Como calcular o peso molecular de gases e vapores?

Uma das quais é o peso molecular do gás
A Lei do Gás Ideal define a relação entre certas variáveis em cada gás, uma das quais é o peso molecular do gás.

Se você é um estudante de química, provavelmente deverá aprender como encontrar o peso molecular de vários gases e vapores. Isso é mais do que um exercício acadêmico ou matemático; se você planeja seguir uma carreira científica, como prática médica ou pesquisa, precisará ter um bom conhecimento do peso molecular. Os pesquisadores costumam usar seu conhecimento do peso molecular de uma substância para fazer previsões sobre sua composição e características moleculares, e muitos tratamentos médicos podem ser baseados no peso molecular. É mais difícil obter um peso molecular preciso para uma substância gasosa do que para um líquido ou sólido, pois você não pode medir facilmente suas reações a várias mudanças, como mudanças de temperatura. Você pode, no entanto, prever com precisão o peso molecular de uma substância gasosa usando a Lei de Avogadro, também conhecida como Lei do Gás Ideal.

A lei do gás ideal define

A Lei do Gás Ideal define a relação entre certas variáveis em cada gás, uma das quais é o peso molecular do gás. Se você souber o valor do restante das variáveis, poderá encontrar facilmente o peso molecular.

  1. Portanto, seu primeiro passo deve ser escrever a fórmula da Lei dos Gases Ideais e manipulá-la para ajudá-lo a pesquisar o peso molecular. A fórmula afirma que PV = M / MW x RT, então você pode facilmente reescrever a lei para afirmar que MW = MRT / PV.
  2. Em seguida, procure o valor de R em uma tabela ou calcule-o você mesmo. R é uma constante, mas seu valor depende do seu sistema de medição. Insira R na fórmula.
  3. Insira todas as outras variáveis conhecidas na fórmula depois de determinar um valor para R. Neste ponto, você deve ter escrito ordenadamente em seu papel uma fórmula contendo todo o cálculo. É importante anotar isso e não apenas conectar os números diretamente na calculadora para reduzir a possibilidade de erros e ver claramente o que você está fazendo.
  4. Finalmente, calcule o peso molecular do gás usando uma calculadora. Você pode fazer isso passo a passo, se desejar, mas os cálculos são complexos e o potencial para erros aritméticos é grande.

Depois de terminar este cálculo, você deve ter um peso molecular. Você pode consultar uma tabela de pesos moleculares típicos se estiver fazendo um trabalho escolar, para ter certeza de que sua resposta faz sentido. No mundo real, não haverá uma tabela para o gás específico que você está estudando, mas você terá uma ideia se o seu peso está dentro da possibilidade devido ao seu conhecimento dos pesos típicos para vários gases e vapores.

Artigos relacionados
  1. Como calcular o peso molecular da água?
  2. Como calcular a condutividade térmica?
  3. Como escolher uma escola para adolescentes com necessidades especiais?
  4. Como calcular o volume usando a gravidade específica?
  5. Como escolher uma língua estrangeira?
  6. Como limpar laboratórios de ciência?
FacebookTwitterInstagramPinterestLinkedInGoogle+YoutubeRedditDribbbleBehanceGithubCodePenWhatsappEmail