Como parar de guardar rancores?

Se esse rancor for nutrido por um longo período de tempo
Se esse rancor for nutrido por um longo período de tempo, geralmente se transforma em ódio.

Guardar rancor é uma ocorrência comum. As pessoas geralmente os consideram levianamente, já que muitos homens e mulheres consideram os rancores uma característica inata da natureza humana. Um rancor se forma inicialmente ao manter registros de ofensas passadas cometidas por outra pessoa à pessoa ofendida. Se esse rancor for nutrido por um longo período de tempo, geralmente se transforma em ódio.

Se guardar rancor é comum, por que é importante tratá-los com seriedade? É simples. Rancores podem resultar em vários efeitos negativos que ninguém gostaria de experimentar. Primeiro, pode destruir a confiança. A confiança nunca é algo fácil de construir. Arruinar a confiança uma vez é o mesmo que arruiná-la para sempre. A confiança pode ser reconquistada, mas a escalada é difícil, e a capacidade de confiar novamente em um traidor varia de pessoa para pessoa.

Membros da família

Em seguida, quando você perde a confiança, você destrói o relacionamento. Pode ser seu relacionamento com seus amigos, ou com membros de sua família, e até mesmo com algumas pessoas importantes em sua comunidade.

Por último, pode causar violência. Muitos casos relatados de violência surgem de rancores profundamente guardados ou, pelo menos, resultam de rancores.

Rancores podem resultar em vários efeitos negativos que ninguém gostaria de experimentar
Rancores podem resultar em vários efeitos negativos que ninguém gostaria de experimentar.

Nutrir rancor, portanto, é fatal. Todo o conjunto de razões anteriores definitivamente justifica por que você não deve guardar rancor. Embora seja difícil de eliminar, ainda existem maneiras de se livrar dele. Considere estas etapas:

  1. Pergunte a si mesmo o que está fazendo você guardar rancor. Isso é necessário, pois conhecer o problema é resolvê-lo e para você ser capaz de determinar se o que o está causando ressentimento é a sua própria vontade autocentrada. Se for esse o caso, então é você que deve ensinar alguma lição de moral.
  2. Enfrente o problema e resolva-o. Se alguém cometeu uma ofensa, é melhor que você a confronte de uma maneira gentil para evitar que a ofensa se repita.
  3. Escolha perdoar. Este é o último e o mais importante de todos. O perdão é a melhor solução para todas as dores de cabeça, quebrantamento e até ódio. O perdão nunca é fácil, nunca é orgulhoso e nunca é justo, mas o perdão é a única maneira de limpar as acusações. Se você quer paz, você deve saber perdoar. Embora não seja simples, é necessário realmente abandonar o ódio.

Parte mais difícil

Muitas pessoas, principalmente aquelas que foram vítimas de crimes e abusos, acabam presas pelo ódio. Em seus corações estão a amargura e a vontade de fazer justiça com as próprias mãos. Nesses casos, o perdão é a parte mais difícil e pode ser a última em suas mentes, mas nunca é impossível perdoar, não importa o tamanho da ofensa. Só que as vítimas precisam se motivar para seguir em frente e se livrar totalmente da dor e, mais tarde, o perdão em seus corações virá.

A raiva é uma escolha. Então é um rancor. No entanto, se você tentar o seu melhor para evitar mal-entendidos, estender sua paciência um pouco mais a cada vez e aceitar mais as pessoas e suas falhas, logo perceberá que guardar rancor é algo que não deve ser tolerado. tudo.

Artigos relacionados
  1. Como parar de ter ciúmes?
  2. Como parar de ser sensível demais?
  3. Como terminar uma amizade com muito tato?
  4. Como parar de discutir em um relacionamento?
  5. Como corrigir uma má reputação?
  6. Como responder quando atacado verbalmente?
FacebookTwitterInstagramPinterestLinkedInGoogle+YoutubeRedditDribbbleBehanceGithubCodePenWhatsappEmail