Como identificar prata 925 real?

A joia é uma verdadeira prata de lei
Se houver marcas pretas no pano, a joia é uma verdadeira prata de lei.

A prata pura tem pelo menos 99,9% de prata e o restante é composto por outros metais como níquel e cobre. Enquanto isso, uma prata esterlina é composta por pelo menos 92,5% de prata e o restante é feito de níquel ou cobre, embora o cobre seja mais usado. Esta é a razão pela qual a prata esterlina também é chamada de prata 925. Os joalheiros precisam combinar prata com metais mais duros para tornar a prata dura o suficiente para o design. Caso contrário, o metal é tão macio que não vai permitir a criação de um grande design.

Joias de prata 925 reais

Embora a prata seja mais barata do que o ouro, esse metal ainda pode ser encontrado com imitações falsas. Alguns comerciantes, por outro lado, vendem joias folheadas a prata em vez de joias de prata 925 reais. Banhado a prata é coberto apenas com uma pequena quantidade de prata. Ela ficará manchada com o tempo e não é tão valiosa quanto a prata esterlina.

Vendem joias folheadas a prata em vez de joias de prata 925 reais
Alguns comerciantes, por outro lado, vendem joias folheadas a prata em vez de joias de prata 925 reais.

Se você está planejando comprar prata 925 verdadeira, é melhor que você saiba como identificar as reais das falsas. Siga estas técnicas ao fazer isso:

  • Esfregue. Use um pano macio e branco para esfregar a joia. Se houver marcas pretas no pano, a joia é uma verdadeira prata de lei. A razão para isso é que a prata 925 real oxida com a exposição ao ar. É por isso que as joias de prata desbotam com o tempo e mostram manchas pretas ao serem polidas.
  • Use ácido nítrico. Esse tipo de ácido contém produtos químicos agressivos que podem causar descoloração em joias que não sejam de prata. A descoloração é causada pelo alto teor de cobre das joias de prata falsas. Você pode perguntar ao vendedor se não há problema em testar as joias com ácido nítrico. Isso não deve ser um problema para um comerciante que vende prata 925 real.
Se você for fazer o teste de ácido nítrico sozinho, é melhor usar óculos e luvas para sua proteção. Aplique algumas gotas do ácido em uma parte não tão óbvia da joia. A parte deve ficar com uma cor cremosa se for prata de lei real. Se for falso ou não for um prata 925 real, a peça ficará verde.
  • Atraia com um ímã. A prata, junto com a platina e o ouro, não é atraída pelo ímã. Portanto, se você tentar atrair aquela joia com um ímã, ela não deve ser atraída se for uma verdadeira prata de lei.
  • Procure as marcas. As pratas esterlinas são marcadas com "925", "Prata esterlina" ou "Ster" no fecho ou em qualquer área escondida da joia. Se não tiver marcação, não é prata esterlina.
  • Sinta o cheiro. A prata verdadeira não deve ter cheiro. Se a peça cheirar a metal ou cobre, suspeite que não seja uma prata 925 real.

Você pode evitar muitos aborrecimentos tentando identificar se aquela joia é uma verdadeira prata de lei se comprar de um vendedor de boa reputação. Afinal, vendedores de renome oferecem seus produtos com o mesmo preço ou, às vezes, até mais barato que outros vendedores. Dessa forma, você não precisa se preocupar se aquela joia é uma verdadeira prata de lei porque você tem quase certeza, mesmo sem testar o produto.

Artigos relacionados
  1. Como identificar bijuterias vintage?
  2. Como fazer seguro de joias?
  3. Como saber o significado das pedras de nascimento?
  4. Como evitar que as joias descoloram a pele?
  5. Como dar nó em pérolas?
  6. Como fazer um laço de fio básico para fabricação de joias?
FacebookTwitterInstagramPinterestLinkedInGoogle+YoutubeRedditDribbbleBehanceGithubCodePenWhatsappEmail