Como fazer um motor parar de soltar fumaça?

Certifique-se de aquecer o motor antes de rolar para fora da garagem
Se a fumaça for uma preocupação todas as manhãs, certifique-se de aquecer o motor antes de rolar para fora da garagem.

A fumaça é um subproduto comum da combustão. Isso é verdade com qualquer motor de combustão interna. Quer você esteja usando um motor a gasolina ou diesel, certamente terá emissões que contêm monóxido de carbono (no caso da gasolina) ou partículas (no caso do diesel). No entanto, a emissão de grandes quantidades de fumaça pode significar que há algo errado com seu motor. Aqui estão alguns motivos pelos quais o motor pode estar emitindo fumaça e como resolver o problema.

Aquecimento. Quando você liga o carro pela manhã, é provável que ele emita uma fumaça branca. Às vezes, também sai água pelo tubo de escape. Isso geralmente é normal. Como o motor ainda está frio, ele não queimará o combustível de maneira eficiente. A água que sai do tubo de escape é realmente normal enquanto o motor ainda está frio, mas deve parar quando o motor estiver funcionando em temperaturas ideais.

Se a fumaça for uma preocupação todas as manhãs, certifique-se de aquecer o motor antes de rolar para fora da garagem. Seu motor pode estar agüentando um esforço extra enquanto ainda está frio, então é melhor começar a dirigir quando o motor estiver um pouco mais quente. A essa altura, a fumaça esbranquiçada já teria desaparecido, dando lugar a uma emissão límpida, supondo que nada mais esteja errado. Se ainda houver água saindo do tubo de escape durante a operação normal, o sistema de arrefecimento do motor pode estar com vazamento em algum lugar.

Problemas de bomba de água

Verifique os níveis de refrigerante. Os motores funcionam em temperaturas ideais. Enquanto um motor frio é ineficiente, um motor muito quente é perigoso, pois pode resultar na quebra ou entortamento dos pistões. Os motores que funcionam mais quentes do que o normal também são menos eficientes do que em temperaturas ideais. Isso pode ser devido aos baixos níveis de líquido de arrefecimento do motor ou talvez um vazamento no sistema de arrefecimento. Verifique se há vazamentos, bloqueios ou bomba d'água com problemas no radiador. Uma maneira de verificar se há bloqueio ou problemas na bomba d'água é pedir a alguém que pise no pedal do acelerador enquanto a tampa do radiador estiver aberta (certifique-se de fazer isso enquanto o motor ainda estiver relativamente frio e não quente). Se a água estiver fluindo para dentro, o sistema de resfriamento está bom. Se a água ficar ainda assim, então você pode ter uma bomba que não está funcionando ou o fluxo pode estar bloqueado em algum lugar.

As velas de ignição de um motor a gasolina podem ser uma das causas das emissões de fumaça
Além do combustível e do ar, as velas de ignição de um motor a gasolina podem ser uma das causas das emissões de fumaça.

Limpe ou substitua o filtro de ar. A combustão envolve uma combinação de combustível, ar e uma fonte de ignição (ou, no caso dos motores a diesel, altas temperaturas devido à alta pressão). Se um deles for inadequado, o resultado será uma combustão ineficiente. O filtro de ar do seu motor é um acessório que precisa ser limpo ou substituído regularmente. Alguns filtros de ar de alto desempenho, como filtros do tipo cone ou entradas de ar frio, precisam ser limpos regularmente. Filtros de ar regulares também podem ser limpos. Mas, em qualquer caso, eles precisam ser substituídos em intervalos regulares. Consulte o manual do proprietário ou visite uma garagem para determinar se o filtro de ar precisa ser substituído. Se você pode comprar uma peça de reposição sozinho, a troca do filtro pode ser uma tarefa do tipo "faça você mesmo", com o uso de algumas ferramentas e cerca de 15 minutos do seu tempo.

Velas de ignição fracas

Substitua as velas de ignição. Além do combustível e do ar, as velas de ignição de um motor a gasolina podem ser uma das causas das emissões de fumaça. Velas de ignição sujas e fracas resultariam em combustão ineficiente, e partículas e combustível não queimado normalmente seriam emitidos pelo tubo de escape. Verifique as velas de ignição toda vez que trocar o óleo. Eles são muito baratos para substituir, a menos que você use velas de ignição de alto desempenho feitas de irídio.

Substitua o óleo do motor. A lubrificação é uma parte importante de qualquer motor de combustão interna. Um motor mal lubrificado trabalha mais e sobrecarregaria os cilindros. O óleo do motor deve ser substituído de acordo com as especificações do óleo, que podem ser de 5.000 a 10.000 milhas, dependendo se o óleo é de base mineral ou sintético.

Requer combustível premium

Outras soluções. A maioria dos carros mais antigos que usam carburadores pode precisar de um ajuste regular. Os carros mais novos que usam injeção de combustível podem não precisar de ajustes regulares, mas às vezes você precisa verificar os injetores se eles estão entregando o combustível corretamente. Também pode ser necessário verificar se o combustível que você está usando é do tipo correto. A maioria dos carros hoje em dia funciona com combustível sem chumbo, mas os carros mais antigos podem exigir combustível premium. A maioria dos manuais do usuário dirá qual nível de octano usar, e isso geralmente é indicado na bomba de combustível na maioria dos postos de abastecimento.

Ajude a salvar o meio ambiente operando um motor limpo e eficiente. Além de ajudar a manter o ambiente ecológico, um motor eficiente também oferece economia de combustível, reparos e manutenção.

Artigos relacionados
  1. Como fazer cera de carro?
  2. Como fazer o fluido do limpador de pára-brisa do carro?
  3. Como fazer ajustes de turno em uma bicicleta de estrada?
  4. Como fazer limpador de vidro para carros?
  5. Como fazer silenciadores silenciosos para sistemas de exaustão de automóveis?
  6. Como medir o tamanho do aro do pneu?
FacebookTwitterInstagramPinterestLinkedInGoogle+YoutubeRedditDribbbleBehanceGithubCodePenWhatsappEmail