A tecnologia de tela de toque está tão amplamente disponível e sua aplicação é tão acessível - na forma de telas de câmeras digitais, caixas eletrônicos com painéis de toque, telas de telefones celulares, PDAs e até monitores de laptop, que é quase um dado adquirido hoje em dia. Mas é realmente uma inovação incrível que teria sido matéria de ficção científica há apenas 40 anos. Então, se você quiser saber mais sobre essa inovação notável, continue lendo:
Tipos de tecnologia de tela de toque
Painel de toque capacitivo funciona
Existem muitos tipos diferentes de tecnologia de tela de toque, incluindo toque capacitivo, infravermelho, imagem óptica, onda acústica resistiva e de superfície. Essas tecnologias diferem nos mecanismos que usam e em seus processos para habilitar a tecnologia de tela sensível ao toque. Por exemplo, um painel de toque capacitivo funciona com um campo elétrico; onda acústica de superfície usa ondas ultrassônicas; infravermelho usa feixes de luz; e o reconhecimento de pulso acústico usa vibrações mecânicas criadas pelo toque do dedo.
Pontos fortes e fracos desses tipos de tecnologia
Talvez a tecnologia de tela de toque mais disponível comercialmente até hoje seja a tecnologia de toque capacitiva projetada, usada por aparelhos como o iPhone e o iPod Touch; Palm Series; Série Sony Walkman; e muitos outros. Isso se deve à durabilidade e clareza comparativamente altas dessa tecnologia. Sua fraqueza seria sua capacidade de sensibilidade limitada; ele apenas responde ao contato direto do dedo.
A imagem óptica é um dos desenvolvimentos mais recentes na tecnologia de LCD de toque; é capaz de medir o tamanho do local de toque e essa tecnologia é comparativamente acessível, versátil e resiliente.
Tecnologia de painel de força
Muitos monitores de toque públicos usam tecnologia de painel de força (em que medidores determinam a localização de uma deflexão no monitor de toque devido ao toque) devido à sua durabilidade e resistência muito altas aos elementos ambientais.
A tecnologia de sinais dispersivos de tela sensível ao toque é capaz de resistir a elementos ambientais como poeira e sujeira e, ao mesmo tempo, é altamente sensível e responsiva a elementos que podem concentrar o toque em um único ponto (como dedos, caneta, etc.).
Existem tantas aplicações desta tecnologia, e não apenas para telefones, consolas de jogos e iPods a que está exposto diariamente. Indústrias que usam a tecnologia de tela de toque incluem transporte, sistemas de controle de máquina, medicina, engenharia e assim por diante. Os produtos com tela de toque incluem computadores de toque que permitem manipular o programa de software simplesmente tocando a tela e podem ser encontrados em restaurantes, shoppings, quiosques públicos e serviços para deficientes.
Outros problemas
Pode haver outros problemas relacionados à tecnologia da tela de toque, como sua durabilidade relativamente baixa (cerca de 3 a 5 anos) e sua necessidade de manuseio cuidadoso. Além disso, telas sensíveis ao toque que requerem o uso dos dedos podem ser mais difíceis de manipular, especialmente para indivíduos com dedos largos. Alguns sistemas de tela de toque são mais sensíveis a arranhões, por isso é muito importante que os aparelhos eletrônicos que usam monitores e telas de toque sejam cobertos por uma caixa protetora sempre que não estiverem em uso.
Aí está! Estas são apenas algumas das informações que podem ser úteis para começar a aprender sobre a tecnologia de tela sensível ao toque. Continue a desfrutar do seu iPod Touch e fique feliz por ter nascido nesta época de modernização!