Como listar seu histórico de trabalho em seu currículo?

Currículo cronológico reverso - O primeiro
Currículo cronológico reverso - O primeiro e mais comum dos três é o currículo cronológico reverso.

Uma parte muito importante do currículo é a lista da experiência profissional do candidato a emprego. Isso permite que os empregadores avaliem as qualificações dos candidatos a emprego e sua adequação ao cargo que está sendo solicitado. Isso também mostra a experiência do funcionário em potencial em vários campos de especialização.

Parte da história do trabalho

A parte do histórico de trabalho também dá ao empregador uma primeira impressão. Os empregadores podem ter uma boa ideia das habilidades do candidato a emprego e se ele pode passar por um processo de pré-seleção e conseguir uma entrevista. Esta parte do seu currículo é crítica e deve ser cuidadosamente planejada para atrair a atenção do recrutador e aumentar o tempo normalmente curto que eles levam para visualizar o seu currículo.

O currículo funcional e o currículo de combinação
São eles: o currículo cronológico reverso, o currículo funcional e o currículo de combinação.

Existem três maneiras comuns de escrever seu currículo. São eles: o currículo cronológico reverso, o currículo funcional e o currículo de combinação.

  1. Currículo cronológico reverso - O primeiro e mais comum dos três é o currículo cronológico reverso. Exige uma lista de sua experiência de trabalho do mais recente ao primeiro emprego.

    A ordem cronológica reversa constrói sua credibilidade. Ele destaca o progresso que você fez nos diversos trabalhos que desempenhou. A credibilidade é claramente definida por meio desse método, pois demonstra como você melhorou ao longo de sua carreira profissional.

  2. O currículo funcional - o segundo é o currículo funcional. Este tipo de currículo mostra a experiência de trabalho segregada pelo tipo de empregos que você teve até agora. Isso funcionará bem se você já trabalhou em diferentes setores ou em uma variedade de empregos. Com esse tipo de listagem, você volta da mais recente para a mais antiga em cada um dos diferentes setores em que trabalhou ao longo dos anos. Você pode usar essa estrutura se estiver procurando trabalho em um setor diferente de seu emprego mais recente. Você também pode usar isso se não tiver tido um grande número de empregos no passado.
  3. Currículo Combinado - É o tipo de listagem menos utilizado no curriculum vitas devido à tendência de repetição das informações contidas. Como o nome indica, o Currículo Combinado combina o Currículo Cronológico Reverso e o Currículo Funcional de uma forma que declara os vários empregos e indústrias em que alguém trabalhou ao longo dos anos, e também os empregadores para os quais trabalhou.

Em casos especiais, como aqueles nas áreas das artes como música, artes visuais e performáticas e literatura (entre outras áreas de especialização), também é apropriado envolver e integrar uma lista de projetos ou obras de arte que você tenha feito envolvido em. Isto vem na forma de uma discografia (se você for músico, produtor ou promotor), filmografia (se você estiver no show business) ou um portfólio de várias obras (se você tiver se envolvido com pintura ou publicidade).

Ao ser capaz de demonstrar sua experiência profissional por meio desses métodos de listagem, você pode estabelecer sua credibilidade, que será útil para determinar se você combina com o trabalho e a empresa. Isso ajuda o seu empregador em potencial a se familiarizar mais com você, especialmente se ele conhecer algumas das empresas e pessoas com quem você já trabalhou.

Artigos relacionados
  1. Como fazer uma folha de referência?
  2. Como fazer um currículo para um trabalho de animação 3D?
  3. Como se preparar para empregos no governo?
  4. Como fazer um currículo para um trabalho de superintendente?
  5. Como negociar indenização por demissão?
  6. Como se preparar para o teste GED?
FacebookTwitterInstagramPinterestLinkedInGoogle+YoutubeRedditDribbbleBehanceGithubCodePenWhatsappEmail