Como se tornar um engenheiro estrutural?

Antes de prosseguir para a obtenção de qualificações especiais como engenheiro estrutural
A engenharia estrutural é um ramo da engenharia civil, portanto, o primeiro passo é obter uma base neste último campo, antes de prosseguir para a obtenção de qualificações especiais como engenheiro estrutural.

Engenharia é um campo vasto e complexo e uma necessidade crítica que toca em muitos aspectos da vida como a conhecemos. É ainda dividido em vários campos de especialidade, dos quais a engenharia estrutural é um deles. A engenharia estrutural envolve o trabalho no projeto, planejamento e criação de infraestrutura como edifícios, estradas, pontes, etc; ou construir sistemas de transporte como trens, aeronaves ou qualquer tipo de maquinário e equipamento industrial, ou qualquer tipo de produtos ou mercadorias que são usados no dia-a-dia. Este artigo discute o procedimento envolvido para se tornar um engenheiro estrutural.

Educação, treinamento e certificação

A engenharia estrutural é um ramo da engenharia civil, portanto, o primeiro passo é obter uma base neste último campo, antes de prosseguir para a obtenção de qualificações especiais como engenheiro estrutural. A jornada para se tornar um engenheiro estrutural consiste em:

  1. Diploma de ensino médio ou equivalente GED aprovado com ênfase em matemática, física e outros cursos de ciências. O treinamento prático ou vocacional é uma vantagem adicional.
  2. Uma pós-graduação de 4 anos em engenharia, preferencialmente engenharia civil com estudo complementar em engenharia arquitetônica, automotiva, mecânica, industrial ou de materiais.
  3. Um mestrado em engenharia estrutural é o próximo passo no processo de educação e treinamento. Para cursos de graduação e pós-graduação em engenharia, é importante que você se inscreva em programas credenciados pelo Conselho de Credenciamento de Tecnologia de Engenharia (ABET).
  4. Obtenha uma licença para trabalhar como engenheiro; os requisitos de licenciamento são específicos do estado, portanto, você precisará consultar os requisitos prescritos pela autoridade de licenciamento no estado onde você se qualifica como engenheiro ou planeja trabalhar.
  5. Em geral, o licenciamento envolve o seguinte procedimento: (a) Conclusão de um programa de pós-graduação credenciado em engenharia; (b) Conclusão do exame de Fundamentos de Engenharia (FE); (c) quatro anos trabalhando com um engenheiro licenciado; e (d) Conclusão do exame de Princípios e Práticas de Engenharia (PE).
  6. O procedimento mencionado acima é para a obtenção de uma licença básica para trabalhar como engenheiro civil. O próximo passo é obter a certificação como engenheiro estrutural e esse processo é gerenciado pelo Structural Engineering Certification Board (SECB), uma suborganização do National Council of Structural Engineers Association (NCSEA). Para obter mais informações sobre certificação, consulte os sites oficiais do NCSEA e SECB - ncsea.com e secretboard.org.
O procedimento mencionado acima é para obter uma licença básica para trabalhar como engenheiro civil
O procedimento mencionado acima é para obter uma licença básica para trabalhar como engenheiro civil.

Descrição do trabalho

  • Analise a integridade estrutural e o impacto de vários tipos de infraestrutura - pública e privada - como edifícios, pontes, sistemas de transporte, plataformas de petróleo e outros.
  • Projetar, planejar e criar um novo quadro estrutural, tendo em mente o impacto e a utilidade de tais estruturas para o meio ambiente, sociedade, economia, etc.
  • Certifique-se de que as estruturas são projetadas e construídas para lidar com grandes quantidades de força e estresse de fatores naturais ou artificiais, como terremotos, incêndios, explosões, etc.
  • Tenha em mente os fatores sociais, culturais e estéticos ao projetar novas estruturas, garantindo o mínimo impacto ambiental e custo-benefício.

O avanço na carreira depende

Os engenheiros estruturais são empregados nas áreas de construção, obras públicas, automotiva, industrial e mecânica, trabalhando nos setores público ou privado. A remuneração média para engenheiros iniciantes é de 33600€ a 43300€; aumentos adicionais nos salários e na progressão na carreira dependem de qualificações educacionais e experiência de trabalho.

Artigos relacionados
  1. Como se tornar uma enfermeira cirúrgica?
  2. Como se tornar um topógrafo?
  3. Como se tornar um engenheiro de design de automóveis?
  4. Como se tornar um assistente de anestesia veterinária?
  5. Como se tornar um diretor assistente?
  6. Como se tornar um antropólogo ecológico?
FacebookTwitterInstagramPinterestLinkedInGoogle+YoutubeRedditDribbbleBehanceGithubCodePenWhatsappEmail