Como ensinar com filmes?

Que pedem aos alunos que forneçam análises aprofundadas
Se desejar, notas e gráficos podem levar a tarefas mais longas, que pedem aos alunos que forneçam análises aprofundadas.

Pode ser tentador colocar um filme no videocassete ou DVD player quando é um dia antes das férias de primavera ou quando você está simplesmente cansado de uma noite de maratona de trabalhos de avaliação. Os alunos adorariam um dia livre, certo? Mas com mais currículo obrigatório para cobrir a cada ano, você pode realmente reservar uma hora para entretenimento estúpido? Se você mudar sua percepção dos filmes de babás para poderosos aparelhos de ensino, não perderá mais um precioso tempo de ensino ao ligar a televisão em sua sala de aula.

  1. Use filmes para ensinar um conceito. Às vezes, novas idéias são melhor absorvidas quando contadas de uma maneira divertida e visualmente estimulante. Documentários oferecem uma experiência educacional enriquecedora com entrevistas e outros relatos em primeira mão. Muitos conceitos científicos complexos foram apreendidos por meio da divertida apresentação dos episódios de Bill Nye, o cara da ciência. Verifique as listas locais da PBS, o Discovery Channel, o History Channel e estações semelhantes para obter ideias e peça ao especialista de mídia os vídeos e DVDs informativos disponíveis.
Você pode optar por mostrar um filme com legendas se achar que o idioma é muito avançado para seus alunos
Você pode optar por mostrar um filme com legendas se achar que o idioma é muito avançado para seus alunos.
  • Fale sobre o filme como falaria sobre literatura. Examinar os dispositivos e conceitos narrativos de um filme pode ser tão gratificante quanto fazê-lo em um romance. Você pode usar um filme como parte de uma unidade temática ou uma aula autônoma que leva muito menos tempo do que ler um romance inteiro. Os melhores filmes abordam temas atemporais e levantam questões importantes que podem levar a discussões informativas em classe e trabalhos de redação inspirados. No entanto, mesmo uma comédia divertida pode ser usada para uma lição sobre conceitos simples como enredo, cenário e personagem.
  • Discuta os aspectos cinematográficos do filme. Você não precisa ser um estudante de cinema para ajudar seus alunos a se tornarem observadores de filmes mais experientes. Peça-lhes que considerem o elenco, o figurino, o cenário, o som, a trilha sonora, os elementos de uma cena e outras opções de direção. Por que a câmera aumenta o zoom em um determinado momento? Por que uma cena importante ocorre fora da câmera? Esses tipos de exercícios podem ser realizados com vídeos inteiros ou selecionar cenas cuidadosamente escolhidas para destacar técnicas específicas. Se você não tiver certeza sobre esses tópicos, consulte uma referência básica de filmes para ter ideias.
  • Compare o livro com o filme. Este é um velho modo de espera, mas só porque é uma ideia tradicional não significa que não seja útil. Escolha uma cena especialmente memorável e pergunte aos alunos como eles mesmos a teriam filmado. Crie gráficos de comparação ou simplesmente peça aos alunos que façam anotações sobre as semelhanças e diferenças. Se desejar, notas e gráficos podem levar a tarefas mais longas, que pedem aos alunos que forneçam análises aprofundadas.
  • Visite novas terras. Quer você esteja ensinando estudos sociais ou uma língua estrangeira, o cinema é uma ferramenta valiosa. Quando você não pode viajar ao redor do mundo com seus alunos, pode fazer a melhor coisa possível, mostrando a eles filmes de locais que você está estudando. Os alunos podem fazer anotações ou responder a uma lista de perguntas sobre o filme.
  • Fornece prática de escuta em línguas estrangeiras. Existem dezenas de filmes internacionais que podem proporcionar a seus alunos uma experiência autêntica de audição de idiomas. Você pode optar por mostrar um filme com legendas se achar que o idioma é muito avançado para seus alunos. Eles ainda ganharão experiência valiosa em ouvir palavras familiares e ouvir sotaques nativos.

    Também há filmes produzidos especialmente para alunos iniciantes. Por exemplo, muitos filmes da Disney estão disponíveis dublados em francês, alemão e espanhol. Uma vez que o vocabulário desses filmes é voltado para um público mais jovem e as versões originais em inglês são familiares para os alunos, elas podem fornecer uma experiência de imersão menos assustadora.

Artigos relacionados
  1. Como compreender a energia de fusão?
  2. Como compreender os testes de compreensão de leitura?
  3. Como compreender a Inquisição Espanhola?
  4. Como compreender os programas de certificação de professores?
  5. Como compreender os princípios do design instrucional?
  6. Como usar uma placa ativa na sala de aula?
FacebookTwitterInstagramPinterestLinkedInGoogle+YoutubeRedditDribbbleBehanceGithubCodePenWhatsappEmail