Como se tornar um testador de software?

Carta de apresentação para empresas de desenvolvimento de software-alvo
Personalize seu currículo e carta de apresentação para empresas de desenvolvimento de software-alvo.

Antes de um aplicativo de software ser empacotado em um instalador de CD ou DVD, embalado e enviado para distribuição no varejo, ele deve primeiro passar por uma série de testes para se certificar de que todos os bugs foram corrigidos e todas as funções necessárias que um usuário alvo pode precisar estão incluídos. Este processo de teste de pré-distribuição também é conhecido como a fase beta no desenvolvimento de software. As pessoas envolvidas neste processo são conhecidas como testadores de software.

  1. Conheça os requisitos para se tornar um testador de software. Embora um diploma universitário não seja necessário para conseguir uma vaga como testador de software, seria uma grande vantagem. Isso é especialmente verdadeiro se você foi formalmente educado para algum curso relacionado à informática. O requisito mais básico para se tornar um testador de software é o conhecimento de computadores e vários aplicativos de software usados com ele.
  2. Personalize seu currículo e carta de apresentação para empresas de desenvolvimento de software-alvo. Crie ou atualize seu currículo e carta de apresentação para ter certeza de que eles buscam oportunidades de emprego em testes de software. Seria sensato incluir habilidades adicionais ou especiais para aumentar suas chances de ser selecionado entre os muitos candidatos que estão por aí. Digamos que você seja um cineasta com vasta experiência no gerenciamento de produções de vídeo independentes. Mencionar isso em sua carta de apresentação certamente atrairá o interesse do possível empregador, especialmente se houver um software de edição de filme na fila para testes adicionais.
    Algumas empresas de desenvolvimento de software usam a estratégia de teste beta público (PBT)
    Algumas empresas de desenvolvimento de software usam a estratégia de teste beta público (PBT).
  3. Procure oportunidades de emprego de testador de software. Sua melhor aposta para encontrá-los seria por meio da World Wide Web. Um bom ponto de partida seria verificar as oportunidades de carreira publicadas nos sites oficiais de várias empresas de desenvolvimento de software. A maioria dessas empresas, senão todas, prefere a inscrição online, portanto, não hesite em postar seu currículo e carta de apresentação em seus respectivos sites. Lembre-se de que as políticas de contratação variam de acordo com a empresa de software, portanto, você precisará perguntar sobre qualquer consideração especial para a aplicação. Algumas empresas de desenvolvimento de software exigem seus candidatos devem passar por um programa de certificação para garantir que as habilidades e conhecimentos de informática de cada indivíduo atendam aos requisitos mínimos.
  4. Pratique mais enquanto espera por um feedback. Praticar um pouco mais no uso de diferentes aplicativos de software será uma boa ideia enquanto você espera por um feedback sobre seu aplicativo. Lembre-se de que as empresas de desenvolvimento de software estão sempre em busca de testadores de software talentosos e qualificados. Não desanime em se inscrever para postagens de testador de software com outras empresas se você for rejeitado após sua primeira tentativa.

Algumas empresas de desenvolvimento de software usam a estratégia de teste beta público (PBT). Eles disponibilizam a versão beta do aplicativo na Internet, de onde qualquer pessoa pode fazer o download e experimentar. Os desenvolvedores, então, ajustarão o aplicativo com base nos comentários e sugestões daqueles que testaram a versão beta. Embora essa possa ser uma maneira mais barata de testar software, esse método pode se tornar mais tedioso ou menos focado, pois nem todo mundo tem a quantidade adequada de experiência com programação de computador para fazer um teste válido que resultaria em uma avaliação significativa.

Artigos relacionados
  1. Como se tornar um ultrassonografista em Las Vegas?
  2. Como se tornar um especialista em efeitos sonoros?
  3. Como se tornar um técnico de CAD arquitetônico?
  4. Como se tornar um técnico cirúrgico?
  5. Como se tornar um Web Designer?
  6. Como se tornar um engenheiro de design ASIC?
FacebookTwitterInstagramPinterestLinkedInGoogle+YoutubeRedditDribbbleBehanceGithubCodePenWhatsappEmail