Como aliviar a dor nos mamilos durante a amamentação?

Os seguintes tipos de problemas de amamentação
Embora a sensibilidade do mamilo seja normal, a dor crônica do mamilo NÃO é. Os seguintes tipos de problemas de amamentação e dor não são normais.

Embora não seja incomum, a dor no mamilo não deve ser uma parte regular de sua experiência de amamentação. Para ter uma experiência maravilhosa de amamentação, eu recomendo fortemente que você compre um exemplar de Amamentando simplesmente; este guia prático contém dezenas de dicas úteis sobre amamentação para a nova mãe.

Para resolver o problema de mamilos doloridos e doloridos durante a amamentação, siga estas etapas:

Identifique o tipo de dor e encontre algum alívio imediato.

  1. Sensibilidade do mamilo.

    • O que você sente: com a sensibilidade normal dos mamilos, eles ficam mais sensíveis ou sensíveis do que o normal. Não deve haver dor contínua durante ou após a amamentação. Alguma sensibilidade do mamilo é normal no início. Como um amigo uma vez me disse: "Não se preocupe, um dia você será capaz de sair do chuveiro e se secar sem estremecer!" Se for apenas sensibilidade normal, esta afirmação é verdadeira.
    • A causa provável: seus mamilos simplesmente não estão acostumados a tanto estímulo.
    • O que fazer para: esperar; leva tempo para os mamilos se acostumarem com a amamentação. Enquanto isso, o uso de lanolina pura deve ajudar a aliviar a sensibilidade normal dos mamilos (PureLan da Medela e Pomada de Lansinoh para mães que amamentam são duas opções). Embora a sensibilidade do mamilo seja normal, a dor crônica do mamilo NÃO é. Os seguintes tipos de problemas de amamentação e dor não são normais.
  2. Mamilos rachados ou sangrando.
    • O que você sente: às vezes as mães não percebem que seus mamilos estão rachados porque estão assim desde que o bebê começou a mamar. Às vezes, as mães não percebem que seus mamilos estão sangrando até verem um pouco de sangue na fralda do bebê ou uma coloração rosada no leite após a extração. Embora nem sempre seja possível ver esses problemas, você pode definitivamente sentir a dor resultante deles.
    • A causa provável: pega / sucção incorreta, posicionamento incorreto, aftas, problema com a bomba tira leite ou mordidas de bebês.
    • O que fazer: não se preocupe, é seguro amamentar o bebê e / ou dar leite bombeado ao bebê que está amamentando, mesmo quando seus mamilos estão sangrando. Não se assuste se houver sangue na fralda do seu bebê por causa disso. Em geral, mamilos rachados ou sangrando podem ser aliviados por:
      • Cicatrização úmida de feridas, que inclui lanolina pura e produtos como "almofadas de gel suavizantes" (Observação: algumas pessoas se preocupam com o uso de almofadas de gel, pois podem estimular as bactérias ao criar um local úmido e escuro).
      • Pomada multifuncional para mamilos (ver detalhes abaixo).
      • Enxágüe com água salgada.
      • O bom e velho leite materno, já que é um antibiótico natural. Para este remédio, basta tirar um pouco de leite e deixar os mamilos secarem ao ar.
  3. Ternura ao redor do mamilo ou aréola.

