Como diferenciar a instrução?

O ensino diferenciado cria um aprendizado mais eficaz para seus alunos
O ensino diferenciado cria um aprendizado mais eficaz para seus alunos e pode até mesmo ajudar os alunos que estão atuando em sua sala de aula!

O que todos os professores precisam saber para serem eficazes!

Como professor, você terá muitos desafios a enfrentar ao ensinar um grupo de alunos. Todas as crianças não aprendem da mesma maneira, portanto, um método de ensino muito eficaz para um aluno pode não ser muito útil para outro.

Você precisa diferenciar o ensino para atingir todos os alunos
Você precisa diferenciar o ensino para atingir todos os alunos, mesmo enquanto trabalha para os mesmos objetivos acadêmicos.

Você precisa diferenciar o ensino para atingir todos os alunos, mesmo enquanto trabalha para os mesmos objetivos acadêmicos. O ensino diferenciado cria um aprendizado mais eficaz para seus alunos e pode até mesmo ajudar os alunos que estão atuando em sua sala de aula!

  1. Assessments. Antes de diferenciar o ensino, você precisa avaliar seus alunos. Você pode avaliar seus alunos formal ou informalmente. As avaliações formais podem incluir testes do seu distrito, testes incorporados ao currículo, testes padronizados ou testes que você mesmo cria. Muitos professores acham que as avaliações informais são de grande valor para eles ao determinar o nível acadêmico e os interesses de seus alunos. Isso pode assumir a forma de entrevistas com alunos, fazendo-os escrever sobre seus interesses, reuniões de classe ou apenas conhecendo seus alunos.

  2. Conteúdo diferenciador. Isso permite que os alunos trabalhem em seu próprio ritmo em um assunto específico. Quando você está planejando diferenciar o conteúdo - ou o assunto real do que você está ensinando - geralmente precisa avaliar formalmente seus alunos. Dessa forma, você pode determinar onde eles estão e que conhecimento prévio eles já possuem. Os alunos que já dominam o conteúdo ficarão entediados se forem forçados a suportar a mesma instrução novamente. Além disso, os alunos que não entendem os conceitos ficarão frustrados se o professor se mover muito rápido. Trabalhando com pequenos grupos ou criando tutoria entre pares, os professores podem diferenciar o conteúdo para atender às necessidades de todas as crianças, desafiando-as e apoiando-as.

  3. Diferenciando as atividades e processos de aprendizagem. Como professor, é sua responsabilidade dar aos alunos uma variedade de ferramentas de aprendizagem. Depois de modelar as várias ferramentas para seus alunos, eles serão capazes de escolher por si próprios o processo que melhor os ajudará em uma situação particular. Algumas das ferramentas que você pode fornecer a eles são formas de organizar dados e ideias, como organizadores gráficos, gráficos, tabelas e mapas mentais. Uma vez que seus alunos estejam acostumados com essas diferentes formas de apresentação de conceitos, eles serão capazes de usá-los de forma eficaz, no nível de dificuldade e complexidade certo para eles.

  4. Aprendendo estilos. Os professores sabem muito bem que as crianças vêm com uma variedade de estilos de aprendizagem. Algumas crianças são capazes de aprender visualmente, algumas se dão bem com o formato de uma palestra e algumas precisam de movimentos cinestésicos para apreender um conceito. Mudar suas estratégias de ensino com frequência garantirá que todos os seus alunos tenham suas necessidades atendidas. A simples leitura de um capítulo pode não ajudar todos os seus alunos a reter informações. Tente fazer com que o aluno explique em voz alta para outro aluno, ouça o capítulo na fita, faça anotações enquanto lê ou pesquise na Internet para encontrar conexões com o assunto. Observe quando um de seus alunos parece particularmente interessado no assunto - você provavelmente acabou de tropeçar mais com ele estilo de aprendizagem eficaz!

  5. Conheça os alunos. Se você trabalha com seu grupo de alunos há algum tempo, provavelmente já os conhece muito bem. Fique de olho nos alunos que parecem estar ficando para trás, agindo mal ou mostrando sinais de depressão ou frustração. Esses alunos podem não estar tendo suas necessidades acadêmicas atendidas. Ao diferenciar a instrução para todos os alunos, você diminuirá esses problemas, tornando seus alunos - e você - muito mais produtivos e contentes na sala de aula.

Com ensino diferenciado, alunos de diferentes níveis acadêmicos, com diferentes origens e com diferentes habilidades podem aprender da maneira que for melhor para eles. Seus alunos começarão a ter um papel maior em sua educação, tornando-se mais responsáveis por seu próprio aprendizado. A instrução diferenciadora também pode ajudar com muitos problemas de comportamento. Quando você ensina de maneira eficaz para crianças, é menos provável que elas fiquem frustradas e não façam nada. Você pode aprender outras dicas excelentes de ensino por meio de aulas online na área de educação.

Artigos relacionados
  1. Como fazer uma atividade do sistema solar?
  2. Como Conquistar o Respeito dos Seus Alunos?
  3. Como avaliar estratégias de ensino?
  4. Como incentivar a aprendizagem do aluno?
  5. Como apagar marcas antigas de uma placa de apagamento a seco?
  6. Como encontrar uma atividade científica do aluno online?
FacebookTwitterInstagramPinterestLinkedInGoogle+YoutubeRedditDribbbleBehanceGithubCodePenWhatsappEmail