Como cuidar de equipamentos científicos?

Não existe uma maneira exata de limpar equipamentos científicos
Observe que cada produto químico é único e não existe uma maneira exata de limpar equipamentos científicos.

Aprender ciências envolve conhecimento e aplicação. Durante seus anos de graduação, as aplicações começam no laboratório de ciências. Você usa diferentes equipamentos científicos para ajudá-lo a produzir hipóteses e conclusões sobre determinados problemas. Essas ferramentas podem variar de coisas que você vê ao seu redor todos os dias (como um copo) a instrumentos calibrados e precisos que podem ser muito sensíveis. Este segundo tipo de equipamento científico pode ser muito caro, de modo que realmente precisa de cuidados adequados. A seguir estão as maneiras de como manusear e limpar equipamentos científicos:

1. Vidros. Esse tipo de equipamento geralmente é usado como suporte para produtos químicos a serem testados. Se o vidro tiver impurezas, o experimento pode falhar. Em geral, existem quatro maneiras de limpar o aparelho:

  • Limpe completamente os vidros com água corrente da torneira.
  • Usando detergentes que são projetados especificamente para vidraria de laboratório.
  • Esterilizar e ferver a água no aparelho para evaporar completamente as impurezas.
  • Usando solventes químicos e soluções de imersão à base de água. Um exemplo disso pode ser acetona e carbonato de sódio. Para a remoção da gordura de silicone, a única solução é embeber a vidraria por duas horas com decahidronaftaleno. Para lentes microscópicas e lâminas, uma solução contendo ácido acético glacial deve ser embebida por 10 minutos. Existem casos em que a água é usada para o último enxágue.
Observe que cada produto químico é único e não existe uma maneira exata de limpar equipamentos científicos. Por último, é importante secar o vidro com um pano limpo ou papel toalha.

Removendo graxa difícil

Limpar equipamentos científicos
A seguir estão as maneiras de como manusear e limpar equipamentos científicos.

2. Artigos de plástico. Por ser mais sensível que o vidro, um detergente neutro de laboratório é suficiente para limpá-lo. Observe que o detergente deve ter PH neutro, ser não abrasivo e não cáustico. Enxágüe com água limpa, de preferência destilada. Use soluções químicas e de calor para remover graxas difíceis, óleos e outras matérias orgânicas. No entanto, nem todos os tipos de plásticos podem suportar aplicações de calor e produtos químicos. Ainda assim, é melhor que você verifique as instruções de limpeza na embalagem.

3. Louça de platina. Se o prato / cadinho de platina tiver matéria orgânica, limpe-o com uma mistura de ácido crômico. Se foi usado para conter carbonatos insolúveis ou óxidos metálicos, a placa de platina deve ser fervida em uma solução de ácido clorídrico, bem enxaguada e fervida em ácido nítrico. Os eletrodos de platina são limpos com água seguida de álcool.

4. Utensílios de laboratório de aço inoxidável. As seguintes soluções podem ser usadas para limpar louças de aço inoxidável: produtos de limpeza alcalinos, alcalinos clorados e sem cloreto. Nunca use ácido clorídrico em produtos de aço. Essas soluções devem ser aplicadas no equipamento por meio de ferramentas não abrasivas. Um pano macio e limpo pode ser usado. Existem também almofadas de aço inoxidável que podem ser utilizadas, porém, a forma de limpeza ou polimento deve ser observada corretamente. Normalmente, esses produtos de aço têm grãos ou linhas de polimento visíveis que devem ser seguidos como instruções para esfregar ou limpar. Água filtrada é o líquido recomendado para o enxágue. Parte da água não filtrada pode conter acúmulo de depósitos que podem proteger o equipamento.

Artigos relacionados
  1. Como entender a engenharia de aplicações?
  2. Como compreender a análise discriminante?
  3. Como compreender trigonometria?
  4. Como entender os silos de grãos?
  5. Como compreender a importância da matemática?
  6. Como usar um dicionário?
FacebookTwitterInstagramPinterestLinkedInGoogle+YoutubeRedditDribbbleBehanceGithubCodePenWhatsappEmail