Como distinguir um diamante de moissanite?

Você tem uma pedra de Moissanite
Se você vir duas linhas dividindo o raio de luz (como um arco-íris), você tem uma pedra de Moissanite.

Moissanite é uma joia que foi originalmente encontrada em 1893 na cratera de um meteoro localizada no Arizona. Seu nome exclusivo veio de Henri Moissan, um químico francês que estava analisando amostras de rochas na época. Ele primeiro pensou que essas pedras parecidas com cristais eram diamantes devido às semelhanças de seus atributos físicos. Mais tarde, ele descobriu que estava enganado ao descobrir sobre as diferentes composições naturais da gema. Moissanites naturalmente formados são extremamente raros. Eles só podem ser obtidos de meteoritos e do manto superior da Terra em pequenas quantidades. Para resolver este problema, nasceu um Moissanite feito pelo homem. É criado quimicamente através da decomposição aquecida de poli (metilsilina), um composto químico à base de silício. Assim como a primeira impressão de Henri sobre a gema, sua estranha semelhança com a de um diamante fez muitas pessoas pensarem que é realmente a mesma pedra. Esse equívoco popular é muito comum, especialmente para o olho destreinado. A boa notícia é que existem maneiras que você pode fazer para distinguir corretamente essas duas lindas joias. Veja como.

Feixes de luz brilhando

Deixe brilhar! Você pode determinar facilmente se a gema que está segurando é um diamante, colocando-o contra a luz e simplesmente deixando-o brilhar. Pegue uma lanterna e segure a pedra perto do olho até ver os feixes de luz brilhando. Se você vir duas linhas dividindo o raio de luz (como um arco-íris), você tem uma pedra de Moissanite. Essas divisões são chamadas de refratários duplos. Uma gema de diamante possui apenas um refratário de cor branca.

Ampliar. Outra forma de diferenciar um diamante de Moissanite é examinando-o em uma visão ampliada. Usando uma lupa de joalheiro 10x, olhe cuidadosamente para ela na coroa e verifique as facetas do lado inferior. Agora vire a gema e olhe para ela do lado oposto. Os aspectos físicos de Moissanite sempre parecem ser duplamente facetados, como uma visão embaçada de duas linhas. Por outro lado, um diamante sempre lhe dará uma visão clara e única de sua faceta.

Camada perfeitamente lisa

Você receberá um diamante genuíno ou uma joia de Moissanite
Dessa forma, você receberá um diamante genuíno ou uma joia de Moissanite.

Polido ou não? Examine as camadas externas da pedra através de suas bordas externas ao redor da coroa. Se você vir uma camada perfeitamente lisa, está olhando para uma Moissanite, pois sua natureza sintética garante que ela pareça refinada. Um diamante sempre terá pequenas imperfeições. Você vai notar isso imediatamente através das pequenas reentrâncias e covinhas da pedra.

Obter certificação! A maneira mais segura de saber se uma pedra é Moissanite ou diamante é entrar em contato com um fabricante de diamantes. Obtenha a certificação (GIA ou EGL) diretamente do fabricante. Apenas certifique-se de escolher um revendedor respeitável e confiável. Dessa forma, você receberá um diamante genuíno ou gema de Moissanite.

Embora essas duas pedras parecidas com quartzo sejam quase exatamente iguais, você deve estar ciente de que um diamante (natural e sintético) ainda possui o maior valor. Hoje, existem muitos indivíduos traiçoeiros que vendem Moissanite como um diamante autêntico. Eles geralmente pensam em silêncio na Internet. Tenha muito cuidado e fique sempre atento, especialmente quando estiver fazendo compras online. Essas etapas simples podem protegê-lo de cair em suas armadilhas fraudulentas, portanto, certifique-se de segui-lo à risca. Boa sorte e divirta-se escolhendo joias!

Artigos relacionados
  1. Como compreender as diferentes configurações do seu anel de diamante?
  2. O que é um diamante de chocolate?
  3. Como cuidar de angorá?
  4. Como comprar um boá de penas?
  5. Como cuidar de um lenço?
  6. Como escolher um chapéu?
FacebookTwitterInstagramPinterestLinkedInGoogle+YoutubeRedditDribbbleBehanceGithubCodePenWhatsappEmail