Como misturar cores de tinta para economizar dinheiro?

Use preto se a cor original for de um tom escuro
Use preto se a cor original for de um tom escuro e profundo, como marinho ou roxo.

Você removeu as paredes daquele papel de parede datado que lembra a casa da sua avó. E agora, sua mente está agitada de empolgação porque você pode imaginar seu futuro estúdio / quarto com tanta clareza. Das paredes lixadas recém-substituídas aos cantos recém-limpos, tudo em seu quarto está preparado e pronto para uma nova camada de tinta. Mas então você descobre que a tinta que acabou de comprar tem um tom muito claro ou muito escuro. O que fazer? Seria um desperdício jogá-lo fora. Isso sem falar que é caro, já que a maioria das tintas não pode ser devolvida à loja. Para sua sorte, ainda pode salvar aquele balde de tinta.

Com um pouco de mistura criativa e um toque cuidadoso, você pode ajustar sua pintura e obter o tom que deseja. Aqui está como misturar suas próprias cores e se contentar com seu pequeno balde de tinta infeliz.

Pintas menores

Use cinza se a cor original tiver um tom mais claro
Use cinza se a cor original tiver um tom mais claro, como pastel.

Você vai precisar. Prepare o seguinte: uma cartela de cores; pincel ou haste de metal para mexer; e um balde de tintas pretas, brancas e cinzas. As tintas podem ser compradas em seu hardware local em pintas menores. Certifique-se de que a tinta que você compra para corrigir a tonalidade é o mesmo tipo de tinta do original: acrílico, látex e similares. Observação importante: certifique-se de comprar tinta suficiente para terminar seu projeto. Na maioria das vezes, as pessoas não conseguem recriar a cor que criaram com exatidão.

  • Primeiro, compare a tonalidade da tinta com a cor desejada. Use a roda de cores para identificar se você precisará clarear ou escurecer a tinta.
    • Se precisar clarear a cor, adicione tinta branca.
    • Se você precisar escurecer a cor, adicione tinta preta ou cinza a ela. Use preto se a cor original for de um tom escuro e profundo, como marinho ou roxo. Use cinza se a cor original tiver um tom mais claro, como pastel.
  • Quando você estiver misturando a tinta, não misture a nova tinta no balde INTEIRO da tinta original. Pegue algumas xícaras da tinta inicial e coloque em um recipiente menor. Nessa quantidade menor, experimente com preto, cinza ou branco até obter o tom / efeito desejado. Dica. Adicione a tinta branca ou preta em pequenas quantidades para evitar cometer erros e evitar o desperdício de muito corante.
  • Use o pincel ou haste de metal para misturar a tinta. Mexa bem para garantir que não haja quaisquer redemoinhos ou bolhas restantes em sua mistura.
  • Assim que tiver a tonalidade, você pode continuar a misturar e corrigir a tinta restante.

Depois de dominar a técnica de adicionar preto, cinza e branco para criar diferentes tons e matizes de cores, agora você pode experimentar combinar novas cores. Misture diferentes tons de azul e vermelho para obter um roxo real vibrante. Misture o amarelo margarida com o vermelho para obter um toque de laranja explosivo. As combinações são infinitas! E você pode aprender a fazê-los apenas estudando a roda de cores e entendendo as combinações básicas de cores.

Seja como Picasso e seja ousado na escolha das cores. Não se preocupe com erros ou pintando sua parede de um verde neon chocante - mesmo que tenha parecido uma boa ideia no início - porque agora você sabe como corrigi-lo.

Artigos relacionados
  1. Como fazer persianas de madeira?
  2. Como medir uma pia de cozinha?
  3. Como decorar enfeites de concreto para uso dentro de casa?
  4. Como colocar o deck?
  5. Como colocar pisos de cimento?
  6. Como instalar um dissipador de cobre martelado?
FacebookTwitterInstagramPinterestLinkedInGoogle+YoutubeRedditDribbbleBehanceGithubCodePenWhatsappEmail