    • O que você sente: Achy, sensação de ternura ao redor do mamilo ou aréola (o círculo escuro ao redor do mamilo).
    • A causa provável: Morder ou pinçar / mastigar o bebê durante a amamentação (um tipo específico de pega / sucção ruim).
    • O que fazer: você pode aliviar a dor aplicando gelo envolto em um pano macio ou usando outros tratamentos pelo frio. Você também pode experimentar um analgésico de venda livre, como o ibuprofeno, o Motrin e o Tylenol, que podem ser tomados em dosagens padrão durante a amamentação.
  4. Dores fortes que começam na mama e vão para o mamilo.
    • O que você sente: Este tipo de dor desaparece em alguns minutos ou perdura durante e após a sessão de enfermagem.
    • A causa provável: queda normal ou aftas.
      • A descida normal costuma ser descrita como "alfinetes e agulhas" ou uma dor aguda que passa quando o leite desce. Você pode dizer que o leite diminuiu devido a uma mudança na sucção do bebê (vai de movimentos pequenos e frequentes da língua e da mandíbula a movimentos longos e lentos da mandíbula e da língua junto com o som do bebê engolindo).
      • Em contraste, a dor do sapinho dura durante toda a sessão de enfermagem e mesmo depois dela; não vai embora com decepção.
    • O que fazer: Se esse tipo de dor for causado por uma queda normal, tente contar ou respirar profundamente e saiba que passará rapidamente. Com o tempo, a dor associada à descida deve desaparecer e, possivelmente, até desaparecer completamente. Se persistir, pode ser causado por aftas e você precisa tratar a si e seu bebê de forma agressiva. Siga as dicas que aparecem posteriormente neste artigo.
  5. Mamilos rosados ou vermelhos, ou mamilos que coçam ou queimam.
    • O que você sente: você pode não sentir, mas se olhar para si mesmo no espelho, poderá notar que seus mamilos estão rosados ou vermelhos. Também é possível que seus mamilos coçam ou queimem.
    • A causa provável: sapinho.
    • O que fazer: trate você e seu bebê de forma agressiva, seguindo as dicas abaixo no artigo.

Agora que você identificou algumas das causas comuns da dor nos mamilos, é hora de começar a tratá-los. Siga esses passos:

Agora que você identificou algumas das causas comuns da dor nos mamilos
Agora que você identificou algumas das causas comuns da dor nos mamilos, é hora de começar a tratá-los.

Corrija o problema na raiz:

  1. Tordo. Sapinho é outro termo para "infecção por fungos". Geralmente, é causado pelo fato de a mãe ou o bebê terem tomado um antibiótico, o que cria um desequilíbrio de bactérias no corpo. Ajude a evitar isso tomando probióticos sempre que você ou seu bebê estiverem tomando um antibiótico. Os sintomas incluem dor aguda que dura muito até a sessão de amamentação e / ou após a amamentação do bebê; mamilos rosa / vermelhos; e mamilos com coceira ou queimação. Também há sintomas que podem aparecer em seu bebê, como erupções na fralda ou manchas brancas que não desaparecem na boca.

    É muito importante que você e seu bebê sejam tratados ao mesmo tempo. Caso contrário, você continuará passando o fermento para o outro. Há uma variedade de tratamentos - alguns são remédios caseiros naturais como a violeta de genciana, e outros remédios como a nistatina ou a pomada para mamilos multifuncional (APNO) exigem receita médica. APNO contém ingredientes antifúngicos e antibacterianos, bem como um esteróide para inflamação. Parece algo que você não gostaria que seu bebê ingerisse, mas na verdade é perfeitamente seguro e nem precisa ser lavado antes de mamar. Note que deve ser feito por um farmacêutico e nem todas as farmácias o fazem. Se o seu médico ou parteira não souberem, o farmacêutico local poderá entrar em contato com a "farmácia de manipulação" mais próxima.

