Como se tornar um jornalista: educação, empregos e especialidades

Esses empregos são em jornais comunitários ou em publicações muito pequenas
Alguns jornalistas conseguem encontrar emprego sem o benefício de um diploma universitário, mas, na maioria das vezes, esses empregos são em jornais comunitários ou em publicações muito pequenas.

O mundo do jornalismo pode ser muito emocionante. Os jornalistas estão na vanguarda dos eventos locais e globais, ajudando a manter o mundo informado sobre as notícias e fofocas. Antes de dar um grande passo para se tornar um jornalista, como matricular-se em uma escola de jornalismo de ponta, certifique-se de estar ciente dos salários dos jornalistas e da competição por empregos em jornalismo. O clima para os jornalistas é especialmente difícil agora.

Sua melhor aposta é uma educação sólida
Se você pretende trabalhar para uma grande publicação ou produtora, sua melhor aposta é uma educação sólida.

Quando tiver certeza de que a carreira de jornalista é a certa para você, eis o que você precisa fazer.

  1. A educação vem em primeiro lugar. Um diploma em jornalismo, inglês ou comunicação é benéfico para aqueles que desejam seguir carreira em jornalismo. Além de ajudá-lo a obter o conhecimento necessário, muitas universidades oferecem serviços de colocação profissional para recém-formados e ex-alunos. Alguns jornalistas conseguem encontrar emprego sem o benefício de um diploma universitário, mas, na maioria das vezes, esses empregos são em jornais comunitários ou em publicações muito pequenas.

    Se você pretende trabalhar para uma grande publicação ou produtora, sua melhor aposta é uma educação sólida. Frequentar a escola de jornalismo, também chamada de J-school, é um investimento em seu futuro. A inscrição em programas de atalho, como seminários e aulas que oferecem "certificados de conclusão", embora tentadora, deve ser evitada. Além disso, tenha cuidado com as universidades online que prometem um diploma com base na "experiência de vida". Muitos deles não são afiliados de forma alguma a uma universidade credenciada. Há uma série de boas faculdades online, mas a maioria - senão todas - são escolas irmãs de uma universidade física. A faculdade de jornalismo é muito importante. É especialmente bom encontrar uma faculdade de jornalismo com um jornal estudantil de boa reputação ou programa de televisão - você vai querer obter o máximo de jornalismo prático possível enquanto ainda estiver na escola. Isso o ajudará a garantir um estágio em jornalismo e a contornar o Catch 22 de precisar de experiência em jornalismo antes de conseguir um emprego em jornalismo.

    Os editores, especialmente aqueles com reconhecimento mundial, respeitarão seu compromisso em obter uma educação sólida.

    Como seu salário aumentará a cada nível de educação concluído, é aconselhável procurar emprego em uma editora de médio porte após concluir o bacharelado. Nesse nível de educação, alguns empregadores serão capazes de atender às suas expectativas salariais, abrindo uma boa variedade de opções para seu primeiro emprego no jornalismo. À medida que continua a buscar um diploma avançado, você fará muitos contatos valiosos por meio de seu trabalho para futuras oportunidades de emprego. Essa combinação de trabalhar ativamente em seu ofício à medida que avança em sua educação em jornalismo é sua melhor receita para o sucesso.

