Como configurar uma rede sem fio doméstica?

O roteador sem fio fará isso
Para DSL, em vez de seu computador discar para a conexão DSL usando PPP sobre Ethernet, o roteador sem fio fará isso.

Compartilhar sua conexão de Internet em casa pode ser muito útil, especialmente se você tiver mais de um computador e se pretende se conectar de qualquer cômodo da casa. Isso também é particularmente útil se você tiver um escritório doméstico, se cada um dos membros da sua família tiver computadores em seus quartos e se o seu sistema de entretenimento doméstico oferecer suporte a redes sem fio. Você sempre pode compartilhar a conexão de banda larga usando cabos LAN e um roteador com fio, mas o custo e o esforço de instalar fios pela casa e a falta de beleza dos cabos espalhados pelo chão e pelas paredes seriam um argumento para usar uma rede sem fio.

Atualmente, a maioria das conexões de banda larga faz interface com o computador usando um cabo de rede local (LAN) como padrão. A maioria dos roteadores sem fio também usa um plugue de LAN como interface padrão para conexão com a conexão de banda larga doméstica. Isso permite que você compre praticamente qualquer marca de roteadores sem fio. No entanto, esteja atento à tecnologia que usará, pois nem todas as tecnologias são compatíveis umas com as outras. Atualmente, o padrão ouro ainda é o WiFi "G". que funciona a 54 megabits por segundo. Pode haver outras tecnologias mais rápidas, como WiFi N, mas nem todas as placas sem fio de laptop e desktop podem oferecer suporte a isso. Embora os roteadores habilitados para WiFi-N sejam geralmente compatíveis com versões anteriores, eles também custarão mais (às vezes o dobro) do que os roteadores WiFi-G padrão.

Endereço IP estático

Conectando o roteador. Quando você muda de uma conexão de um único computador para uma conexão sem fio compartilhada, o roteador sem fio toma o lugar do seu computador como discador. Para DSL, em vez de seu computador discar para a conexão DSL usando PPP sobre Ethernet, o roteador sem fio fará isso. Para conexões a cabo, em vez de seu computador rodar em um endereço IP estático, é o roteador sem fio que atuará como interface de rede para o computador.

A maioria das conexões de banda larga faz interface com o computador usando um cabo de rede local (LAN)
Atualmente, a maioria das conexões de banda larga faz interface com o computador usando um cabo de rede local (LAN) como padrão.

Para configurar seu roteador, primeiro você precisa conectar o cabo ou modem DSL no lado de "banda larga" do roteador. Seu computador deve então ser conectado a uma porta LAN livre no roteador. Em seguida, você precisa abrir um navegador da web e navegar para 192,168.0,1, 192,168.1,1 ou 192,168.2,1. O terceiro número dependerá do fabricante, por isso é melhor verificar no manual do usuário. O roteador pode solicitar uma senha, portanto, você precisa verificar no manual do usuário a senha padrão.

Endereço IP atribuído

Isso abre a tela de configuração, que pode incluir várias guias. Você precisará inserir seu nome de usuário e senha PPPoE aqui, no caso de uma conexão DSL. Para conexões a cabo, pode ser necessário inserir o endereço IP atribuído a você. Caso contrário, se você estiver executando em um endereço IP atribuído dinamicamente, não será necessário configurar nada. Você pode configurar um nome para sua rede, para fácil identificação.
Configurando a rede sem fio. Na mesma página de configuração do roteador, você precisa procurar as configurações sem fio. Aqui, você pode configurar a tecnologia em que o roteador será executado em WiFi B, G ou qualquer outra tecnologia compatível. Nesta página, você também deve configurar a segurança sem fio. Certifique-se de escolher a tecnologia compatível com todos os seus notebooks ou adaptadores sem fio de desktop. Para redes domésticas, a segurança WPA será suficiente. Porém, laptops e roteadores mais antigos podem suportar apenas WEP. Você será solicitado a digitar uma senha ou frase secreta, que também precisará inserir mais tarde, na configuração inicial de seus outros dispositivos.
Configurando seus computadores. Assim que terminar de configurar o roteador, você precisará conectar cada computador à rede. Na maioria dos casos, isso será automático, supondo que a placa sem fio esteja ligada. No Windows, um balão de mensagem aparecerá na barra de tarefas, informando que há uma nova rede detectada. Clique no balão e, quando solicitado, digite sua chave de rede sem fio. No Mac, você precisa clicar no ícone AirPort na barra de menu e selecionar o nome da sua nova rede. Você também será solicitado a inserir a chave de rede.

Se os seus computadores ainda não estiverem habilitados para rede sem fio, você precisará ativar a interface sem fio. No Windows, vá para Painel de Controle e Rede. No Mac, abra Preferências do Sistema e selecione Rede. Lá, você encontrará opções sobre como habilitar a rede sem fio e se deve ligá-la automaticamente sempre que abrir o computador.

O WiFi é uma maneira conveniente e fácil de conectar computadores e outros dispositivos em casa, especialmente se você deseja compartilhar a conexão com a Internet. Com a ampla gama de gadgets que também oferecem suporte a redes sem fio, ter uma rede Wi - Fi em casa também permite conectar câmeras, telefones celulares, reprodutores de mídia, impressoras e até TVs, para trabalho ou entretenimento.

Artigos relacionados
  1. Como configurar um modem sem fio?
  2. Como configurar uma rede sem fio?
  3. Como entender como funciona uma ponte sem fio?
  4. Como fazer streaming de música para o Xbox 360 em uma rede sem fio?
  5. Como transferir um arquivo para um computador remoto usando hiperterminal?
  6. Como usar as ferramentas de segurança sem fio gratuitas?
FacebookTwitterInstagramPinterestLinkedInGoogle+YoutubeRedditDribbbleBehanceGithubCodePenWhatsappEmail