Como começar uma carreira no jornalismo?

O ato de fazer conexões que serão benéficas no mundo dos negócios
Networking, o ato de fazer conexões que serão benéficas no mundo dos negócios, é uma habilidade sábia para dominar.

Às vezes, a parte mais difícil de iniciar uma nova carreira é saber como começar. Cada campo tem seus próprios requisitos específicos e as carreiras no jornalismo não são exceção. Aqui estão algumas dicas para quem deseja se tornar um jornalista:

  1. Comece a fazer contatos enquanto ainda está na escola. Networking, o ato de fazer conexões que serão benéficas no mundo dos negócios, é uma habilidade sábia para dominar. Professores, editores de jornais escolares e outras pessoas que você encontra em sua rotina diária podem fornecer contatos valiosos para seu primeiro (ou próximo) emprego no jornalismo.
  2. Obtenha seu diploma em jornalismo ou comunicação e continue avançando em sua educação. Ter um diploma de bacharel em uma universidade credenciada é um bom começo, mas escritores inteligentes sabem que o aprendizado é um processo que dura a vida toda. Seminários de redação, workshops e grupos de escritores oferecem oportunidades para aprimorar suas habilidades e ampliar seu potencial de emprego.
  3. Os estágios, embora muitas vezes não sejam remunerados, oferecem a jornalistas inexperientes a oportunidade de obter experiência no mundo real enquanto estabelecem contatos significativos em sua área. Inscreva-se para estágios durante seus últimos dois anos de faculdade (ainda mais cedo, se possível) e considere este trabalho "voluntário" como um investimento em seu futuro.
  4. Encontre um mentor. Alguém que alcançou um nível de sucesso no jornalismo é um amigo valioso para se ter. Procure jornalistas que estão prosperando e peça ajuda. Você não está pedindo um emprego diretamente neste momento, apenas um conselho e orientação para alcançar seus objetivos de longo prazo.
  5. Leia tudo o que você colocar em suas mãos. Os melhores escritores costumam ser leitores vorazes.
  6. Encontre um site com uma quantidade de tráfego respeitável e escreva um blog (um web-log). Embora seja improvável que você ganhe muito dinheiro com blogs, você ganhará exposição e, para um jornalista, isso é tão bom quanto ouro (embora ainda não pague o aluguel!).
    Nos estágios iniciais de sua carreira
    Nos estágios iniciais de sua carreira, não seja muito exigente com o trabalho que você realizar.
  7. Fique informado. As notícias de ontem são muito antigas; para ser um jornalista de sucesso, você deve estar faminto pelos últimos desenvolvimentos na política, religião, ciência, crime e até mesmo pelas fofocas sobre celebridades. Procure por histórias - elas estão por toda parte.
  8. Considere ir sozinho. O trabalho freelance pode não oferecer os benefícios de férias remuneradas e seguro, mas os jornalistas freelance desfrutam de algumas vantagens exclusivas sobre os colegas empregados por empresas. Freelancers são capazes de definir seus próprios horários, contar histórias apenas sobre as coisas que acham interessantes e decidir de forma independente sobre o viés de seu trabalho. Sem as restrições de cumprir a agenda do empregador, os jornalistas freelance são livres para explorar histórias aprofundadas que podem não agradar a alguns empregadores.
  9. Seja disciplinado. Escreva todos os dias, envie consultas regularmente e continue a enviar seu trabalho em todas as oportunidades. O jornalismo nem sempre é um tipo de carreira do tipo "dê um soco e vá para casa". Você deve estar sempre em busca de novas histórias e novas oportunidades para publicar seu trabalho.
  10. Nos estágios iniciais de sua carreira, não seja muito exigente com o trabalho que você realizar. O mais importante para um iniciante é divulgar seu nome e estabelecer uma reputação de jornalista confiável e sólido.
  11. Aprenda a não levar a rejeição para o lado pessoal. Na verdade, uma rejeição reflete apenas uma opinião, e não é a mais importante - a sua. Se ser jornalista é o que você realmente deseja, não desista só porque não alcançou o sucesso imediato. Se o esforço não vale a pena para você, você pode ter escolhido a carreira errada.
Artigos relacionados
  1. Como iniciar uma carreira em gerenciamento de projetos?
  2. Como iniciar uma carreira em marketing de mecanismo de pesquisa?
  3. Como compreender as carreiras de relações públicas?
  4. Como iniciar uma carreira de gerenciamento de resíduos?
  5. Como entender as taxas de pagamento do contratante?
  6. Como entender o equipamento do guarda de segurança?
FacebookTwitterInstagramPinterestLinkedInGoogle+YoutubeRedditDribbbleBehanceGithubCodePenWhatsappEmail