Como detectar os sintomas de alopecia?

A alopecia é diferente da calvície de padrão masculino
A alopecia é diferente da calvície de padrão masculino, embora também haja uma quantidade significativa de perda de cabelo.

A alopecia ou queda de cabelo pode ser devastadora para muitas pessoas. Afinal, não há nada como uma cabeça cheia de ouvidos para conotar juventude, beleza e vitalidade. A alopecia ocorre devido ao estresse, medicamentos ou um desequilíbrio do sistema imunológico. Também existe um componente genético para a doença, uma vez que tende a ocorrer em certas famílias. Afeta comumente homens, embora se saiba que as mulheres também desenvolvem a doença. A alopecia é diferente da calvície de padrão masculino, embora também haja uma quantidade significativa de perda de cabelo.

Veja como identificar os sintomas da alopecia.

  • Você sente perda de cabelo no couro cabeludo? Seu cabelo cai em tufos? Quando você penteia ou escova o cabelo, nota uma queda incomum de cabelo? Quando você acorda de manhã, seu travesseiro está coberto de pelos? Ao lavar ou lavar o cabelo, você percebe que uma grande quantidade cai e fica preso no ralo? Uma pessoa normal perderá cerca de cem fios de cabelo por dia, mas aqueles com alopecia perderão mais, geralmente em grupos e em certas áreas da cabeça formando manchas calvas.
  • Você está perdendo cabelo nas sobrancelhas, barba, pelos faciais e em outras partes do corpo? A alopecia também pode afetar os cabelos do rosto e do corpo. Se você notar que seus pelos faciais e corporais também estão caindo, você pode ter um problema. Você vai notar que os pelos do corpo estão caindo ao tirar a roupa ou ao tomar banho. Em seu rosto, você pode notar manchas carecas nas sobrancelhas, bigode ou barba.
  • Você tem cabelo em ponto de exclamação? Pegue uma lupa e dê uma olhada no cabelo em seu couro cabeludo. Nas áreas onde a área caiu, você notará pequenos fios retos de cabelo que se parecem com um ponto de exclamação. Este é outro sinal de alopecia. Se você não tiver certeza, um médico pode verificar isso para você.
  • Seu couro cabeludo coça? Dê uma olhada ou sinta suas mãos no couro cabeludo. Você sente pequenas saliências vermelhas no couro cabeludo? Você sente que seu couro cabeludo está coçando? Você nota alguma vermelhidão no couro cabeludo? Isso pode ser um sinal de alopecia, especialmente se após a vermelhidão, houver queda de cabelo.
  • Você ainda é jovem? A alopecia pode afetar crianças, adolescentes e pessoas na casa dos vinte e trinta anos. A queda de cabelo típica ocorre em homens e mulheres a partir dos 40 a 50 anos de idade. No entanto, para aqueles que sofrem de alopecia, a perda de cabelo pode começar dramaticamente já na infância, deixando os pacientes calvos na adolescência.
Você sente perda de cabelo no couro cabeludo
Você sente perda de cabelo no couro cabeludo?

Se você suspeitar que tem alopecia, converse com seu médico imediatamente. Não tente adivinhar ou se automedicar sem falar primeiro com um médico. Sua perda de cabelo pode ser um sintoma de outra condição médica, em vez de alopecia. Para confirmar sua alopecia, pode ser feita uma biópsia do couro cabeludo.

Shampoos especialmente formulados

Você pode iniciar algumas formas de tratamento para lidar com a queda de cabelo. Na metade dos casos, o cabelo volta a crescer naturalmente dentro de um ano. No entanto, se não voltar a crescer depois de cerca de um ano, você pode iniciar um regime de cuidados com os cabelos que inclui injeção de esteróides, uso de cremes e xampus especialmente formulados ou uso de ciclosporina. Você também pode explorar o uso de medicina alternativa, como óleos de aromaterapia e acupuntura para estimular o crescimento do cabelo.

Artigos relacionados
  1. Como simplificar os cuidados com a pele após os 40 anos?
  2. Como aumentar o cabelo cacheado?
  3. Como alisar cabelos naturais?
  4. Como reduzir um poro ampliado?
  5. Como suavizar a pele áspera e seca para uma aparência mais saudável e jovem
  6. Como alisar o cabelo com solução permanente?
FacebookTwitterInstagramPinterestLinkedInGoogle+YoutubeRedditDribbbleBehanceGithubCodePenWhatsappEmail