Como cuidar do cabelo combinado: produtos naturais para o cabelo?

É tentador apenas limpar nosso cabelo oleoso com o shampoo mais forte possível
É tentador apenas limpar nosso cabelo oleoso com o shampoo mais forte possível, enquanto lubrifica nosso cabelo seco com toneladas de óleo.

Aprenda remédios para cabelos secos e como cuidar do seu cabelo

Então você é uma das muitas pessoas com crises capilares combinadas e não sabe como cuidar de seu cabelo. Seu couro cabeludo é oleoso e supersebáceo, mas seu cabelo permanece seco como um osso. É um problema particularmente comum para aqueles de nós com cabelos longos ou cacheados e crespos, ou para aqueles de nós que enxáguam demais, ou seja, praticamente todos nós!

Sua vida ainda será atormentada por cabelos secos
Lute contra o couro cabeludo oleoso e sua vida ainda será atormentada por cabelos secos.

A primeira coisa que você precisa saber ao aprender a cuidar de cabelos combinados é que nosso corpo tem uma maneira natural de evitar o ressecamento do cabelo. Chama-se sebo! O sebo é o óleo secretado pelo couro cabeludo. Idealmente, o sebo seria suficiente em seus esforços para combater o cabelo seco, ao mesmo tempo que não fluiria tão prodigiosamente a ponto de torná-lo totalmente oleoso. Às vezes, por razões dentro ou fora do nosso controle, esse ideal nos escapa. Mas se você tem cabelos combinados e deseja normalizá-los para evitar a oleosidade e ressecamento de uma só vez, considere as seguintes dicas de cuidados com os cabelos.

  1. Lavando. Não é nenhuma surpresa que os hábitos de lavagem recomendados para cabelos secos sejam diferentes daqueles para cabelos oleosos. Mas ignorar esse fato é muitas vezes o que nos leva a ter dificuldade com nosso cabelo em primeiro lugar. Você sem dúvida já viu a grande variedade de shampoos direcionados a diferentes tipos de cabelo. É tentador apenas limpar nosso cabelo oleoso com o shampoo mais forte possível, enquanto lubrifica nosso cabelo seco com toneladas de óleo. Cuidado, porém, porque ambas as medidas podem fazer mais mal do que bem.
    • Para cabelos oleosos. Não use o shampoo mais forte e severo possível. Limpar toda a sua sebo e secar o couro cabeludo será apenas temporário; seu couro cabeludo, sentindo sua secura, apenas produzirá mais sebo para compensar a diferença.

      Cabelos realmente oleosos podem ser lavados todos os dias e o couro cabeludo deve ser mantido limpo. A melhor aposta para o seu cabelo oleoso na área do couro cabeludo é massagear o xampu comum (nenhum daqueles combos xampu-condicionador), limpando o cabelo mais próximo ao couro cabeludo no processo. Evite os comprimentos de cabelo secos ao fazer isso. Você pode até deixá-lo assentar no couro cabeludo por alguns minutos. Certifique-se de enxaguar completamente quando terminar!

    • Lavagem de cabelos a seco. Por que não lavar todo o cabelo ao mesmo tempo? Uma das melhores dicas para cuidar do cabelo é que o cabelo seco não precisa ser lavado todos os dias. Na verdade, não deve ser lavado com tanta frequência. A lavagem excessiva é muito provavelmente uma das razões para a secura parcial do seu cabelo misto. Reduza a lavagem do cabelo seco para apenas algumas vezes por semana e use um shampoo suave que contenha umectantes. Esses umectantes atraem a umidade e, ao mesmo tempo, mantêm a umidade no cabelo. Procure também shampoos que contenham acidificantes, que ajudarão a reparar todas as cutículas danificadas ( camada protetora externa em um cabelo), permitindo ainda mais que seu cabelo se recupere da secura.

      Aplique o condicionador na parte seca do cabelo toda vez que você lavar, tomando cuidado para não esfregar perto do couro cabeludo.

