Como escolher programas e dispositivos de backup?

O que realmente me causou problemas foi a perda de dados - programas
O que realmente me causou problemas foi a perda de dados - programas, documentos, minha biblioteca do iTunes, fotos, etc.

Há alguns anos, meu computador morreu enquanto eu escrevia um importante artigo de meio de semestre. Quer dizer, morreu seriamente. Não consegui ligar de jeito nenhum. Tentei tudo que pude pensar - até implorei a todos os geeks de hardware que conhecia por ajuda. A resposta era sempre a mesma: está morto. Não consegui nem conectar o disco rígido a outro computador. O computador em si foi fácil de substituir - me devolvia alguns dólares, mas eu teria que comprar um novo computador mais cedo ou mais tarde. O que realmente me causou problemas foi a perda de dados - programas, documentos, minha biblioteca do iTunes, fotos, etc. Mas eu tinha backup de tudo, certo? Não exatamente...

Processo de backup mais fácil

Não consegui nem conectar o disco rígido a outro computador
Não consegui nem conectar o disco rígido a outro computador.

Você nunca percebe o valor de backups regulares até que haja uma falha no computador. Então, como você evita perder seus valiosos dados seguros? Faça backups de tudo o que é importante para você individualmente e faça backups de todos os seus dados regularmente. Aqui estão algumas etapas para facilitar o processo de backup.

  1. Avalie suas necessidades de backup. Se você usa o computador principalmente para processamento de texto, provavelmente não precisa se preocupar com programas ou dispositivos avançados de backup. Se você tiver muitos dados para fazer backup, considere um programa especificamente dedicado a ajudá-lo a fazer backup de seus dados. Freqüentemente, esses programas vêm com software de gravação de CD. O Nero tem um bom pacote de programas projetados para backup.
  • Compre cds ou dvds em branco a granel. Tente encontrar fusos de mídia óptica; eles serão mais baratos a granel e você sempre os terá disponíveis. Além disso, você pode querer comprar um suporte para CD que armazene um grande número de CDs ou DVDs, a fim de mantê-los seguros e organizados.
  • Encontre um programa de backup que manterá uma lista de arquivos e pastas que você gostaria de atualizar a cada backup. Dessa forma, você não terá que gastar muito tempo determinando e localizando tudo o que precisa para fazer backup sempre que fizer um backup agendado. Você estará mais apto a fazer backups regulares de seus dados se não demorar muito.
  • Se o seu computador tiver um slot digital ou compact flash seguro, considere adquirir uma placa de grande espaço em disco. Ultimamente, muitos cartões SD têm tido bons descontos - trazendo um cartão de 512 MB a 1 GB na faixa de menos de 15€. Cartões que variam de 4 a 8 GB são mais caros, mas vale o investimento. Obviamente, isso não fará backup de todo o seu computador, mas vale muito a pena para manter documentos e arquivos importantes à mão. Além disso, não ocupa muito espaço em um cofre se você quiser fazer backup de informações confidenciais. E a interface de arrastar e soltar comum à maioria dos cartões SD e CF torna os backups muito fáceis.
  • Os pen drives são ótimos para backups. Eles também não custam muito, então considere ter um para cada assunto (documentos do Word, imagens digitais, música, etc.) ou para backups incrementais - todos os seus dados de um determinado período de tempo, ou de uma determinada classe de faculdade ou trabalho projeto. Certos pen drives permitem até que você instale e execute programas a partir deles. Essa é uma ótima maneira de "levar" seu computador com você se você viaja muito e não tem um laptop.
  • As unidades de backup podem conter grandes quantidades de dados. Por um preço razoável, é possível encontrar uma unidade de backup (que se conecta ao seu computador por meio de uma conexão USB) que pode fazer o backup de todo o seu computador. Com o toque de um botão (literalmente), você pode fazer backup de todo o disco rígido. Isso é inestimável se o seu disco rígido for danificado e você perder tudo. Obviamente, você ainda deve fazer backup para um dos outros meios mencionados, caso a unidade de backup e o disco rígido falhem.
  • Acredite em alguém que perdeu seus dados em uma falha repentina do computador - você gastará muito menos tempo fazendo backups regulares do que tentando recuperar ou recriar os dados perdidos. Passaram-se dois anos e ainda tenho muito trabalho quando tento encontrar um arquivo e percebo que ele está na pequena quantidade de dados que não fiz backup antes de meu computador desligar. Depois de começar, será muito fácil fazer isso e você terá a tranquilidade de saber que seus dados estão seguros!

Artigos relacionados
  1. Como escolher o software de referência?
  2. Como escolher o software de rastreamento?
  3. Como clonar um disco rígido usando o Acronis?
  4. Como limpar o registro do Windows?
  5. Como limpar a memória RAM do computador?
  6. Como realizar uma auditoria na configuração do software?
FacebookTwitterInstagramPinterestLinkedInGoogle+YoutubeRedditDribbbleBehanceGithubCodePenWhatsappEmail