Como fazer uma análise de fluxo de caixa?

Ter um final de caixa positivo não é um indicador verdadeiro da saúde financeira de uma empresa
Por outro lado, ter um final de caixa positivo não é um indicador verdadeiro da saúde financeira de uma empresa.

Uma das tarefas fundamentais na gestão de uma empresa é a contabilidade. Se você é um empresário que acabou de iniciar seu negócio, é imperativo que você aprenda algumas habilidades contábeis. Isso é especialmente verdadeiro se você planeja fazer a contabilidade de seu novo negócio. Saber como conduzir a análise do fluxo de caixa é uma das habilidades contábeis que qualquer pequeno empresário deve ter. Definido de forma simples, o fluxo de caixa é o dinheiro que entra e sai do negócio. É uma medida da saúde financeira de uma empresa. Obviamente, é melhor ter um negócio com fluxo de caixa positivo.

Para fins de nossa discussão, vamos medir o fluxo de caixa de uma pequena empresa mensalmente. A primeira coisa a fazer é determinar o caixa inicial para o mês. Simplificando, o dinheiro inicial é a quantia que você tem em mãos no início de cada mês. Em seguida, determine todas as fontes de caixa para o mês, ou o que é conhecido como Caixa. As fontes de caixa incluem vendas, contas a receber pagas, juros de caixa pela venda de ativos ou ações. Certifique-se de que todas as fontes de dinheiro sejam contabilizadas. Depois de determinar todas as fontes de dinheiro, agora é hora de identificar os itens pelos quais você pagou em dinheiro. Itens de saque, como são freqüentemente chamados, incluem despesas fixas e variáveis. Despesas fixas incluem aluguel, folha de pagamento e sorteio do proprietário. Exemplos de despesas variáveis são suprimentos, serviços públicos e impostos.

Precisando de infusão de dinheiro adicional

Sua empresa está em boa posição financeira se o caixa final for maior do que o caixa inicial
Sua empresa está em boa posição financeira se o caixa final for maior do que o caixa inicial.

Depois de ter todas essas informações, você pode calcular o caixa final. Isso é muito fácil de calcular. Basta adicionar seu saldo inicial e sacar, depois subtrair o dinheiro. A figura resultante é o seu saldo final. Isso também servirá como saldo inicial para o próximo mês. Obviamente, um negócio com caixa no final positivo é melhor do que negócio com caixa no final negativo. Um final de caixa positivo significa que sua empresa ainda pode manter as operações no próximo mês sem a necessidade de infusão de caixa adicional do proprietário. Na melhor das hipóteses, um caixa final negativo pode significar que sua pequena empresa precisa apenas de mais capital. Na pior das hipóteses, um final de caixa negativo pode simplesmente significar que sua pequena empresa não pode manter seu funcionamento.

Por outro lado, ter um final de caixa positivo não é um indicador verdadeiro da saúde financeira de uma empresa. Uma mudança positiva no fluxo de caixa é. Este item da demonstração do fluxo de caixa é muito fácil de calcular. Basta subtrair o dinheiro inicial do dinheiro final. Sua empresa está em boa posição financeira se o caixa final for maior do que o caixa inicial.

Agora que você concluiu uma análise simples do fluxo de caixa de uma pequena empresa, continue fazendo isso mensalmente para se certificar de que sua pequena empresa está com boa saúde financeira. Depois de dominar isso, você também pode tentar usar as mesmas etapas para fazer um orçamento de caixa para o ano todo. A única diferença é que você precisará projetar todos os itens de entrada e saída de dinheiro. Seria uma boa maneira de exercitar suas habilidades contábeis e, no final, poderia ser divertido.

Artigos relacionados
  1. Como doar com segurança?
  2. Como ganhar juros com sua conta corrente gratuita?
  3. Como declarar falência com uma empresa de responsabilidade limitada?
  4. Como empregar tecnologia para vender joias de ouro?
  5. Como declarar falência no Texas?
  6. Como preencher uma ordem de pagamento?
FacebookTwitterInstagramPinterestLinkedInGoogle+YoutubeRedditDribbbleBehanceGithubCodePenWhatsappEmail