  2. Substituindo o sebo. Uma das razões para a secura nas extremidades externas do cabelo é a falta de sebo, portanto, essa falta deve ser corrigida. Seja por causa do calor excessivo, da lavagem ou apenas da natureza encaracolada do seu cabelo, a sebo não está se estendendo da raiz às pontas como idealmente faria. Para reduzir a secura em seus cabelos combinados, encontre um óleo em produtos naturais para o cabelo que preencha a sebo ausente - um óleo que se comporte de forma semelhante à sebo em nosso cabelo. Os óleos não essenciais apenas revestem a cutícula, mantendo a umidade bloqueada. Ponha nas mãos um pouco de óleo de Jojoba, um excelente óleo que pode simular sebo nos cabelos e penetrar nas cutículas. Use apenas algumas gotas e espalhe nas pontas e partes secas do seu cabelo (seu couro cabeludo não precisa de mais óleo!).
  3. Calor. O calor é inimigo da umidade e uma quantidade suficiente pode causar cabelos secos, pontas duplas e outros danos. Como a umidade é algo que falta ao seu cabelo (sebo não é umidade), reduzir a exposição do cabelo ao calor ajudará a curá-lo da secura. Os ferros de ondulação e os ferros planos também ressecam o cabelo. Até o sol faz estragos! As boas notícias? Todos estes são evitáveis até certo ponto. Experimente secar menos o cabelo com o secador, ou nem mesmo secar. Se você tiver que usar um secador de cabelo, escolha uma configuração mais baixa. Se você vai sair ao sol, use um condicionador com protetor solar. Seu cabelo vai agradecer!
  4. Hormônios e nutrição. Também podemos controlar o sebo até certo ponto. Como adolescentes, nossos hormônios fazem com que o couro cabeludo secrete mais desse óleo. Mas você não é totalmente impotente. Além de usar produtos diferentes e ajustar seus hábitos de higiene para reduzir os cabelos oleosos perto do couro cabeludo, você também pode ajustar sua dieta em vez de usar produtos naturais para o cabelo. É uma surpresa que uma dieta rica em alimentos oleosos e gordura resulte em um couro cabeludo cheio de sebo? Causa e conseqüência, meus amigos! Beber mais água, comer mais frutas e vegetais e consumir menos bebidas alcoólicas podem reduzir a quantidade de sebo que seu couro cabeludo produz, ajudando a resolver metade do seu problema de cabelos combinados. Além do mais, a água extra que você bebe ajudará a curar o cabelo seco ao mesmo tempo.
  5. Tire as mãos. Não coça tanto a cabeça - mesmo que, como eu, você esteja constantemente perplexo. Quanto mais você toca em seu couro cabeludo, mais gordura você deposita em seu cabelo. A pele das nossas mãos também é naturalmente oleosa (e suja). Você não gostaria de jogar mais óleo nesse couro cabeludo oleoso, não é? Se você tiver que tocar no couro cabeludo, toque no couro cabeludo de outra pessoa. Mas lembre-se, eles só adicionarão mais óleo ao seu rosto quando derem um tapa nele.
  6. Tratamentos químicos para o cabelo. Você já se perguntou como seria ter apenas um problema de cabelo para lidar - oleoso ou seco? Talvez o verdadeiro culpado por sua combinação de cabelo seja uma permanente ou coloração. Esses tratamentos químicos podem ressecar seriamente o cabelo. Se você ficar longe desses tratamentos por um tempo, aplicando xampus ricos em umectantes e ocasionalmente óleo nas partes secas do cabelo, você verá que a secura desaparecerá.

Não perca de vista esse cabelo ideal - ele ainda está ao seu alcance! Remova a secura e você ainda terá o couro cabeludo oleoso. Lute contra o couro cabeludo oleoso e sua vida ainda será atormentada por cabelos secos. Enfrente ambos com uma combinação de boa nutrição, os produtos certos e uma mudança de higiene. Oleoso e seco não são uma combinação vencedora. Transforme a combinação em um cabelo consistente e saudável.

Artigos relacionados
  1. Como cuidar de cabelos longos cacheados?
  2. Como cuidar de dreadlocks maduros?
  3. Como mudar o cabelo colorido de vermelho para louro?
  4. Como cuidar de cabelos oleosos?
  5. Como cuidar de pontas duplas?
  6. Como mudar a cor do cabelo de castanho para louro?
FacebookTwitterInstagramPinterestLinkedInGoogle+YoutubeRedditDribbbleBehanceGithubCodePenWhatsappEmail