Como criar uma rubrica para avaliação do aluno?

Continue lendo para descobrir como criar uma rubrica para a avaliação do aluno
Se você nunca tentou essa abordagem de avaliação, continue lendo para descobrir como criar uma rubrica para a avaliação do aluno.

As rubricas são a abordagem mais recente para padronizar a avaliação em escolas de ensino fundamental e médio. Eles são menos objetivos do que os métodos tradicionais de marcação. E ter um disponível para os alunos antes de coletar as tarefas faz com que eles saibam exatamente como serão avaliados. Pais e alunos vão gostar de conhecer sua estratégia de marcação e você ficará grato por ter dedicado tempo para tornar sua marcação mais fácil. Se você nunca tentou essa abordagem de avaliação, continue lendo para descobrir como criar uma rubrica para a avaliação do aluno.

Passo 1

Liste os objetivos de aprendizagem. A primeira etapa ao criar uma rubrica para avaliação do aluno é determinar o que você deseja que os alunos aprendam com a tarefa. Anote seus objetivos de aprendizagem no topo da página (uma ou duas notas rápidas são adequadas). Os pais e alunos vão querer saber que tipo de aprendizado você está procurando, à medida que o aluno conclui a tarefa.

Passo 2

Determine quantas áreas você irá avaliar. Quando você avalia o trabalho do aluno, geralmente procura aprender em mais de uma dimensão. Por exemplo, um projeto de pesquisa pode ser avaliado em qualidade de redação, gramática, limpeza, pontuação e assim por diante. Cada dimensão requer uma nota diferente e, portanto, requer uma seção diferente na rubrica de avaliação. Você também precisará decidir se dará notas usando notas com letras, notas numéricas ou notas niveladas para cada dimensão. (E então você precisará determinar que tipo de trabalho recebe cada nota.) Reservar um tempo para escrever suas expectativas para cada dimensão pode ser demorado, mas você apreciará como uma rubrica bem escrita pode facilitar a avaliação!

Etapa 3

Quando você avalia o trabalho do aluno
Quando você avalia o trabalho do aluno, geralmente procura aprender em mais de uma dimensão.

Discuta sua rubrica com sua classe. Uma vez que você tenha escrito suas expectativas de aprendizagem e delineado o esquema de notas para cada dimensão do projeto que você irá avaliar, você precisa apresentar a rubrica para a classe. Não importa quão jovens sejam os alunos, todos eles querem saber como serão avaliados e todos podem apreciar uma rubrica. Coloque a rubrica no retroprojetor, no Smart Board ou na parede de modo que seja grande o suficiente para que todos os alunos vejam e discutam juntos. Reserve um tempo para repassar qual é o propósito do projeto (seus objetivos de aprendizagem). Em seguida, discuta cada dimensão da rubrica que você criou. Diga aos alunos o que é considerado um trabalho de baixo nível e o que é considerado de alto nível. Mencione todas as notas extras que você está dando para limpeza, criatividade e qualidade geral.

Em seguida, abra a discussão para perguntas. Certifique-se de que os alunos saibam exatamente o que você está procurando depois de ver esta avaliação. Poste uma cópia da rubrica na sala de aula posteriormente para que os alunos sejam sempre lembrados do que se espera deles com este projeto. Se você tiver um site de aula, poste uma cópia nele também para que os alunos e pais sempre possam acessar a rubrica de casa.

Passo 4

Avalie o trabalho do aluno. O momento da verdade, depois de criar uma rubrica para a avaliação do aluno, é quando chega a hora de marcar. Se você ministrou suas aulas com sucesso, conduziu seus alunos em um caminho de projeto independente enriquecedor e explicou minuciosamente uma avaliação de avaliação bem escrita, então marcar os projetos para avaliação deve ser rápido e agradável.

FacebookTwitterInstagramPinterestLinkedInGoogle+YoutubeRedditDribbbleBehanceGithubCodePenWhatsappEmail