Como escrever um ensaio reflexivo eficaz?

Se você quiser fazer um ensaio reflexivo eficaz
Se você quiser fazer um ensaio reflexivo eficaz, leia estas dicas.

Um ensaio reflexivo é um trabalho escrito onde você reflete, pensa e avalia certos eventos e experiências do seu próprio ponto de vista pessoal. É, em essência, uma narrativa de qualquer acontecimento em sua vida ou comunidade que possa ter afetado você de certas maneiras. O objetivo de escrever esta obra literária é criar novas impressões no público com base em sua análise individual. Não é fácil escrever um ensaio reflexivo porque no fundo da mente do escritor está o desejo de parecer convincente, crível e autêntico para os leitores. É claro que o escritor não pode forçar suas reflexões às pessoas, mas pelo menos permanece a esperança de que, de uma forma ou de outra, seu ensaio reflexivo seja lido e compreendido.

Ensaio reflexivo eficaz

Desde que seja forte o suficiente para despertar a curiosidade dos leitores
Na verdade, você pode ter uma frase de abertura de uma palavra, desde que seja forte o suficiente para despertar a curiosidade dos leitores.

Se você quiser fazer um ensaio reflexivo eficaz, leia estas dicas:

  • Decida sobre quais eventos ou aspectos da vida você deseja escrever. Seu tópico é o trampolim a partir do qual você deve iniciar seu ensaio. Pense em um tema que realmente toque seu coração e desafie sua mente. Desenvolva seu ensaio a partir daqui.
  • Construa sua frase inicial. A frase inicial é a primeira frase em seu ensaio. Deve ser capaz de atrair a atenção dos leitores. Certifique-se de que esta frase seja tecida de forma criativa. Você pode realmente ter uma frase de abertura de uma palavra, desde que seja forte o suficiente para despertar a curiosidade dos leitores. Você pode usar uma frase conhecida relacionada ao tópico, uma pergunta ou uma declaração de um fato. Qualquer que seja a técnica escolhida, certifique-se de que estejam em conjunto com a ideia de todo o ensaio.
  • Ilustre ou desenhe seus pensamentos com papel e caneta. Faça um gráfico do tópico principal, os eventos que o cercam e finalize com suas reflexões. Você pode pedir a alguém que discuta o plano para que você possa tirar sugestões e impressões dessa pessoa.
  • Prepare-se com fatos de apoio. Você não pode inventar o que escreve. Eles devem ser factuais e realistas. Embora você possa lidar com experiências em fantasmas e seres sobrenaturais, você ainda precisa aumentar suas afirmações com informações e detalhes reais.
  • Escolha apenas os pontos vitais de seu mapa. Não importa o quão detalhado e factual seja o seu gráfico, você não pode incluir tudo no ensaio. Portanto, você precisa realmente sentar e analisar seu mapa de pensamento e escolher apenas aqueles que podem ajudá-lo a tecer um ensaio reflexivo eficaz.
  • Forneça um aspecto pessoal sobre o assunto que você está discutindo. Se, por exemplo, você escreve sobre a crise econômica global, aponte suas próprias experiências sobre as dificuldades financeiras e os mecanismos de enfrentamento de sua família para superar a escassez monetária prevalecente.
  • Conclua seu trabalho com uma pergunta ou declaração reflexiva. Esta é a parte em que você recomendará aos leitores que sejam analíticos e críticos sobre o assunto. Deixe um desafio para os leitores refletirem, de modo que queiram ler o ensaio novamente ou esperem por mais artigos escritos sob sua autoria.
  • Edite sua redação para torná-la perfeita e unificada. Use conjunções para juntar frases e sentenças. Combine as ideias e certifique-se de que as frases fluam suavemente para uma leitura fácil.

Lembre-se de que um ensaio reflexivo deve ser desprovido de sentimentos. Deve apelar para o intelecto, não para a emoção. Embora os sentimentos estejam incluídos, eles devem ser apresentados apenas para esclarecer melhor o assunto e não para desencadear drama ou espetáculo.

Artigos relacionados
  1. Como escrever um boletim informativo para os pais?
  2. Como mostrar sua apreciação durante a semana de apreciação do professor?
  3. Como se ensinar a estudar com eficácia?
  4. Como usar impressos para ensinar crianças com autismo?
  5. Como usar um microscópio estéreo?
  6. Como ensinar seus filhos sobre a arca de Noé?
FacebookTwitterInstagramPinterestLinkedInGoogle+YoutubeRedditDribbbleBehanceGithubCodePenWhatsappEmail