Como converter um salário anual em salário mensal?

Converter sua renda anual em renda mensal é tão simples quanto dividir pelo número de meses em um ano
Converter sua renda anual em renda mensal é tão simples quanto dividir pelo número de meses em um ano.

Ao assinar um contrato ou ao revisar o histórico de empregos, a maioria das empresas geralmente declara os salários com base em quanto o funcionário ganha por ano. Esta é uma prática de negócios bastante comum, pois calcular o valor do salário de um ano pode dar uma ideia de quantos impostos você estará pagando. Dependendo do seu contrato, as empresas podem optar por pagar em uma base semanal, quinzenal ou mensal.

Você pode calcular facilmente o seu salário mensal seguindo as etapas abaixo:

  • Determine quanto você ganha anualmente. Você pode fazer isso facilmente, solicitando ao departamento de contabilidade um detalhamento de seu salário anual. É melhor que você diga a eles que deseja que o valor líquido (ou o pagamento líquido) contabilize os impostos que a empresa paga em seu nome. Para fins de instrução, digamos que sua renda anual seja de 42500€
  • Em seguida, divida esse valor por 12, pois há 12 meses em um ano e estamos calculando para sua renda mensal. Com base nas informações da etapa um: 57000/12 = 4750. Com base nesta fórmula simples, determinamos que você ganha 3.540€ por mês.
  • Verifique novamente seus cálculos multiplicando seu salário mensal por 12 meses. Neste caso, 4750 x 12 = 57000. Parece uma espécie de rotunda, mas é a melhor maneira de verificar se seus cálculos anteriores estão corretos. Estamos falando sobre sua renda aqui. É melhor certificar-se duplamente de que está recebendo a quantidade correta.

Fórmulas matemáticas simples

Fácil, não é? Fórmulas matemáticas simples podem quebrar números assustadores se você souber quais variáveis inserir.

Estamos calculando para sua renda mensal
Em seguida, divida esse valor por 12, pois há 12 meses em um ano e estamos calculando para sua renda mensal.

Lembre-se de que este é apenas o seu salário base que está sendo calculado. As fórmulas não incluem regalias, benefícios ou bônus incrementais como bônus de desempenho, bônus de assinatura, pagamento de risco, diferencial noturno ou horas extras. Essas variáveis certamente irão aumentar seu salário anual, mas não é algo que virá garantido no final de cada mês, ao contrário de seu salário. Algumas empresas são generosas com bônus e outras nem tanto. Mas você não pode levar em consideração esses bônus, pois eles não são uma fonte segura de renda e seria irresponsável da sua parte adicioná-los ao calcular seu salário mensal. Isso causará discrepâncias no cálculo e você pode declarar erroneamente sua renda mensal com base nesses bônus.

Os impostos que você paga também não são contabilizados. Lembre-se de que você solicitou o pagamento líquido (ou salário líquido) na primeira etapa. Isso significa que os números foram baseados em quanto você estava recebendo após os impostos. Os cálculos para esse são muito mais complexos e seriam mais bem respondidos por um contador ou advogado tributário.

Cálculos de salário básico

Questões financeiras costumam ser intimidantes e assustadoras. Mas, com o estado de espírito certo e um conhecimento prático dos cálculos do salário básico, você chegará ao valor correto. Converter sua renda anual em renda mensal é tão simples quanto dividir pelo número de meses em um ano.

Artigos relacionados
  1. Como converter o pagamento semestral ou por hora em pagamento mensal?
  2. Como criar um organizador de pagamento de contas?
  3. Como criar um orçamento de baixa renda?
  4. Como criar um orçamento?
  5. Como criar um plano de orçamento de finanças para sua casa?
  6. Como criar um sistema de renda?
FacebookTwitterInstagramPinterestLinkedInGoogle+YoutubeRedditDribbbleBehanceGithubCodePenWhatsappEmail