Como fazer a transição em um papel de pai passo?

Os filhos também aceitarão sua autoridade
Com o tempo e com o apoio de seu cônjuge, os filhos também aceitarão sua autoridade.

Hoje, famílias "mescladas" são a norma. Não é incomum que os recém-casados se casem com filhos de relacionamentos anteriores e, quando o fizerem, a nova família deve aprender a se adaptar a uma nova situação de vida. Se você está prestes a se tornar um padrasto, há algumas coisas que você pode fazer para tornar a transição mais fácil - para você e para todos os membros da família.

  1. Vá devagar. Mudanças são difíceis para todos, e as crianças, principalmente, podem ter dificuldades no início. Você pode esperar algum ressentimento e objeções iniciais ao seu papel na vida deles. Não é incomum que os filhos tenham esperança de que os pais voltem a ficar juntos - a sua presença, aos olhos dos filhos, é uma prova de que os pais seguiram em frente.
  2. Conte com a ajuda de seu cônjuge. É absolutamente vital que você e seu cônjuge tenham uma frente unida com os filhos. No início, eles responderão melhor aos conselhos e orientações dos pais com os quais já se sentem confortáveis. Com o tempo e com o apoio de seu cônjuge, os filhos também aceitarão sua autoridade.
  3. Mudanças nas regras são inevitáveis, mas certifique-se de implementá-las gradualmente, especialmente se as regras forem mais rígidas do que as crianças estão acostumadas. Você não pode entrar na vida deles, tirar as liberdades que eles esperam e presumir que ficarão felizes com isso. Se você e seu cônjuge estão trazendo filhos para o casamento, é importante que as mesmas regras da casa se apliquem para todos. Isso provavelmente significará que todas as crianças passarão por algumas mudanças nas regras, mas com o tempo, é razoável esperar que todos aceitem as novas regras. Discuta com seu cônjuge a disciplina, o toque de recolher, as expectativas sobre tarefas domésticas e outras questões relativas aos filhos. Juntos, decidam as regras que vocês dois concordarão em implementar e fazer cumprir. Fale sobre as consequências da desobediência. Depois de definir os detalhes, reúna as crianças e discuta as regras com elas.
  4. Seja gentil, mas firme. Embora seja natural que as crianças se ressentam do fato de que suas vidas estão em transição, não permita que usem a situação como desculpa para mau comportamento.
  5. Junte-se a um grupo de apoio ou comunidade online. Estudos têm mostrado que uma das melhores maneiras de aprender como se tornar um grande padrasto é aprender e compartilhar experiências com outros pais adotivos. Eu recomendo fortemente que você considere entrar em uma comunidade online dedicada a madrasta ou padrasto, como www.secondwivesclub.com ou www.stepdad.org (estes são os dois melhores que eu conheço).
    Seu cônjuge tenham uma frente unida com os filhos
    É absolutamente vital que você e seu cônjuge tenham uma frente unida com os filhos.
  6. Nunca tente substituir o outro pai dos filhos. Você pode se esforçar para ser um adulto amoroso adicional na vida deles, mas não é o "novo" pai ou mãe deles. Às vezes, os filhos sentem que estão sendo desleais para com o outro pai, se gostarem do padrasto. Deixe-os saber que você adoraria ser um adulto amoroso adicional em suas vidas, mas que seus pais sempre serão seus pais.
  7. Se possível, peça a ajuda do outro pai natural dos filhos. É do interesse das crianças que todos os adultos interajam de maneira civilizada e que façam o possível para estar de acordo com as questões relativas ao bem-estar das crianças. Faça tudo o que puder para garantir ao outro progenitor que você respeita seu papel insubstituível na vida da criança.
  8. Embora as decisões domésticas diárias com relação aos filhos possam ser feitas entre você e seu cônjuge, lembre-se de que as principais escolhas na vida devem ser feitas pelos pais naturais das crianças. Sinta-se à vontade para dar sua opinião sobre essas decisões a seu cônjuge, mas permita que ele fale por vocês dois.
  9. Não importa quais sejam seus sentimentos pessoais, nunca fale mal do outro pai dos filhos. Os filhos têm todo o direito de amar os pais, independentemente das circunstâncias. Além disso, muitas vezes as crianças acreditam que, se seus pais são maus, isso significa que eles também o são. Esse sentimento prejudicial nunca deve ser expresso a uma criança.
  10. Se o outro pai dos filhos estiver permanentemente fora de cena devido à morte ou outras circunstâncias, certifique-se de honrar e respeitar a memória deles. Essa pessoa desempenhou um papel importante na vida das crianças e eles apreciarão sua consideração.
  11. Aguente firme. Ao tornar-se sempre amoroso e disponível, até a criança mais resistente aprenderá a aceitá-lo e amá-lo.
Artigos relacionados
  1. Como receber um genro?
  2. Como evitar a maconha durante a amamentação?
  3. Crie gráficos de tarefas para crianças: estabeleça tarefas de casa para crianças
  4. Como comprar uma balança para bebês?
  5. Comprando um colete salva-vidas infantil: use um dispositivo de flutuação seguro
  6. Como os pais podem fazer a diferença na vida de seus filhos?
FacebookTwitterInstagramPinterestLinkedInGoogle+YoutubeRedditDribbbleBehanceGithubCodePenWhatsappEmail