Como fazer seu filho adolescente falar com você?

Mas diz a seu filho para não fumar
Se você fuma, mas diz a seu filho para não fumar, ele fuma, porque as ações falam mais alto que as palavras.

Abrindo a comunicação com seu filho

Uma expressão comum que os pais aprendem é que "as crianças se transformam em monstros quando atingem a idade de 12 anos". Estou aqui para lhe dizer que isso é um mito e que seu comportamento como pai é crucial para a abertura de seu filho para com você.

Encontre coisas boas em tudo o que seu filho faz
Encontre coisas boas em tudo o que seu filho faz e elogie essas coisas boas.

Aqui estão algumas coisas que você deve fazer e, se tiver filhos mais novos, comece a fazer essas coisas com eles também:

  1. Confie no que seu filho adolescente diz. É um fato bem conhecido que o que você faz tem muito mais impacto do que o que você diz. Se você fuma, mas diz a seu filho para não fumar, ele fuma, porque as ações falam mais alto que as palavras. Portanto, se você quer que seu filho confie em você, você precisa mostrar-lhes COMO.
    • Quando seu filho adolescente falar com você, observe qualquer resposta interna em sua mente que diga: "Não acredito em você".
    • Pare com isso.
    • Suponha que o que seu filho está dizendo é verdade.
    • Continue a conversa como se fosse a verdade.
    • Diga coisas que mostrem sua fé em seu filho, como "isso faz sentido", "Eu confio em seu julgamento", "Eu faria o mesmo" ou "torna mais fácil saber que você sempre me diz a verdade".

    A princípio, isso pode não refletir o que você sente, mas continue dizendo mesmo assim e seu filho viverá de acordo com suas expectativas.

  2. Confie em seu filho adolescente. O outro lado, é claro, é compartilhar seus próprios pensamentos e sentimentos com seu filho adolescente, mesmo que sejam difíceis, complicados ou um pouco embaraçosos:
    • Conte a eles sobre o seu dia, começando pelos fatos. Isso pode facilitar o seu caminho para uma conversa.
    • Conte a eles sobre seus sentimentos em diferentes situações, incluindo coisas que você considera fracassos. Isso transmite a mensagem: "Não há problema em falhar, contanto que você aprenda com a experiência."
    • Conte a eles sobre você e suas experiências de crescimento. Comece com as descrições gerais e evite exemplos específicos no início. Basta preparar o cenário e permitir que seu filho o conheça como pessoa.
    • Use " palavras de sentimento " para descrever suas emoções, como "Fiquei muito frustrado hoje" ou "Eu estava tão feliz que queria pular da minha pele". Isso transmitirá a mensagem de que as emoções estão bem e fornecerá exemplos que seu filho pode usar para descrever seus próprios sentimentos.

    Como antes, se você se sentir desconfortável em ser "honesto demais" com seu filho adolescente, comece aos poucos e vá aumentando. Os adolescentes podem farejar qualquer show que você apresentar, então seja sempre real!

  3. Valorize a opinião de seu filho. Se você deseja que seu filho adolescente valorize sua opinião, mostre-lhe como respeitando o primeiro:
    • Especialmente nos dias de hoje, onde os adolescentes sabem muito mais sobre tecnologia, moda e o que acontece ao redor do mundo, encontre oportunidades de pedir a opinião dele sobre algo que ele conhece melhor do que você.
    • Expresse o seu apreço pelo conhecimento dele e sua vontade de compartilhá-lo com você. Diga coisas como: "Estou tão feliz por você ter me ajudado com isso", "Eu não sabia que você era TÃO bom" e "Você obviamente sabe disso mais do que eu".
    • Ao tomar decisões familiares, peça a seu filho que participe da tomada de decisão e considere seriamente o que ele diz. Essa é uma prática excelente para a tomada de decisões em um ambiente seguro e garante que seu filho "aceite" o resultado.

    Seja paciente nos estágios iniciais. Seu filho adolescente pode suspeitar e demorar um pouco para expressar sua opinião. Alguns dos argumentos podem parecer estranhos à primeira vista, então investigue-os e leve seu filho à expressão total.

  4. Concentre-se no positivo. Este é seu filho, certo? Você o ama, certo?
    • Encontre coisas boas em tudo o que seu filho faz e elogie essas coisas boas.
    • Se o resultado não for bom, concentre-se em qualquer progresso feito e elogie- o.
    • Se o progresso foi mínimo, concentre-se no esforço ou mesmo na intenção e elogie- os.
    • Sempre separe a pessoa da ação ou do resultado. Em vez de "Você é um garoto mau", diga: "Não gostei do que você fez, mas sei que sua intenção era boa. Talvez você possa tentar..."

    Você ficará surpreso ao saber que, ao focar no positivo, seu filho adolescente começará a parecer um ser humano sensível e compreensivo.

Para situações mais específicas, reserve uma sessão com um bom treinador de vida ou terapeuta familiar.

Artigos relacionados
  1. Como dar elogios às crianças?
  2. Como dar uma mesada ao seu filho adolescente?
  3. Como ajudar os adolescentes a controlar sua raiva?
  4. Como lidar com problemas de disciplina?
  5. Como ajudar adolescentes a parar de fumar maconha?
  6. Como ajudar adolescentes com gerenciamento de tempo?
FacebookTwitterInstagramPinterestLinkedInGoogle+YoutubeRedditDribbbleBehanceGithubCodePenWhatsappEmail