Como corrigir erros da superfície do disco?

O utilitário de software checkdisk só fará a varredura de um disco rígido
O utilitário de software checkdisk só fará a varredura de um disco rígido, desde que o disco não esteja sendo usado para qualquer outro propósito.

As unidades de disco rígido em seu sistema de computador usam uma pequena placa circular revestida com uma superfície magnética. Este disco gira a velocidades superiores a 5000 rpm. O sistema operacional da máquina usa um layout de grade circular para indexar posições na superfície do disco. O sistema de indexação de disco consiste em:

  • Trilhas, que são circulares e concêntricas.
  • Setores de disco, que são blocos radiais.

O espaço de armazenamento em disco custa progressivamente

O tamanho geral de armazenamento do disco, o número de trilhas e setores explica o tamanho mínimo do bloco de armazenamento em qualquer disco individual e isso determina a propensão para a fragmentação do arquivo. Consulte o meu outro artigo do site sobre como melhorar a resposta do disco rígido do seu computador. HDDs pequenos têm blocos de armazenamento mínimo menores do que unidades de maior capacidade, tornando o armazenamento mais eficiente para pequenos arquivos de dados. No entanto, o espaço de armazenamento em disco custa cada vez menos com o tempo e ninguém parece se preocupar com isso.

As unidades de disco rígido modernas armazenam mais de 500 GB de dados (GB = Gigabyte - 1 mil milhões de bytes), portanto, não é nenhuma surpresa encontrar pequenas imperfeições na superfície magnética, que não são gravadas de maneira confiável. Esses pequenos erros são normalmente encontrados na fábrica quando uma operação inicial de 'formatação' é executada.

O sistema operacional da máquina usa um layout de grade circular para indexar posições na superfície
O sistema operacional da máquina usa um layout de grade circular para indexar posições na superfície do disco.

A localização de qualquer erro na superfície do disco pode ser registrada pelo sistema operacional uma vez instalado em uma máquina, portanto, esses locais não são usados para armazenar dados (o termo técnico para isso é que eles são 'mapeados' para uso).

Depois que o disco é instalado e usado, normalmente a confiabilidade é boa - a maioria dos discos tem um tempo médio antes do tempo de falha avaliado em 100.000 horas. Então, esperançosamente, o seu será na metade, onde o tempo até o fracasso é maior do que a média! Discos de tamanho menor (tanto no armazenamento quanto nas dimensões físicas) são adaptados à maioria dos laptops - portanto, exigem menos trabalho para girar o prato, e o tamanho pequeno é menos sujeito a danos de forças externas.

Os sistemas operacionais fornecem software utilitário de disco

Depois de executado, o disco é projetado para ser livre de manutenção. No entanto, imperfeições de revestimento de superfície ainda são possíveis e a maioria dos sistemas operacionais fornece software utilitário de disco para permitir que quaisquer falhas sejam reavaliadas e as informações de localização usadas para evitar o uso dessas áreas no futuro.

  1. Execute o processo de verificação do disco. O Windows inclui um utilitário de verificação de disco - 'Chkdsk'. Isso fornece uma ferramenta que irá 'mapear' as áreas danificadas do disco. O termo 'setores defeituosos' é aplicado a locais no disco com imperfeições superficiais.
  2. Na tela de comando - Escolha 'executar' no botão Iniciar e digite 'cmd' para obter uma tela / janela do terminal. No prompt, digite 'chkdsk'. Existem várias opções - para obter mais informações, digite '? chkdsk 'no prompt.

    Alternativamente:

    Em 'meu computador' - Selecione o disco rígido com um clique direito do mouse; selecione 'propriedades'; e na janela de propriedades, olhe no painel da guia 'ferramentas'. Alternativamente, você pode encontrar isso em Programas> Acessórios> Scan Disk.

  3. O utilitário de software checkdisk só fará a varredura de um disco rígido, desde que o disco não esteja sendo usado para nenhuma outra finalidade. O Windows, como todos os sistemas operacionais, é um software muito complexo e pode não ser óbvio que outros aplicativos e programas estejam sendo executados, talvez em segundo plano. Mesmo se você tentar fechar todos os programas que encontrar, o utilitário 'chkdsk' não será executado. Ele pode relatar isso e se oferecer para ser executado durante a próxima reinicialização (inicialização). Esta é a opção mais segura - selecione 'Fechar' no botão Iniciar e selecione Reiniciar. 'Chkdsk' será executado antes de outros processos e aplicativos enquanto a máquina é reiniciada.
  4. O utilitário pode simplesmente relatar o que encontrar, ou você pode pedir para "consertar" quaisquer problemas, se possível. Se você conhece o problema, pode ir direto para 'consertar', mas se houver dúvidas sobre as causas dos problemas, será mais seguro pedir uma varredura de superfície e verificar o relatório antes de continuar.
Artigos relacionados
  1. Como consertar o MTU em um computador?
  2. Como obter um computador recondicionado?
  3. Como melhorar a resposta do disco rígido do seu PC?
  4. Como dar computadores recondicionados de presente?
  5. Como conectar um disco rígido externo?
  6. Como instalar uma placa de som no computador?
FacebookTwitterInstagramPinterestLinkedInGoogle+YoutubeRedditDribbbleBehanceGithubCodePenWhatsappEmail