Como propagar mirtilos?

É melhor propagar mirtilos durante o início da primavera
Tal como acontece com muitas outras plantas, é melhor propagar mirtilos durante o início da primavera, quando o crescimento está em sua plenitude.

Em primeiro lugar, saiba que se você tem interesse em plantar árvores frutíferas e plantas, é melhor comprar mudas de viveiros. Isso ocorre porque as variedades compradas em lojas são certificadas como livres de doenças, ao contrário daquelas que você teria que transplantar, que podem conter alguns vírus. Além disso, certifique-se de que a árvore frutífera que está plantando é adequada ao seu clima, pois isso implicará em menos manutenção de sua parte. Árvores frutíferas e arbustos que não são ideais para o clima de uma área só servirão para estimular predadores, pragas e doenças.

Cubra todo o vaso com plástico de polietileno transparente
Para ajudar a manter o ar úmido ao redor, cubra todo o vaso com plástico de polietileno transparente.

Dito isso, como você será capaz de propagar mirtilos, se optar por usar mudas de árvores existentes em vez de comprar mudas? Aqui estão algumas dicas para ajudá-lo:

  1. Saiba quando propagar mirtilos. Tal como acontece com muitas outras plantas, é melhor propagar mirtilos durante o início da primavera, quando o crescimento está em sua plenitude. Certifique-se de escolher um mirtilo maduro e bem estabelecido para ser a planta-mãe.
  2. Prepare seus materiais. Você deve ter uma mistura de solo de turfa e areia dentro de uma panela; hormônio de enraizamento; spray de névoa de água; um pequeno par de tesouras de jardim; e luvas para proteger sua mão.
  3. Saiba o que cortar. Suas estacas devem vir das pontas dos caules, com comprimento de cerca de 3 a 15 centímetros. Você pode usar uma pequena tesoura de jardim para cortá-los da planta-mãe. Depois de ter as mudas, você deve deixar apenas as duas folhas superiores do galho; você pode puxar as outras folhas na parte inferior do caule.
  4. Coloque sua estaca no solo preparado. Certifique-se de ter combinado bem o musgo de turfa e a areia. Coloque o caule do mirtilo nesta mistura de solo; certifique-se de prender a haste cerca de 0,67 no solo. Você deve aplicar o hormônio do enraizamento (disponível em lojas de artigos para jardins) para estimular o rápido desenvolvimento das raízes.
  5. Mantenha o corte em ambiente úmido. Como a estaca ainda não tem raízes, pode facilmente secar. Para ajudar a manter o ar úmido ao redor, cubra todo o vaso com plástico de polietileno transparente. Você também deve regar regularmente a planta com água, usando um pulverizador de névoa.
  6. Faça a manutenção das mudas. Aplique fungicida nas mudas para evitar que apodreçam.
  7. Transplante o novo crescimento. Sempre fique de olho em novos crescimentos; assim que os caules estiverem enraizados (o que pode levar algumas semanas), você pode transplantá-los para um vaso maior. Após cerca de um ano de crescimento, você pode transferir seus novos mirtilos para o seu jardim. Certifique-se de que o solo do seu jardim tenha alta acidez, pois os mirtilos se desenvolvem em solos com pH alto. Também é melhor escolher um local que receba sol constante durante todo o dia.

Aí está! Estas são apenas algumas dicas fáceis de lembrar se você deseja propagar mirtilos. Espero que isso tenha ajudado você e boa sorte!

Artigos relacionados
  1. Como proteger as plantas de jardim do frio?
  2. Como podar uma macieira que cresceu demais?
  3. Como girar colheitas?
  4. Como aumentar o pH do solo?
  5. Como remover musgo da grama?
  6. Como montar um jardim de baixa manutenção?
FacebookTwitterInstagramPinterestLinkedInGoogle+YoutubeRedditDribbbleBehanceGithubCodePenWhatsappEmail