Como descongelar um motor de carro?

Pois é impossível descongelar o motor de um carro lá fora em baixas temperaturas
Levei o carro para casa e coloquei na garagem, pois é impossível descongelar o motor de um carro lá fora em baixas temperaturas.

Vários anos atrás, comecei meu Mazda GLC e parti em uma viagem apenas para descobrir que o bloco estava congelado. Não consegui tirar o calor do aquecedor e o medidor de temperatura do motor "disparou" em questão de minutos. Fui então forçado a descobrir como descongelar o motor do meu carro; pois eu sabia que, se continuasse a dirigi-lo naquela condição, não iria estragá-lo em nenhum momento.

Grande aquecedor de propano

Levei o carro para casa e coloquei na garagem, pois é impossível descongelar o motor de um carro lá fora em baixas temperaturas. Para descongelar um motor, é necessário aumentar a temperatura do bloco do motor e das mangueiras por um período de tempo suficiente para que o gelo do motor derreta. Aluguei um grande aquecedor a propano na loja Rent-All de nossa comunidade e liguei-o na garagem longe o suficiente do veículo para que não pegasse fogo ou derretesse a tinta do veículo. Continuei esperando, pensando que levaria apenas alguns minutos, ou talvez uma ou duas horas.

Fiquei muito frustrado em questão de poucas horas, pois inicialmente tive pouco sucesso. Abri a porta depois de mais ou menos uma hora e liguei o motor esperando que meu degelo estivesse completo. Não era! O motor superaqueceu imediatamente novamente. Comecei a perceber que descongelar o motor de um carro seria um pouco mais difícil e demorado do que eu pensava. Como já tinha perdido todo o calor da garagem, tive de recomeçar do zero, pois a temperatura na garagem estava novamente abaixo de zero. Então, fechei a garagem e tentei novamente, desta vez deixando o aquecedor ligado durante a noite.

Liguei o motor esperando que meu degelo estivesse completo
Abri a porta depois de mais ou menos uma hora e liguei o motor esperando que meu degelo estivesse completo.

De manhã, tentei novamente, mas obtive sucesso semelhante. O bloco do motor ainda estava congelado. Como já havia reaberto a garagem, tive que reiniciar o processo pela terceira vez. Desta vez, permiti que o aquecedor funcionasse por alguns dias; pois agora percebi que, embora a garagem estivesse suficientemente aquecida, a temperatura do bloco do motor em si não havia subido muito.

Imediatamente adicionado anticongelante suficiente

Depois de alguns dias, olhei dentro do radiador - e para minha alegria, o conteúdo estava líquido novamente. Meu bloco de motor finalmente foi descongelado e agora eu estava pronto para ir. Imediatamente adicionei anticongelante suficiente para ter certeza de que o bloco do motor não congelaria novamente assim que eu saísse de casa. Devolvi o aquecedor à loja Rent-All e paguei minha conta. Meu carro agora estava pronto para rodar.

Aprendi com esse processo que, para descongelar um bloco de motor, todo o bloco precisa ser totalmente aquecido e aquecido por um período de tempo suficiente para que todo o conteúdo do bloco possa ser elevado acima do ponto de congelamento. Embora o anticongelante evite que a água congele; uma vez congelado, ele precisa ser aquecido a uma temperatura superior ao seu valor de proteção para que volte a ser líquido. Isso leva tempo e paciência. Como minha garagem não tinha isolamento, grande parte do calor do aquecedor simplesmente se dissipou ou escapou pelo telhado. Isso prolongou o processo, pois o aquecedor teve que trabalhar ainda mais e por mais tempo para manter o bloco a uma temperatura suficiente por um período de tempo suficiente para que o motor pudesse descongelar.

Artigos relacionados
  1. Como usar um compressor de ar?
  2. Como usar um dobrador de tubo de escape?
  3. Como usar uma chave dinamométrica?
  4. Como usar dicas para reparar danos na pintura do carro?
  5. Como soldar chapas de metal no teto de um carro?
  6. Evite ser enganado por uma oficina mecânica
FacebookTwitterInstagramPinterestLinkedInGoogle+YoutubeRedditDribbbleBehanceGithubCodePenWhatsappEmail