Como manter uma adoção aberta?

Os pais biológicos de seu filho adotivo devem sempre trabalhar juntos para o melhor interesse da criança
Você e os pais biológicos de seu filho adotivo devem sempre trabalhar juntos para o melhor interesse da criança.

Sandy e John são novos pais de Sammy. Após 10 anos de casamento e tentando desesperadamente conceber sem muito sucesso, eles optaram pela adoção aberta. Martha e Stewart têm filhos crescidos e gostariam de acrescentar um pequeno à sua família. Depois de se reunir com uma agência de adoção, eles decidiram que a adoção aberta é a melhor opção. Agora, eles estão compartilhando os direitos dos pais com a mãe biológica de Todd e não poderiam estar mais felizes.

Eles decidiram que a adoção aberta é a melhor opção
Depois de se reunir com uma agência de adoção, eles decidiram que a adoção aberta é a melhor opção.

Como os casais apresentados aqui, você está interessado na adoção aberta, o que significa que está emocional, financeiramente e mentalmente preparado para cuidar e criar uma criança em parceria com seus pais biológicos? Para garantir que tudo corra bem nesta configuração, você pode considerar seguir estas etapas para criar os filhos com sucesso.

  1. Embora seja verdade que a adoção aberta dá a você todos os direitos legais sobre uma criança e, portanto, vocês são os pais legais da criança, não é vantajoso para o seu filho adotado cortar o papel dos pais biológicos. Considere a adoção aberta como uma paternidade compartilhada.
  2. Procure aconselhamento profissional. Parenting dá trabalho. Conselheiros profissionais dão bons conselhos sobre como lidar com o estresse, a autoridade dos pais e os limites essenciais para um relacionamento saudável entre sua família e a dos pais biológicos de seu filho.
  3. Assim que a criança for capaz de entender, explique a situação para ela de uma forma amorosa e aberta. Use palavras positivas como: "Nós somos seus pais verdadeiros e você é nosso filho" ou "Seus pais biológicos são seus pais biológicos. Eles não te entregaram, eles queriam te dar o melhor que a vida pode oferecer, então eles optaram pela adoção. "
  4. Crie um ambiente doméstico que dê ao seu filho adotivo uma sensação de segurança e proteção.
  5. Se achar necessário, consulte as decisões importantes com os pais biológicos da criança. Os exemplos incluem mudança para outro estado ou criação de um fundo para a faculdade.
  6. Podem surgir mal-entendidos entre você e os pais biológicos. Quando isso acontecer, esteja aberto à comunicação e à resolução de conflitos. Quando necessário, procure ajuda profissional ou mediação.
  7. Você e os pais biológicos de seu filho adotivo devem sempre trabalhar juntos para o melhor interesse da criança. Não há espaço para interesses egoístas quando o futuro de uma criança está em jogo.
  8. Mantenha um álbum de fotos de família e atualize-o com frequência. Isso mostra ao seu filho adotivo que ele é realmente um membro da sua família.
  9. Lembre-se de que a adoção aberta tem mais a ver com relacionamentos do que com um contrato legal. Manter uma adoção aberta bem - sucedida não tem a ver com o sistema ou o processo. É sobre seu compromisso de amar e cuidar de seu filho adotivo.
  10. Nesta época de redes sociais, é prudente manter o mínimo de blogs e tuítes no que diz respeito ao seu filho adotivo. Evite compartilhar o processo de adoção e as fotos de seu filho até que ele tenha idade suficiente para compartilhar esta história de vida por sua própria vontade.

O desafio não é ser pai, mas sim como ser pai. Biológico ou não, é realmente necessário amar e cuidar de uma criança e você deve se sentir abençoado por ter uma em sua vida. Aprecie as memórias e celebre uma das experiências mais gloriosas de sua vida.

Artigos relacionados
  1. Como se encontrar com o oficial de liberdade condicional de um filho adotivo?
  2. Como negociar a custódia da criança sem ir a tribunal?
  3. Como se preparar para falar sobre adoção?
  4. Como obter bolsas de estudo para mães solteiras?
  5. Como solicitar saudações da Casa Branca?
  6. Como procurar uma criança adotada?
FacebookTwitterInstagramPinterestLinkedInGoogle+YoutubeRedditDribbbleBehanceGithubCodePenWhatsappEmail