Como comparar amplificadores de áudio: uma visão geral?

Apesar de ser o primeiro amplificador de áudio desde 1906
Apesar de ser o primeiro amplificador de áudio desde 1906, a válvula sobreviveu até os tempos modernos.

Os amplificadores de áudio desempenham um papel vital no funcionamento dos sistemas de áudio, como o sistema de som de um shopping center, o sistema de som de uma discoteca e até mesmo a placa de som do seu computador.

Na maioria das vezes, os amplificadores de áudio são considerados os amplificadores de potência dos alto-falantes. Mas isso não deve ser apenas o caso. Os amplificadores de áudio estão disponíveis no mercado de várias marcas como Sansui, Philips, Sony, Yamaha, etc. Com o amplificador para carro, amplificador digital e amplificador estéreo à venda no mercado hoje em dia, é imperativo que revisemos os fundamentos do amplificador de áudio.

Geralmente, um amplificador de áudio é qualquer dispositivo que altera, geralmente aumentando, a amplitude de um som reproduzido. Seus três tipos principais são:

  1. Tubo de vácuo (válvula)
  2. Transistor de junção bipolar (BJT)
  3. Transistor de efeito de campo (FET)

Amplificadores de áudio dependem

Cada um tem seus próprios pontos fortes e fracos, mas lembre-se de que nenhum é perfeito. Todos os amplificadores de áudio dependem de componentes passivos como resistores, capacitores e indutores para funcionar.

Os amplificadores de áudio estão disponíveis no mercado de várias marcas
Os amplificadores de áudio estão disponíveis no mercado de várias marcas, como Sansui, Philips, Sony, Yamaha, etc.

Apesar de ser o primeiro amplificador de áudio desde 1906, a válvula sobreviveu até os tempos modernos. Os entusiastas costumam escolher esses amplificadores valvulados pelo som de alta qualidade que eles produzem e pela capacidade de introduzir distorções harmônicas de baixa ordem, criando um som "quente". As válvulas também apresentam distorção insignificante em níveis baixos. No entanto, as válvulas tendem a agir como microfones, distorcendo os sinais de áudio quando o som dos alto-falantes entra em contato com o amplificador. Por outro lado, os BJTs são mais silenciosos do que as válvulas e não funcionam como um microfone. Assim, o ruído da sala não distorce a qualidade do som. O FET, entretanto, não é tão bom quanto os BJTs para minimizar a distorção do som, mas add-ons podem ser usados para melhorar a operação de um FET.

Dirigindo cargas pesadas

As válvulas têm uma largura de banda ampla, capaz de conduzir cargas pesadas onde outras explodem ou têm azia. Por outro lado, a largura de banda de um BJT é mais ampla, mais perceptível nas frequências mais baixas do que nas válvulas, porque nenhum transformador está envolvido. Um BJT não tolera sobrecargas, mesmo por um breve momento. Será um fracasso instantâneo quando isso acontecer. Os FETs também sofrem durante uma sobrecarga.

As válvulas são caras para manter e facilmente quebradas com seus invólucros de vidro finos. Além disso, as válvulas têm uma vida útil limitada. Mesmo se bem manuseadas, as válvulas deixam de funcionar quando quantidades mínimas de ar entram em seu vácuo. Além disso, o transformador de saída da válvula é caro e apresenta suas próprias desvantagens de distorção de som. Por outro lado, os profissionais consideram os BJTs muito confiáveis, pois duram muitos anos mesmo sem manutenção. No entanto, especialistas afirmam que os FETs são mais versáteis e podem sobreviver no espaço sideral devido à sua grande resistência à radiação.

Os esquemas esperam impedâncias superaltas

As válvulas são um incômodo de manter. Você tem que se certificar de que o amp de alta potência típico de 600 V DC não entre nas bases das válvulas. Além disso, as temperaturas corretas devem ser mantidas para operar os cátodos da válvula. Uma baixa voltagem do aquecedor tornará a válvula inútil. Os profissionais, entretanto, consideram os BJTs muito mais eficientes do que as válvulas. Os BJTs requerem apenas tensões mais baixas e aquecimento zero. Mas para um BJT funcionar em alta impedância, circuitos adicionais são necessários para permitir que funcione satisfatoriamente. No entanto, quando dispositivos de alta impedância são introduzidos em um BJT, o ruído se torna um problema. Se seus esquemas esperam impedâncias superaltas, o FET é ideal para o trabalho com o mínimo de ruído. Além disso, os FETs podem tolerar mais calor do que os BJTs.

Quer esteja a configurar o seu sistema de som disco ou apenas a placa de som do seu computador, é vital que compreenda as diferenças dos vários amplificadores de áudio para saber quais utilizar em determinadas situações.

Artigos relacionados
  1. Como projetar um deslocador de fase?
  2. Como projetar seu próprio conjunto de amplificadores de áudio?
  3. Como reparar um amplificador de caixa?
  4. Como encontrar a melhor barra de som?
  5. Como fazer um amplificador?
  6. Como configurar um amplificador de caixa acústica?
FacebookTwitterInstagramPinterestLinkedInGoogle+YoutubeRedditDribbbleBehanceGithubCodePenWhatsappEmail