A tecnologia de fone de ouvido Bluetooth já existe há algum tempo. Além de tornar nossas vidas mais fáceis com fones de ouvido sem fio viva-voz, também devemos ser gratos pela conveniência de poder trocar informações sem fio com laptops e computadores de mesa usando dongles Bluetooth ou transmissores Bluetooth embutidos em computadores. Para os não iniciados, o Bluetooth pode facilmente parecer mágica, porque você está essencialmente transferindo dados de um gadget para outro pelo ar.
Você não precisa ser um engenheiro ou cientista de foguetes para ter curiosidade sobre tecnologia, como o funcionamento do Bluetooth. Aqui está um esboço simplificado de como funciona um fone de ouvido sem fio.
Um dispositivo Bluetooth emite um sinal usando uma transmissão de rádio de potência extremamente baixa e por meio de uma frequência ultra-alta (UHF). Isso permite que ele se comunique com outros dispositivos apenas em uma proximidade de 10 metros ou mais.
O Bluetooth se comunica enviando e processando sinais em dois níveis: o nível físico (aquele que transmite em uma frequência de rádio) e o nível de protocolo (principalmente relacionado às "conversas" sobre padrões e instruções entre dois dispositivos).
O sinal emitido por um dispositivo Bluetooth está em uma frequência de rádio muito alta. Isso garante que o sinal não interfira com outras transmissões de rádio de frequência inferior, como sinais de televisão e rádio FM.
Embora um sinal de um dispositivo Bluetooth possa passar por materiais finos como roupas, seu corpo e similares, esses sinais de rádio geralmente não podem passar pelas paredes devido à baixa energia. Como a tecnologia Bluetooth permite a conectividade nas proximidades, os fones de ouvido podem conectar simultaneamente até oito dispositivos. E mesmo com vários dispositivos interagindo dentro de uma pequena área, ainda é possível que o equipamento coexista, por causa de uma técnica chamada salto de frequência de espalhamento espectral. Isso significa que cada dispositivo está transmitindo em um sinal diferente, mesmo se eles compartilham a mesma frequência, e ainda está dentro do intervalo alocado para dispositivos Bluetooth.
Os dispositivos Bluetooth formam uma rede de ondas de alta frequência chamada piconet. Os dispositivos em uma piconet comunicam-se uns com os outros transmitindo sinais em diferentes frequências e níveis e mudando de um nível para outro para acomodar outras transmissões.
Infelizmente, uma conexão Bluetooth nem sempre é segura. Como as transmissões são enviadas abertamente, pessoas mal-intencionadas podem espionar, se sua transmissão não for segura. No entanto, existem maneiras de tornar a piconet em sua casa ou escritório mais segura. A melhor maneira é desligar a função Bluetooth sempre que não estiver em uso. Se essa abordagem não for viável, você pode usar o recurso de segurança que exige que outros dispositivos produzam primeiro uma senha antes de serem permitidos na piconet. Você também pode desativar a "descoberta", para que seu dispositivo seja "visto" apenas por outros dispositivos que conheçam a ID do seu gadget.
Fale com as mãos livres
A tecnologia Bluetooth revolucionou verdadeiramente a maneira como falamos em nossos telefones celulares. Embora os fones de ouvido com fio também permitam que você fale com as mãos livres, os fones de ouvido Bluetooth oferecem a conveniência de uma experiência verdadeiramente sem fio. Usar um fone de ouvido Bluetooth também é mais legal do que usar variantes com fio.