Como ser um bom garçom?

Para que possa aconselhar adequadamente o cliente sobre os seus pedidos
Seja informativo sobre os ingredientes e condimentos a ele associados, para que possa aconselhar adequadamente o cliente sobre os seus pedidos.

Ser um bom garçom não significa necessariamente apenas receber um pedido e entregá- lo aos clientes. Em termos simples, um garçom é definido como a pessoa que atende as necessidades do cliente e envolve basicamente servir uma mesa em um restaurante. Alguns países do Terceiro Mundo podem considerar o trabalho humilhante, frequentemente associado a pessoas que estão menos na área do cérebro e possivelmente na educação e são vistas como inadequadas para posições de nível superior. Mas, como garçom, isso não significa necessariamente que você tenha que trabalhar com uma qualidade muito inferior do que aqueles em cargos superiores. Existem três áreas básicas que uma pessoa neste setor deve considerar para se tornar um bom garçom.

1. Conhecimento sobre o menu. Esta área trata basicamente do conhecimento completo do cardápio que está sendo servido. Você notou que alguns clientes sempre reservam um tempo para fazer perguntas sobre um prato? Faça questão de sempre saber o que é o prato. Seja informativo sobre os ingredientes e condimentos a ele associados, para que possa aconselhar adequadamente o cliente sobre seus pedidos. Pode conter um ingrediente ao qual o cliente seja alérgico. Em certo sentido, você deve reunir as informações primárias sobre a comida. Se você não tem certeza de como responder a uma pergunta, nunca faça uma suposição. Sempre confirme os dados com o cozinheiro ou chef. A confirmação não é para torná-lo ignorante, mas sim para parecer preocupado com o bem-estar de seu cliente.

Bom garçom

2. A cozinha é amiga do garçom. Como um bom garçom, você deve saber que tudo o que acontece no restaurante depende do que está acontecendo na cozinha. Certifique-se de que se você vai e volta para a cozinha, você deve considerar três coisas:

  • Você deve trazer algo da cozinha para o cliente.
  • Ao ir para a cozinha você traz informações sobre o que o cliente deseja e precisa.
  • Por último, você precisa trazer algo da mesa para a cozinha.
Ser um bom garçom não significa necessariamente apenas receber um pedido
Ser um bom garçom não significa necessariamente apenas receber um pedido e entregá-lo aos clientes.

3. Atendimento ao cliente e cortesia. Esta área é talvez a maneira mais eficaz de se tornar um bom garçom. Lembre-se sempre do ditado: "o cliente tem sempre razão". Tendo isso em mente, você já está desenvolvendo uma atitude adequada ao enfrentar seus clientes.

  • Seja amigável. A cortesia começa com o fato de que os clientes o veem como alguém acessível.
  • Reconheça os clientes. Às vezes, mesmo que você já esteja atendendo a um cliente, outro pode tentar chamar sua atenção. Tanto quanto possível, dê um sinal de reconhecimento de que ouviu ou notou o cliente e que estará com ele em breve.
  • Limite suas expressões faciais. Se acontecer de você não gostar de um cliente, crie uma cara de pôquer. Nunca mostre muita expressão ao cliente, goste dele ou não.

Tornar-se um garçom não é uma tarefa fácil, mas tornar-se um bom garçom é ainda mais difícil. Tudo depende de como abordar seus clientes. Tornar-se um bom garçom inclui habilidade, conhecimento e diligência.

Artigos relacionados
  1. Como ser um grande recepcionista?
  2. Como ser uma atriz de Hollywood?
  3. Como ser um padeiro profissional?
  4. Como ser um cliente misterioso?
  5. Como ser um investigador privado?
  6. Como ser um cantor profissional?
FacebookTwitterInstagramPinterestLinkedInGoogle+YoutubeRedditDribbbleBehanceGithubCodePenWhatsappEmail