Minha pesquisa e minha escrita começaram quando minha mãe, aos 91 anos, me pediu para assumir o projeto de escrever suas memórias. Eu tinha ouvido algumas das histórias de sua vida mais jovem, mas tinha esquecido muitas e nunca soube de outras. Logo descobri que ela tinha quase um século de vida para contar e descobri que estava aprendendo a história de uma mulher notável.
 Quando você começar a pesquisar a história de sua família, conhecerá seus pais e avós de uma maneira diferente. Você os verá por meio de suas lembranças e das memórias de outras pessoas, como eles eram enquanto cresciam, lutando para sustentar uma jovem família e contribuindo com sua comunidade para uma vida melhor para os outros.
 Minha bisavó foi uma dessas. Descobri que ela, esposa de um juiz e mãe de sete filhos, vivendo na Hungria devastada pela guerra, decidiu seguir seu filho primogênito para a Europa - e trazer com ela o resto de seus filhos, que incluía minha avó. Até então, minha bisavó era apenas uma foto em um álbum de fotos; agora ela se tornou para mim uma mulher intrigante e corajosa, uma mulher que poderia inspirar outras pessoas se sua história fosse contada. Aqui estão algumas dicas sobre como escrever a história da sua família:
  - Converse com seus pais e registre suas memórias em papel, fita cassete ou videoteipe.
- Visite outros parentes e obtenha suas lembranças sobre a vida de dias atrás. 
- Tire fotos de parentes vivos, de antigas casas onde viveram, dos cemitérios onde os ancestrais estão enterrados. Pesquise em álbuns de fotos antigos por instantâneos de outros parentes. 
- Não confie apenas na sua memória enquanto seus pais e parentes contam suas histórias da juventude. Escreva ou grave o que eles lhe disserem. 
- Leia todas as cartas antigas que você possa ter guardado de seus pais e parentes, bem como aquelas que você escreveu para elas. Isso lhe dará uma visão sobre eventos comuns do dia-a-dia que quase todo mundo esqueceu. 
- Vá aos cemitérios onde seus ancestrais estão enterrados e anote as datas e nomes de sua árvore genealógica. 
- Publicando uma história. Você pode coletar essa história apenas como um registro familiar para você e seus filhos. Ou você pode querer imprimi-lo em forma de livreto para a família e quaisquer outras pessoas que estejam interessadas no que sua família tem feito. Hoje em dia, com os programas de editoração eletrônica, você mesmo pode publicar a história da família por conta própria, sem precisar levá-la à impressora. 
- Mantenha as memórias vivas. As histórias de família são fascinantes. Não deixe o seu ser esquecido porque alguém se esqueceu de escrever as histórias do passado e registrar a árvore genealógica. Se você não fizer isso agora, algum dia dirá: "Gostaria de ter escrito todas essas informações para meus filhos e gerações futuras."