Como criar uma planilha de orçamento familiar usando o Excel?

No final da planilha
Quando você terminar de tabular todas as suas categorias, no final da planilha, plote o título de suas despesas mensais totais.

Tanto quanto grandes ou pequenas empresas têm um orçamento, um orçamento doméstico em cada casa também é uma necessidade. Isso o ajudará a examinar e monitorar suas finanças, controlar suas despesas e viver dentro de suas possibilidades. É basicamente uma visão geral das despesas de sua família. Para começar a fazer seu orçamento doméstico familiar, aqui estão alguns passos rápidos e fáceis para criar um usando o MS Excel.

  • Abra o MS excel. É uma planilha eletrônica usada para armazenar, manipular e organizar dados financeiros. Se você tiver um em seu computador, abra uma planilha para começar com a planilha de orçamento familiar.
  • Formate as colunas. Decida como você gostaria de ver sua planilha - semanal, quinzenal ou mensal. As colunas representarão suas receitas e despesas em seu cronograma decidido. Se você está recebendo seu cheque de pagamento mensalmente, é mais fácil plotar suas colunas mensalmente.
  • Trace as categorias. Na parte esquerda da folha, trace suas categorias.
    • Renda bruta. Comece com a renda da sua família como sua categoria principal e rotule-a de acordo. Você pode usar títulos como Renda bruta total ou Renda bruta familiar. Você também pode ter subcategorias em renda familiar para repartir em detalhes, como salários, renda comercial, outros rendimentos, etc.
    • Poupança. Esta categoria incluirá a quantia que você deseja reservar para depositar em um banco ou investir em um determinado negócio ou mesmo apenas para uma despesa em um dia chuvoso.
    • Despesas da casa. Esta categoria incluirá despesas de aluguel ou hipoteca, serviços públicos, reparos, impostos, seguro, etc.
    • Despesas do carro. Você pode incluir nesta categoria empréstimos, gás, seguro, manutenção e reparos.
    • Dívidas. Inclua nesta categoria o nome do seu credor e, claro, o valor a pagar.
    • Diversos. Isso incluirá o que sua família usa e consome, como mercearia, remédios, rações e vitaminas, serviços de creche, roupas, corte de cabelo, ingressos de cinema e tudo o mais que você costuma gastar em um determinado mês.
    • Totais. Quando você terminar de tabular todas as suas categorias, no final da planilha, plote o título de suas despesas mensais totais. Sob este título, plote suas categorias, ou seja, despesas com casa, despesas com carro, dívidas e diversos. Ao lado da categoria de despesas mensais totais, agora você pode traçar sua sobretaxa ou escassez mensal
    Agora você pode traçar sua sobretaxa ou escassez mensal
    Ao lado da categoria de despesas mensais totais, agora você pode traçar sua sobretaxa ou escassez mensal.
  • Formate as células. Cada célula da planilha pode ser formatada para criar uma equação matemática que facilmente resume ou subtrai dados conforme você os insere. Use esta função em totais para somar suas categorias de receitas ou despesas. Existe um botão de soma que você pode usar para plotar facilmente de célula para célula.
  • Personalize-o. Use fontes, ajuste o tamanho da célula e destaque as categorias com cores. Ajuste decimais e moeda. Rotule sua planilha de uma maneira que seja fácil para você analisar e entender em um piscar de olhos.

Elaborar um orçamento doméstico familiar não deve ser uma tarefa árdua, mas cumpri-lo. Depois de criar um orçamento familiar e ter um controle firme sobre suas finanças, será mais fácil para você libertar a si mesmo e sua família de gastos desnecessários e aplicar o dinheiro em coisas que realmente importam.

FacebookTwitterInstagramPinterestLinkedInGoogle+YoutubeRedditDribbbleBehanceGithubCodePenWhatsappEmail