Como escrever uma carta de recomendação para candidatos a escolas de pós-graduação?

Se você for solicitado a escrever uma carta de recomendação para um candidato a uma pós-graduação
Se você for solicitado a escrever uma carta de recomendação para um candidato a uma pós-graduação, a perspectiva de começar pode parecer um tanto assustadora.

Se você for solicitado a escrever uma carta de recomendação para um candidato a uma pós-graduação, a perspectiva de começar pode parecer um tanto assustadora. Encontrar um equilíbrio entre "honesto" e "útil", enquanto se questiona sobre coisas como quantos detalhes colocar sobre como você conhece a pessoa, ou como se concentrar nesses pontos fortes sem parecer excessivamente entusiasmado, pode ser uma tarefa difícil.

Quaisquer cursos que o candidato tenha feito ou trabalhos de pesquisa que o candidato tenha escrito
Quaisquer cursos que o candidato tenha feito ou trabalhos de pesquisa que o candidato tenha escrito que sejam relevantes para o tópico.

Aqui estão algumas dicas para escrever essas cartas de recomendação:

  1. Fale com o candidato. Isso é especialmente importante se você trabalhou com ele apenas de forma limitada, pois pode não estar ciente de tudo o que ele realizou. Peça os itens da lista abaixo para ter uma ideia melhor do que incluir na carta.
    • A média de notas do candidato, mais quaisquer prêmios acadêmicos ou sociedades de honra às quais ele ou ela pertence.
    • Quaisquer cursos que o candidato tenha feito ou trabalhos de pesquisa que o candidato tenha escrito que sejam relevantes para o tópico.
    • Qualquer experiência de trabalho ou atividades voluntárias que sejam relevantes para o tema.
    • Uma descrição dos objetivos profissionais do candidato
    • Cópias de quaisquer ensaios de admissão que o candidato teve que escrever para o processo de admissão.
  2. Reúna anedotas. Uma carta de candidatura eficaz é altamente detalhada e contém exemplos das características positivas do candidato. É importante ilustrar como a escola ou programa se beneficiará ao admitir o candidato.
  3. Organize o conteúdo. Mesmo uma carta de recomendação deve seguir o procedimento padrão de redação de cartas, com uma estrutura de abertura - corpo - fechamento, com o acréscimo de uma recomendação no final. Dedique um minuto para entender cada um desses componentes e o que você tem a dizer sobre cada um deles.
    • Abertura: Explique quem você é e como conhece o candidato. Discuta o que você conhece do candidato e forneça as informações relevantes em um parágrafo. Como você conhece o candidato? O seu relacionamento está centrado no trabalho, na escola, no voluntariado ou em uma combinação dos dois? Há quanto tempo você conhece o candidato?
    • Corpo: Discuta os pontos fortes do candidato aqui, em dois parágrafos. No primeiro parágrafo, liste algumas de suas áreas de especialização ou habilidade ou maturidade específica (por exemplo, as habilidades organizacionais do candidato, capacidade de resolução criativa de problemas, compreensão da importância dos prazos, inteligência do candidato, criatividade, capacidade de lidar com assuntos complexos e adequação ao campo de estudo). Mantenha este parágrafo sucinto e direto ao ponto. (Lembre-se: a lei federal da Europa proíbe você de incluir comentários sobre gênero, raça, cor, idade, religião, estado civil, deficiência física ou mental, nacionalidade, orientação sexual, condição médica, cidadania ou afiliações políticas, crenças ou atividades.)

      No segundo parágrafo, escolha uma habilidade ou característica do candidato na qual focar que seja particularmente notável - por exemplo: "De todas as habilidades e pontos fortes de John, talvez a maior seja sua habilidade de analisar questões complexas sem perder o foco." Em seguida, dê um ou dois exemplos concretos de como o candidato demonstrou essa característica ou habilidade no passado. Mantenha suas histórias curtas. Concentre-se nas escolhas ou habilidades do candidato e em como essas escolhas e habilidades levaram a um bom resultado. Use as anedotas para ajudar a mostrar como o candidato seria um bom candidato para a pós-graduação.

