem exata em que as capturou, é provável que termine em mais frustração. Você tem que trabalhar com seu fluxo criativo natural. Portanto, analise as ideias em seu diário e pegue a primeira que salta à vista e o entusiasma. Escreva em algum lugar novo e feche o Diário. Siga a energia dessa ideia, não continue pensando: "Hmm, sim, essa é uma boa ideia, mas e se houver outra um pouco melhor?" Vá com a inspiração da primeira ideia que se destaca e implora para ser explorada.


Siga estas 3 etapas e você descobrirá que tem muito mais ideias excelentes do que jamais imaginou que poderia ter e você as impedirá de escorregar por entre os dedos.

Na verdade, é provável que você tenha mais ideias do que sabe o que fazer com elas, e para alguém que recentemente acreditou que NÃO tinha ideias criativas, que posição brilhante estar!

Quer saber mais sobre como aumentar SUA criatividade? É fácil: basta se inscrever em "Criar Criar!" - O ezine gratuito duas vezes por mês do treinador de criatividade Dan Goodwin - hoje, e receba sua cópia gratuita do "Explode sua criatividade!" Apostila de ação. agora para http://CoachCreative.com
Artigos relacionados
  1. Como parar de sabotar sua criatividade?
  2. Como parar de matar suavemente sua criatividade?
  3. Como transferir um padrão para pintura?
  4. Como parar de lutar sozinho como artista?
  5. Como apertar uma tela de arte?
  6. Como transferir um esboço para um mural de parede?
FacebookTwitterInstagramPinterestLinkedInGoogle+YoutubeRedditDribbbleBehanceGithubCodePenWhatsappEmail