Como aparar roseiras?

Você precisa ter uma época específica do ano para aparar roseiras
Você precisa ter uma época específica do ano para aparar roseiras.

As roseiras requerem muitos cuidados constantes e "cuidados" para que cresçam abundantemente, mas ordenadamente. Todo jardineiro sabe que roseiras precisam ser aparadas para obter essa aparência perfeita e bem cuidada. Quer você tenha descoberto recentemente o amor pela jardinagem ou por cuidar de roseiras em particular, não pode simplesmente pegar uma tesoura de jardinagem e cortar alegremente suas roseiras. Você tem que saber apará-los adequadamente. Veja como você pode fazer isso.

  1. Planeje uma programação regular para aparar. Você precisa ter uma época específica do ano para aparar roseiras. A determinação disso depende da variedade específica de rosa e de sua localização. A maioria das roseiras no hemisfério ocidental está pronta para ser aparada durante a primavera, após a geada final. Este também é o momento normal para os botões de rosa se quebrarem. Se você quiser ter mais certeza, deve observar a época de floração de suas rosas e seus hábitos de crescimento. No entanto, pode levar até um ano para que você obtenha os dados de que precisa. Se você deseja uma maneira mais rápida de saber, pode consultar um jardineiro especialista ou alguém que trabalhe em um viveiro de plantas sobre os hábitos de cultivo de uma variedade específica de rosa que você possui.
  2. Use roupas adequadas. Você deve sempre usar um par de luvas de jardinagem limpas e resistentes. Camisas de manga comprida de algodão respirável devem deixá-lo confortável o suficiente, ao mesmo tempo que ajudam a protegê-lo de arranhões e picadas de espinhos de rosas.
  3. Prepare suas ferramentas de corte. Traga uma tesoura de poda de boa qualidade e um selador de poda. Na jardinagem, é importante usar ferramentas muito afiadas e esterilizadas. A madeira das roseiras pode ser dura e se os seus cortes não forem limpos, pode danificar o arbusto. Ferramentas afiadas e cortes limpos são definitivamente obrigatórios. Infecções e doenças também são comuns entre as plantas, então certifique-se de limpar suas ferramentas antes de usá-las e entre o corte da roseira para evitar que tais infecções e doenças se espalhem.
  4. Corte no ângulo correto. Posicione a tesoura para cortar em um ângulo de 45 graus, que também é 0,25 polegada no topo de uma gema voltada para fora. Faça um corte completo e limpo. Isso incentivará a formação de um novo crescimento na parte externa do ramo. Ao cortar, certifique-se de que o tecido espesso do caule esteja saudável. Você pode fazer isso verificando se o meio do caule é branco. Se não for, você deve cortar a roseira até ver a cor branca.
    A madeira das roseiras pode ser dura
    A madeira das roseiras pode ser dura e se os seus cortes não forem limpos, pode danificar o arbusto.
  5. Aplique selante de poda. Depois de aparar, aplique selante de poda em todo o corte feito. Isso é feito para proteger a parte cortada da haste e garantir uma recuperação mais rápida.
  6. Remova tudo o que impede um novo crescimento. Não apare cegamente conforme você avança. Procure especificamente por caules fracos, madeira morta, flores gastas e galhos doentes. Remova a maior parte do crescimento da temporada anterior e galhos que se cruzam com outro galho. Apare toda a folhagem extra. Você também precisa cortar galhos crescidos demais e aqueles que se afastam da forma original do arbusto. Corte-os de volta ao nível normal dos outros ramos. Outra coisa a observar são os sugadores que se formam na base do arbusto. Eles não são tão importantes, então você pode simplesmente eliminá-los, cortando-os de volta ao nível do solo.
  7. Verifique seu trabalho. Ao aparar, você também deve verificar se está fazendo a coisa certa. Verifique se o centro da roseira consegue receber bastante circulação e luz solar.
  8. Jogue fora as guarnições. Quando terminar, certifique-se de jogar fora todos os pedaços cortados e aparas para evitar que doenças se propaguem.

Se você ama e valoriza tanto suas roseiras, mantenha-as em forma e "arrume-as" regularmente aparando-as pelo menos uma vez por ano. Isso ajudará a manter suas roseiras saudáveis, incentivará um novo crescimento e dará a elas aquela aparência bem cuidada que causará inveja a todos os seus vizinhos.

Artigos relacionados
  1. Como usar palha de cevada?
  2. Como usar a urina como fertilizante?
  3. Identifique e trate doenças das plantas de tomate: salve suas plantas de tomate
  4. Como regar seu terrário?
  5. Como embrulhar flores em celofane?
  6. Aprenda a cultivar laranjeiras
FacebookTwitterInstagramPinterestLinkedInGoogle+YoutubeRedditDribbbleBehanceGithubCodePenWhatsappEmail