    • Encerramento: Resuma a carta reafirmando e chamando a atenção do leitor para os objetivos do candidato. Vincule as características e habilidades ao curso de estudo pretendido. Por exemplo, para um candidato a um diploma de Direito: "Resumindo, Jane demonstrou raciocínio rápido e habilidades de análise crítica necessárias para se tornar uma advogada excepcional.
    • Sua recomendação: A última frase do fechamento deve dar sua recomendação. Seja específico sobre até que ponto você recomendaria o candidato.

      Abaixo está um exemplo de carta reduzido formatado da maneira correta:

      "Caros Senhores,

      Meu nome é John Q. Public, e recomendo veementemente Jane Doe como candidata à pós-graduação. Durante minha gestão como Diretor Associado, Name College, interagi com Jane como sua professora durante seu tempo como estudante no Name College nos últimos quatro anos. "

      Jane é capaz de formar fortes conexões com pessoas de todas as idades, especialmente as crianças "em risco" com quem ela trabalhou na Speciality Hill School. Jane tem um talento especial para trabalhar com alunos que precisam de orientação e apoio adicionais do que aqueles normalmente recebidos em salas de aula tradicionais. Ela se destaca no ensino de conceitos simples e mais avançados e possui excelentes habilidades de comunicação escrita e verbal. Jane é extremamente organizada, motivada e confiável. "

      Enquanto era estudante no Name College, Jane foi empregada em vários cargos envolvendo crianças, incluindo ensinar um programa de museu para turmas da quarta série no distrito escolar próximo, ensinar adultos e crianças a jogar vôlei e gerenciar equipamentos de vôlei e softball para um local distrito do parque. Ela fez tudo isso com iniciativa e atitude positiva.”

      Jane seria um grande trunfo para o seu programa e eu a recomendo a você sem reservas. Se você tiver mais perguntas em relação à formação ou às qualificações dela, entre em contato comigo pelo número listado neste papel timbrado. "

  4. Preste atenção à formatação e gramática. Use papel timbrado oficial e sempre digite uma carta de recomendação. Certifique-se de ter deixado as margens adequadas, de ter escrito todas as palavras corretamente e de não ter cometido erros gramaticais ou escolhas de sintaxe inadequadas. Verifique novamente a solicitação da carta para ter certeza de que abordou adequadamente o propósito da carta e para esclarecer se a carta deve ser entregue ao requerente ou enviada separadamente. Siga as regras "ao pé da letra" para evitar problemas mais tarde.
  5. Quando dizer não. Se você tem reservas sobre escrever uma carta de recomendação - por exemplo, se você recomendaria o candidato apenas condicionalmente, ou não recomendaria nada, ou se sentiria neutro em relação ao candidato - ou se você não tivesse informações suficientes para fazer um julgamento informado, pergunte a si mesmo se você realmente é a melhor pessoa para este trabalho. Como essas cartas são geralmente positivas, as cartas de recomendação para programas de pós-graduação que são neutras sobre um candidato são frequentemente vistas como cartas negativas. É melhor ser honesto, pois seu nome profissional está em jogo se o candidato não for adequado para o programa. Se for esse o caso, pense seriamente em pedir ao candidato que busque a ajuda de outra pessoa, em vez de atrapalhar o plano futuro do candidato por parecer muito morno ou apático.

Escreva cartas de recomendação

Agora que você pode escrever cartas de recomendação para a escola, você também pode aprender como escrever uma carta de recomendação para candidatos a empregos.

Artigos relacionados
  1. Como entender a admissão na escola de pós-graduação?
  2. Como soprar vidro?
  3. Como ensinar matemática básica para um adulto?
  4. Como se tornar um técnico em saúde?
  5. Como se tornar um técnico em medicina nuclear?
  6. Como obter um diploma em tecnologia?
FacebookTwitterInstagramPinterestLinkedInGoogle+YoutubeRedditDribbbleBehanceGithubCodePenWhatsappEmail