Como podar plantas de tomate?

A planta irá direcionar toda a energia daquele caule para um único tomate
A planta irá direcionar toda a energia daquele caule para um único tomate.

De tomateiro determinado a indeterminado, use essas dicas ao podar

Nada se compara ao sabor de um tomate amadurecido na videira recém-saído do jardim. Para colher o máximo possível dessas frutas deliciosas, você precisará podar seus tomates. Saber quais vinhas deixar crescer e quais remover sem piedade pode ser confuso, mas pode ser dividido em várias etapas fáceis. Se você seguir este conselho, você terá uma maior colheita de tomates saborosos para colocar em saladas, fazer molho ou adicionar a deliciosos sanduíches.

Também deixará uma ferida maior no caule da planta
Também deixará uma ferida maior no caule da planta, que é uma entrada maior para doenças e pragas.

Veja como podar tomates.

  1. Que tipo de cipó de tomate você tem? Determinados tomateiros irão parar de crescer em um determinado ponto e direcionar toda a sua energia para produzir mais folhas e frutos. Eles tendem a produzir uma grande safra que amadurece de uma só vez. A maioria dos tomates para bife e sanduíche são variedades determinadas.

    O tomate indeterminado é uma planta mais vigorosa e vinhedo. Eles produzem tomates que amadurecem ao longo de um período de várias semanas. Os tomates cereja e salada são geralmente indeterminados.

  2. Qual é o seu objetivo na poda? Você quer tomates extragrandes, ganhadores do prêmio, que podem ser em menor número? Ou você quer aqueles de tamanho médio que são abundantes? Ambos são objetivos razoáveis que podem ser alcançados através da poda.
  3. Que tipo de poda você prefere? Existem dois tipos - simples e poda Missouri. A poda simples significa apertar a ventosa entre os dedos e arrancá-la completamente. Um rebento é um broto que cresce entre um galho e um cacho de folhas. Com a poda de Missouri, você arranca apenas a ponta crescente e permite que as folhas permaneçam. Neste método de podar os rebentos dos tomates, mais folhas significam mais energia para a planta, mas também significa que você precisará podar os rebentos que se desenvolverem no rebento original, por isso requer muito mais manutenção.
  4. Poda de tomates determinados. O primeiro passo para podar um determinado tomateiro é remover todas as flores até que a planta esteja bem estabelecida no jardim. Isso o ajuda a direcionar sua energia para um crescimento mais forte e maior, em vez de produzir frutas muito cedo.

    Em seguida, você precisará remover as ventosas à medida que aparecem. Eles precisam crescer muito antes de produzir frutos. Isso direciona a energia necessária para longe do caule principal da planta. Tente verificar se há otários pelo menos uma vez por semana. Se eles se tornarem muito grandes, você corre o risco de danificar a planta quando forem removidos. Também deixará uma ferida maior no caule da planta, que é uma entrada maior para doenças e pragas.

    Perto do final da estação de cultivo, você precisará "cobrir" a planta. Cobertura significa arrancar a ponta crescente, ou pontas, da planta. É necessário fazer isso para que os frutos restantes tenham chance de amadurecer. Caso contrário, você terá uma safra muito grande de tomates duros e verdes - o que não é desejável, a menos que você seja um grande fã de tomates verdes fritos!

    Se você quiser tomates muito grandes, adequados para entrar em feiras de condados e impressionar seus amigos, pode remover todos, exceto uma flor de cada cacho. A planta irá direcionar toda a energia desse caule para um único tomate.

  5. Poda de tomates indeterminados. A questão da poda de tomates indeterminados é um pouco mais complexa. No entanto, é uma tarefa necessária. Os tomates indeterminados formarão até dez trepadeiras, se deixados sozinhos. Isso significa que a planta acaba caindo no chão, um alvo fácil para doenças e pragas. Os tomates produzidos são mais suscetíveis ao apodrecimento e escaldadura.

    O primeiro passo, assim como com tomates determinados, é remover todas as flores até que a planta tenha entre trinta e quarenta e cinco centímetros de altura. Em seguida, remova todos os sugadores abaixo do primeiro cacho de frutas. Você pode continuar a remover todos os rebentos se quiser apenas uma única videira. No entanto, a maioria das pessoas prefere deixar crescer duas ou três videiras. Para fazer isso, deixe um segundo caule crescer logo acima do primeiro cacho de fruta. Se você quiser uma terceira haste, deixe a ventosa logo acima dessa haste crescer também. Manter as hastes laterais próximas ao primeiro cacho de frutos garante que eles serão fortes e terão energia suficiente para produzir frutos abundantes.

Agora você sabe podar tomates. Algumas pessoas optam por não podar seus tomates. O fruto que se forma em plantas não podadas é geralmente menor e não tão saboroso quanto o de uma planta podada, embora seja mais abundante. Embora isso possa ser uma tarefa tediosa, é imensamente satisfatório colher uma grande safra de tomates saudáveis e suculentos durante toda a temporada!

Artigos relacionados
  1. Como remover os espinhos das rosas com segurança?
  2. Como replantar um arbusto?
  3. Como aparar roseiras?
  4. Como cuidar de violetas africanas?
  5. Como aparar um cacto de Natal?
  6. Como usar palha de cevada?
FacebookTwitterInstagramPinterestLinkedInGoogle+YoutubeRedditDribbbleBehanceGithubCodePenWhatsappEmail