Como escrever redações de pós-graduação?

Uma revisão dos princípios básicos de uma boa redação pode ser uma boa coisa antes de começar a escrever
Caso contrário, uma revisão dos princípios básicos de uma boa redação pode ser uma boa coisa antes de começar a escrever.

Você está se inscrevendo para a pós-graduação na esperança de obter um diploma avançado e ingressar no grupo de profissionais em uma área pela qual é apaixonado. Você tem as notas, as pontuações, as cartas de recomendação e, em alguns meses, terá aquele diploma de bacharel. No momento, parece um mar tranquilo, sem obstáculos entre você e seu objetivo. Então, o aplicativo propriamente dito chega pelo correio e pede... um ensaio! Não tenha medo; se você conseguir terminar a faculdade, poderá fazer um ensaio de inscrição. Aqui estão algumas dicas para escrever redações de pós-graduação.

  1. Escolha a melhor pergunta para você. Cada pós-graduação faz perguntas diferentes. Muitas são variações do mesmo tema "Por que você deseja fazer isso...". Outras são questões mais específicas ao seu campo de interesse, como "O que você gostaria de pesquisar..." Ou você pode descobrir que pode escolher entre várias questões diferentes. Se este for o caso de sua inscrição, leia as perguntas com atenção e encontre aquela que você pode responder melhor. Por exemplo, se você pode continuar falando sobre seus interesses de pesquisa, mas ainda não tem nenhum estágio ou trabalho de campo para falar, opte pela pergunta sobre o futuro, e não sobre o passado. Você quer colocar seu melhor pé em frente. Às vezes, escolher a redação certa faz uma grande diferença.
  2. Leia e responda à pergunta com atenção. Depois de selecionar sua pergunta, ou selecioná-la para você por meio da notação "OBRIGATÓRIO DE RESPOSTA", leia-a com atenção, vendo como está detalhada. Você deseja escrever um ensaio completo, respondendo todas as partes cuidadosamente. Portanto, não se apresse em escrever as partes "a" e "b" a ponto de não notar as partes "c" e "d". A maioria das perguntas dissertativas são diretas. Mas se você leu a pergunta dissertativa e ainda não tem certeza sobre o que a pergunta realmente deseja, consulte um professor ou um colega de confiança para uma segunda opinião. Não tente responder a algo se você não tiver ideia do que realmente está perguntando.
  3. Lembre-se dos princípios básicos de uma boa escrita. Você é um bom escritor? Talvez talvez não. Caso contrário, uma revisão dos princípios básicos de uma boa redação pode ser uma boa coisa antes de começar a escrever. Lembre-se, é um ensaio, então você deseja mantê-lo conciso - ou seja, curto, direto ao ponto, sem muita digressão. Você quer ter certeza de ter uma frase clara que descreva sua ideia principal - pense nela como uma minitese de declaração - que guie todo o seu ensaio. Você também deseja manter os fundamentos de boa gramática, ortografia, pontuação e uso. Um bom livro para consultar é The Elements of Style, de Strunk & White.
    Outras são questões mais específicas ao seu campo de interesse
    Outras são questões mais específicas ao seu campo de interesse, como "O que você gostaria de pesquisar.
  4. Seja honesto e específico. Sua redação é sua chance de se apresentar ao comitê de admissão: Dê sua opinião sobre sua área, mostre como você se expressa bem, indique sua paixão, dedicação e criatividade. Portanto, seja honesto em seu ensaio; não tente soar como alguém que você não é, nem escreva coisas que você acha que eles "querem ouvir". Responda à pergunta com suas próprias palavras e seja sincero. Também seja o mais específico possível. Fale sobre coisas específicas que você realizou e metas específicas que definiu. Dê ao comitê de admissões uma visão clara de quem você é e do que deseja.
  5. Peça a um segundo par de olhos que examine. Embora o ensaio deva ser seu próprio trabalho, não há nada de errado em ter alguém para fazer algumas revisões para você. Se você gastou muito tempo escrevendo o ensaio, pode não ter percebido erros ou lugares onde poderia reformular para obter um efeito melhor. Um trabalho importante, como uma redação de pós-graduação, definitivamente merece pelo menos uma reescrita. Portanto, não confie apenas em si mesmo; peça a uma pessoa de confiança que leia seu ensaio e certifique-se de que ele seja o melhor possível.
Artigos relacionados
  1. Dicas para obter um diploma de contabilidade online
  2. Como criar um guia de estudo?
  3. Candidatura a programas e oportunidades de estágio
  4. Como se lembrar das datas de um teste?
  5. Como compreender e criar um projeto de pesquisa?
  6. Graduação em Políticas Públicas
FacebookTwitterInstagramPinterestLinkedInGoogle+YoutubeRedditDribbbleBehanceGithubCodePenWhatsappEmail