Como fazer uma colmeia de abelhas?

O mel de abelha ocidental (Apis mellifera) são as espécies mais comumente utilizadas criadas
O mel de abelha oriental (Apis cerana) e o mel de abelha ocidental (Apis mellifera) são as espécies mais comumente utilizadas criadas pelos apicultores.

Criar abelhas é um empreendimento fascinante e que vale a pena. Também pode ser um hobby barato. Além de poder colher o seu próprio mel, a criação de abelhas também ajuda a natureza por meio da polinização. Se você está apenas começando, as informações abaixo lhe darão uma vantagem na criação de sua própria colmeia.

  1. Pegando abelhas. Existem vários tipos de abelhas melíferas encontradas em todo o mundo. O mel de abelha oriental (Apis cerana) e o mel de abelha ocidental (Apis mellifera) são as espécies mais comumente utilizadas criadas pelos apicultores. Você pode comprar abelhas por meio de um fornecedor local. As lojas de suprimentos para abelhas também podem ter uma lista de recuperação de enxames. De vez em quando, eles são chamados para ajudar na coleta de enxames de abelhas que são encontrados perto de áreas residenciais. É assim que a maioria dos apicultores começa. Você também pode criar uma colmeia para atrair um enxame de abelhas. Um método de atrair as abelhas é colocar um frasco aberto de mel na nova colmeia. Esse método tem uma desvantagem, pois atrai outras pragas, como formigas ou vespas.
  2. Localização. As abelhas precisam estar em uma boa localização, onde tenham acesso às plantas, se quiserem fazer os produtos pelos quais são conhecidas. As plantas que visitam afetam muito os produtos das abelhas. Por exemplo, o mel é feito do néctar e é a principal fonte de alimento da colônia de abelhas. O sabor do mel depende do tipo de flor que as abelhas freqüentam. O mel de trevo recebe o nome de abelhas que frequentam grandes manchas de trevo perto da colmeia. As abelhas também usam o pólen como fonte de proteína necessária para a criação de sua ninhada. O mel e o pólen são normalmente armazenados nas células do favo de mel da colmeia.
    A abelha rainha põe seus ovos dentro das células do favo de mel
    A abelha rainha põe seus ovos dentro das células do favo de mel, normalmente um ovo por célula.
  3. Compreenda o ciclo de vida das abelhas. Você não pode criar uma colmeia sem conhecer o ciclo de vida das abelhas. Cada colmeia tem uma abelha rainha. É a única fêmea fértil da colmeia. Existem também milhares de abelhas zangões (machos férteis) e um número ainda maior de abelhas operárias (fêmeas estéreis). A abelha rainha põe seus ovos dentro das células do favo de mel, normalmente um ovo por célula. Depois que os ovos são postos, eles são cuidados pelas abelhas operárias. Quando o ovo eclode, a larva é alimentada com geleia real produzida pelas abelhas operárias. Mais tarde, é alimentado com mel e pólen. A larva passa por várias mudas antes de formar um casulo, formar uma pupa e emergir como uma abelha adulta. Os zangões eclodem de ovos não fertilizados, enquanto as fêmeas eclodem de ovos fertilizados. Uma larva alimentada exclusivamente com geléia real se desenvolverá em uma abelha rainha. Quando uma abelha rainha emerge, ela se acasala com os zangões; depois disso, a nova rainha, junto com um grande grupo de abelhas operárias, enxameia e procura um novo local de ninho para começar uma nova colméia.
  4. Produtos de mel de abelhas. O produto mais popular das abelhas é o mel. Normalmente, você pode colher cerca de 24 a 14 kg de mel por ano em uma única colmeia. A cera de abelha pode ser usada para fazer velas. Também é usado em cosméticos, produtos farmacêuticos e até materiais de polimento. Propolos, uma mistura resinosa usada pelas abelhas para selar fissuras indesejadas na colmeia, tem vários usos médicos.

Alguns lugares exigem que você se registre como apicultor, portanto, verifique com as autoridades locais antes de criar uma colmeia de abelhas. Manter uma operação de abelha melífera pode ser feito em quase qualquer lugar. Embora não se possa ganhar muito dinheiro com uma única colmeia, a diversão de criar sua própria colmeia vale muito a pena!

Artigos relacionados
  1. Como fazer um habitat do louva-a-deus?
  2. Como prevenir picadas de pulga?
  3. Como avaliar espadas antigas?
  4. Como vestir uma roupa de apicultura?
  5. Qual é a aranha mais mortal do mundo?
  6. Como fazer a medição da força?
FacebookTwitterInstagramPinterestLinkedInGoogle+YoutubeRedditDribbbleBehanceGithubCodePenWhatsappEmail