Como sobreviver à perda de um cônjuge?

Pois você não precisa se conter
Em primeiro lugar, faz você se sentir melhor, pois você não precisa se conter.

Perder o cônjuge pode ser o acontecimento mais estressante que você pode ter em sua vida. Na verdade, a escala de estresse de Holmes e Rahe identificou a "morte do cônjuge" como o principal fator de estresse, com uma pontuação de 100 atribuída a ela. Apesar disso, existem várias maneiras eficazes de ajudá-lo a sobreviver à perda de um cônjuge.

  1. Permita-se sentir tristeza. A negação é uma parte normal do processo de luto; em um ponto, você pode se recusar a acreditar ou responder à situação. Isso pode salvá-lo temporariamente, mas quanto mais você não aceita a realidade, mais você se cansa e mais dor sente. O luto não é uma coisa ruim, porque é um testemunho de quanto você preza a presença de seu cônjuge e as lembranças que você tem dele. Sinta a sua dor, mas tenha sempre em mente que também é preciso recuperar as forças, para o seu próprio bem e para aqueles que dependem de você.
  2. Expresse sua dor. Isso pode assumir a forma de escrever um diário, fazer um álbum de recortes, falar sobre seu cônjuge ou até mesmo algo tão simples e natural como chorar. A expressão de sentimentos o ajuda de várias maneiras. Em primeiro lugar, faz você se sentir melhor, pois não precisa controlá-lo. Em segundo lugar, transforma suas emoções em ideias e formas concretas, de modo que você pode lidar melhor com o que sente. Terceiro, incentiva a comunicação entre você e outras pessoas, o que alivia o fardo e permite que outros o ajudem de forma mais eficaz.
  3. Esteja com outras pessoas. As pessoas se sentem melhor quando estão rodeadas de amigos e familiares que as apoiam e amam. Fique com outras pessoas e evite ficar sozinho, especialmente se isso aumentar sua dor. Tente ingressar em grupos de apoio. No entanto, nunca deixe que outras pessoas interfiram em suas emoções e decisões. Você tem o direito de sentir e de tomar decisões por si mesmo, não importa o quão perturbado esteja.
  4. Distraia-se. Faça coisas que o animem ou que o deixem ocupado. Embora possa ser tentador para você fazer coisas que o lembrem de sua vida de casado, evite fazê-las se quiser diminuir o impacto de sua tristeza. É melhor sair com os amigos, pois sair sozinho pode deixá-lo deprimido. Alinhado a isso, evite lugares ou afaste coisas que provoquem sentimentos intensos, até que tenha recuperado a estabilidade emocional.
    Perder o cônjuge pode ser o acontecimento mais estressante que você pode ter em sua vida
    Perder o cônjuge pode ser o acontecimento mais estressante que você pode ter em sua vida.
  5. Melhore as coisas. Não deixe que sua tristeza o impeça de melhorar as coisas ou a si mesmo. Leia livros de autoajuda, dedique-se a um hobby, destaque em alguma coisa, ajude outras pessoas, redecore a casa ou faça qualquer coisa produtiva. A sensação que você tem o anima e aumenta sua autoestima, tornando-o uma pessoa mais forte.
  6. Arrume os papéis. Você pode ter que cuidar de documentos, como testamento, certificados, apólices de seguro e assim por diante. Contrate um profissional se tiver problemas para compreender ou tomar decisões sobre assuntos que envolvam finanças ou documentos jurídicos. Se possível, adie a assinatura de qualquer coisa, a menos que tenha limpado sua mente. Guarde os documentos em um cofre à prova de fogo, água e roubo.
  7. Obter ajuda. Como este é um período estressante, não se canse de fazer tarefas que você pode delegar a outras pessoas. Encontre pessoas em quem você confia para fazer as coisas que precisam ser feitas, como tarefas domésticas, recados e coisas do gênero. Procure os serviços de um psicólogo ou conselheiro para ajudá-lo em suas dificuldades.

Perder o cônjuge é uma parte normal da vida de casado e milhões de pessoas experimentaram e sobreviveram à situação em que você se encontra agora. Embora você possa pensar que é impossível superar sua dor, recuse-se a desistir. Enquanto você estiver vivo, você pode e encontrará alegria. Sofra totalmente e, então, dê a si mesmo a chance de se sentir feliz mais uma vez.

Artigos relacionados
  1. Como tirar fotos de bebês?
  2. Como assumir o controle de sua vida?
  3. Como ensinar artes e ofícios para sua criança?
  4. Como falar com seu filho adolescente sobre namoro?
  5. Como falar com seu filho adolescente sobre tabagismo na adolescência?
  6. Como ensinar ioga para crianças: ioga para iniciantes?
FacebookTwitterInstagramPinterestLinkedInGoogle+YoutubeRedditDribbbleBehanceGithubCodePenWhatsappEmail