  2. Má pega / sucção. A "pega" é apenas o termo para descrever como a boca do bebê fica na mama. O aperto de um bebê afetará a maneira como ele mama. Problemas comuns com a pega incluem um bebê que não tem mama o suficiente na boca, subsequentemente sugando o mamilo como se estivesse chupando um canudo; ou mastigando e apertando enquanto tenta sugar. Este tipo de pega / sucção será doloroso e também não fará um bom trabalho de distribuição de leite. Existem muitos tipos diferentes de travamento incorreto. O link nesta página o ajudará a ver como é uma boa trava e dará algumas dicas sobre como obtê-la.
  3. Posicionamento incorreto. Se a maçaneta parece correta, mas o bebê não está bem posicionado, você também pode acabar com dor no mamilo, porque o corpo do bebê em relação ao seu causa puxões ou beliscões na mama ou mamilo. Existem várias maneiras boas de posicionar seu bebê. Siga o link nesta página para fotos e vídeos que demonstram boas posições.
  4. Problema com a bomba tira leite. Muitas mães acreditam erroneamente que aumentar a força da sucção na bomba tira leite fará com que o leite saia mais rápido. Isso simplesmente não é verdade e, na verdade, uma sucção mais forte pode causar dor no peito. Comece sempre com a configuração mais baixa e aumente gradativamente a configuração de sucção, reduzindo a sucção quando ela ficar desconfortável. Além disso, muitas mães não percebem que a parte que se encaixa sobre o seio, chamada de "proteção para o peito", não é "tamanho único". Usar o protetor de peito incorreto pode causar atrito contra os mamilos, o que é doloroso.
  5. Mordendo de bebê. Primeiro, determine quando o bebê está mordendo:
    • Se estiver acontecendo porque o bebê quer usá-lo como mordedor, use os remédios para dentição que você achar que funcionam melhor (por exemplo, comprimidos para a dentição) e solte o bebê quando ele morder. Diga algo como: "Mamãe não é para morder. Se você quiser morder, use isso", oferecendo ao bebê um mordedor frio. Se o bebê realmente preferir um mordedor, ele ficará feliz em roê-lo. Se o bebê realmente preferir mamar, o bebê vai deixar você saber! Tente travar novamente e recomeçar. Você deve fazer isso toda vez que um bebê morde. Consistência é a chave. Certifique-se de dar muitos elogios ao bebê quando ele mamar por um tempo sem morder ("Bom trabalho, você está amamentando bem!") Para reforçar os bons hábitos. O bebê pode não entender suas palavras, mas ele responde ao seu tom de voz.
    • Se for no final de uma sessão de amamentação, pode ser que seu bebê esteja cansado e reagindo instintivamente para manter o seio na boca. Você pode antecipar isso e soltar seu bebê antes que qualquer mordida comece. Quando o bebê adormecer ou mudar o padrão de sucção, destrave-o antes que ele tenha a chance de morder, colocando o dedo entre o canto da boca do bebê e o seio e, em seguida, quebrando suavemente a sucção.

Você pode descobrir que, como os problemas iniciais não foram resolvidos, você agora está com tanta dor que não consegue mamar em um ou nos dois lados. Se precisar fazer uma pausa temporária na amamentação, você pode parar de amamentar ou amamentar com menos frequência apenas de um lado ou dos dois lados. Mas se você escolher essa rota, certifique-se de bombear para manter seu suprimento. Isso é especialmente crítico nos estágios iniciais da amamentação, enquanto o suprimento de leite está sendo estabelecido. Além disso, esteja ciente de que, se o bebê não estiver mamando bem (provavelmente a causa de sua dor!), Colocar uma mamadeira pode causar confusão nos mamilos, portanto, considere alternativas às mamadeiras, como alimentação com os dedos ou com copo.

Obtenha ajuda se precisar (e provavelmente precisa).

Liga local la leche

O travamento e o posicionamento podem ser explicados em palavras e há até mesmo algumas boas fotos e vídeos online, mas, no final das contas, você pode precisar de ajuda pessoalmente. Verifique com um especialista em lactação (geralmente em hospitais e às vezes em consultórios médicos) ou com a La Leche League local. Um consultor de lactação ou La Leche Leader também pode ajudá-lo a encaixar um protetor de peito para sua bomba tira leite e oferecer apoio e mais idéias para lidar com um bebê que pica. Para aftas, um consultor de lactação ou La Leche Leader pode ajudar com remédios caseiros, mas você precisará consultar seu médico ou parteira se precisar de medicamentos prescritos.

FacebookTwitterInstagramPinterestLinkedInGoogle+YoutubeRedditDribbbleBehanceGithubCodePenWhatsappEmail