Como aprender pintura de retratos?

Use uma cor marrom avermelhada para definir sombras mais profundas do rosto do assunto
Enquanto estamos no assunto de cores, use uma cor marrom avermelhada para definir sombras mais profundas do rosto do assunto.

A pintura de retratos requer muita prática, desenvolvimento de habilidades, paciência e dedicação ao artesanato. Com algumas dicas, você pode ter certeza de que estará no caminho certo para se tornar um retratista ainda melhor. Além disso, se você cometer erros, não desanime. Apenas continue e você terá a técnica bem definida rapidamente.

Pontos focais marcantes

Em primeiro lugar, comece com a parte do olho do assunto e tente ir para o resto do rosto. Os olhos em qualquer retrato são um dos pontos focais mais marcantes, portanto, seria uma boa ideia começar deste ponto do retrato. A chave para obter uma semelhança distinta de um assunto é ser capaz de pintar o rosto com todas as características no arranjo e simetria certos. Quanto melhor for a relação entre as partes do retrato, melhor será a aparência do retrato como um todo. Comece pelo canto de qualquer olho e, em seguida, estime a distância desse ponto até a parte do rosto onde o nariz faz a ponte. Da ponte do nariz, avalie a distância e passe pelo rosto até o outro olho. Agora que você mediu as distâncias, pode voltar ao primeiro olho e começar a desenhar a sobrancelha e, a partir da sobrancelha, medir a distância até a linha do cabelo e assim por diante. Lembre-se de que a chave para obter uma boa semelhança em seus retratos é capturar com eficácia as relações entre as características distintas de seu modelo. Construa o rosto usando uma série de loops esboçados, até chegar ao ponto em que o esboço do rosto é semelhante ao formato do rosto da pessoa.

A pintura de retratos requer muita prática
A pintura de retratos requer muita prática, desenvolvimento de habilidades, paciência e dedicação ao artesanato.

Lembre-se sempre de trabalhar todo o rosto, não apenas as partes individuais. Se precisar, afaste-se da tela e observe o retrato inteiro antes de prosseguir. Lembre-se de que você deseja manter seu retrato fiel à aparência do objeto e, se ficar muito envolvido em aperfeiçoar as partes individuais do rosto, poderá perder de vista o retrato como um todo. Mantenha o pincel em movimento o tempo todo, mova-se pelos traços do rosto. Manter o pincel em movimento ao fazer isso resultará em um retrato que parece muito espontâneo e vivo.

Ao colorir o retrato, orelhas, dedos e nariz ficam um pouco mais avermelhados do que qualquer outra característica facial. Isso porque, na vida real, essas áreas têm mais sangue fluindo por elas, áreas ósseas, por outro lado, como a testa humana, têm menos sangue circulando por elas e devem ser coloridas com um tom levemente azulado ou esverdeado. Enquanto estamos no assunto de cores, use uma cor marrom avermelhada para definir sombras mais profundas do rosto do assunto. Usar essas sombras ajuda seu retrato a se misturar com a iluminação geral da pintura e resultará em uma sensação mais dramática e realista. Por outro lado, para mostrar sombras mais claras, você não precisa ficar com o marrom - tente usar um azul claro para essas sombras, para dar ao espectador a ideia da disparidade entre as sombras que podem ser vistas riscando o rosto do seu assunto, dando-lhe personalidade.

Agora que você sabe como criar uma pintura de retrato, coloque seu conhecimento para funcionar e praticar! Se você acha que pintar é seu talento e sua paixão, talvez deva considerar seguir a carreira de pintor. Você pode começar fazendo aulas de arte e design online.

Artigos relacionados
  1. Como aprender a desenhar letras de graffiti?
  2. Como aprender pintura em aquarela?
  3. Como fazer uma camada de base para pintura de arte popular?
  4. Como aprender técnicas de pintura em aquarela?
  5. Como fazer animais 3D com contas de cristal?
  6. Como fazer um cartão de aniversário?
FacebookTwitterInstagramPinterestLinkedInGoogle+YoutubeRedditDribbbleBehanceGithubCodePenWhatsappEmail