Como preparar uma planilha de orçamento familiar?

Obtenha o saldo projetado subtraindo as despesas projetadas da receita projetada
Em seguida, obtenha o saldo projetado subtraindo as despesas projetadas da receita projetada.

Como dona de casa responsável, preparar uma planilha de orçamento familiar é um de seus deveres principais. Esta planilha o ajudará a monitorar a receita e as despesas de sua família e a identificar onde os ajustes podem ser feitos. Este é tecnicamente não é difícil de fazer, desde que você só tem que digitar as informações na planilha. Na verdade, se você souber usar o Microsoft Excel ou qualquer outro aplicativo de planilha, achará isso bastante fácil. O que é difícil é o próprio orçamento - onde você tem que encontrar o equilíbrio entre a renda familiar e as despesas. Para ajudá-lo, veja como fazer isso.

  • Prepare todas as contas, recibos e outros documentos semelhantes. Tudo isso é importante para calcular suas despesas. Certifique-se de preparar todos os seus documentos de despesas - desde a menor despesa até a maior - para que você possa fazer uma contagem precisa das despesas do mês.
  • Liste todas as suas despesas em uma planilha separada. Lembre-se de criar categorias gerais como Alimentos e Mercearias, Utilitários, Carro, Transporte, Aluguel, Educação, Poupança e Empréstimos e Financiamentos. Escreva suas despesas nas categorias apropriadas. Calcule as categorias individuais e, em seguida, some todos os valores das categorias para obter o total de despesas do mês.
  • Escreva sua renda. Reúna os comprovantes de pagamento do mês e some as receitas indicadas em outra planilha. Se você tiver fontes adicionais de renda, certifique-se de incluí-las em sua renda mensal total.
    O que é difícil é o próprio orçamento - onde você tem que encontrar o equilíbrio entre a renda familiar
    O que é difícil é o próprio orçamento - onde você tem que encontrar o equilíbrio entre a renda familiar e as despesas.
  • Equilibre as despesas mensais e a receita. Divida uma planilha em três colunas: Renda Mensal, Despesas Totais Mensais e Saldo. Subtraia as despesas da receita para determinar seu saldo. Você deve ser capaz de derivar uma figura positiva. Um saldo negativo não significa bom. Isso significa que você deve ajustar suas despesas. Você pode ter que atrasar o pagamento de algumas de suas obrigações ou pagar apenas o valor mínimo permitido.
  • Observe as despesas ajustadas. Isso se aplica se você obtiver um saldo negativo. Você não precisa necessariamente excluir da planilha as despesas que atualmente não pode pagar. Basta fazer uma pequena anotação ao lado das despesas, indicando que essas despesas devem ser transferidas para a planilha do mês seguinte.
  • Faça projeções. Se você deseja fazer um plano de orçamento futuro ou se ainda não sabe quais são suas despesas ou receitas reais, será melhor primeiro fazer estimativas. Faça isso listando suas despesas projetadas em diferentes categorias. Resuma-os depois. Em seguida, determine sua renda mensal projetada. Em uma planilha separada, faça quatro colunas e nomeie-as como Receita projetada, Despesas projetadas, Saldo projetado e Real. Forneça as duas primeiras colunas com as informações apropriadas. Em seguida, obtenha o saldo projetado subtraindo as despesas projetadas da receita projetada. Use o saldo projetado para planejar seus gastos. Quando você já tiver as informações precisas, calcule sua receita, despesas e saldo reais e coloque-os na coluna Real. Verifique se o saldo projetado e o saldo real coincidem.

Se você não está familiarizado com o Excel ou outros programas de planilhas eletrônicas, pode seguir o caminho tradicional. Prepare um caderno e faça colunas sobre ele. Certifique-se de usar um lápis ao anotar os dados, para que você possa fazer correções de maneira organizada, se necessário.

FacebookTwitterInstagramPinterestLinkedInGoogle+YoutubeRedditDribbbleBehanceGithubCodePenWhatsappEmail