  2. Escolha uma especialidade. Os empregos no jornalismo variam muito, por isso é importante decidir exatamente qual caminho você deseja seguir. Aqui estão apenas alguns tipos de jornalistas:
    • Repórteres de jornais cobrem histórias para publicações comunitárias, metropolitanas ou nacionais. As histórias costumam ser de última hora, por isso você deve ser flexível e capaz de pensar por conta própria. Os prazos costumam ser curtos, portanto, esteja preparado para escrever com rapidez e precisão.
    • Os repórteres investigativos são contratados por jornais, revistas e redes de televisão. O jornalismo investigativo envolve chegar ao fundo das histórias sobre política, crime e vários escândalos. Os traços necessários incluem a habilidade de discernir o fato da ficção e ser um pesquisador engenhoso. Este é um tipo de trabalho "sem brincadeira".
    • Os correspondentes estrangeiros são empregados por uma fonte de mídia em um país e estacionados em um país estrangeiro. Freqüentemente, cobrem governo, religião, situações de agitação política e são freqüentemente colocados em ambientes potencialmente perigosos. Embora essa linha de jornalismo possa ser bem remunerada e bastante conhecida, além do perigo, os correspondentes estrangeiros devem viajar extensivamente e, muitas vezes, por longos períodos de tempo.
    • Os jornalistas da transmissão incluem repórteres de televisão e rádio e âncoras de notícias. Esses jornalistas se especializam em "reportagens diretas", com ênfase em uma cobertura concisa - em vez de profunda. Além de precisarem de reportagens afiadas e habilidades de pesquisa, os jornalistas de radiodifusão também devem ter vozes agradáveis e um certo nível de atratividade física. Uma área menos frequentemente considerada do jornalismo de radiodifusão são os escritores de documentários para cinema ou televisão. Os documentários dão ao jornalista a oportunidade de se aprofundar em histórias de interesse.
    • Os fotojornalistas usam filmes e imagens estáticas para capturar eventos noticiosos. Os fotojornalistas são amplamente empregados por todas as fontes de mídia, incluindo jornais, revistas e televisão. Um olhar artístico, bem como a capacidade de escolher os momentos certos para registrar para a história, são necessários. Os fotojornalistas devem estar "no momento" e participar de eventos que vão desde premiações ricas em celebridades até desastres naturais.
    • Jornalistas esportivos fazem reportagens sobre esportes populares para o rádio, jornal e até mesmo online.
    • Jornalistas online se concentram no ciclo de 20,57 notícias disponíveis na web; esses jornalistas precisam ser rápidos.
  3. Você tem que ter o material certo. Não importa qual ramo do jornalismo lhe interesse, há uma série de características necessárias que são comuns a todos. Os jornalistas devem ser curiosos e ter "faro para notícias". Bons jornalistas devem sempre empregar alta ética. Eles devem verificar os fatos, ser confiáveis com informações confidenciais e, ocasionalmente, devem estar dispostos a proteger a fonte de suas informações se revelá-las colocar alguém em risco. Além disso, eles devem ser capazes de se relacionar bem com uma ampla variedade de pessoas e se adaptar às circunstâncias em constante mudança. Por último, uma atitude imparcial é necessária para quase todas as áreas do jornalismo; esses trabalhos exigem um relato neutro de fatos, em vez de opiniões. A única exceção a essa regra é para colunistas, que são contratados especificamente para oferecer comentários pessoais.
  4. Ponha o pé na porta. Procure ativamente estágios durante seus últimos dois anos de faculdade. Muitos jornais, revistas, televisão e estações de rádio oferecem estágios (muitas vezes não remunerados) para alunos de graduação e pós-graduação. Confira os sites das empresas de mídia da sua cidade; muitos anunciarão seus estágios online. Estágios de jornalismo são a chave para empregos de jornalismo mais tarde, como muitos jornalistas experientes irão lhe dizer.
  5. Trabalho em rede. Uma das melhores maneiras de conseguir um emprego no jornalismo é avisar os amigos e familiares que você está procurando. Divulgue para os membros de quaisquer clubes ou associações a que você pertença, bem como para colegas de trabalho de confiança. Procure oportunidades de conhecer pessoas na área. Inscreva-se em workshops de redação e aulas de jornalismo.
  6. Pense grande, mas comece pequeno. É altamente improvável que seu primeiro emprego como jornalista seja bem pago ou conhecido (a menos que você seja um excelente networker!), Mas conseguir um emprego em um jornal comunitário ou estação de televisão local é um bom começo. Depois de trabalhar na área, você terá a chance de provar seu valor e buscar ativamente o progresso.
FacebookTwitterInstagramPinterestLinkedInGoogle+YoutubeRedditDribbbleBehanceGithubCodePenWhatsappEmail